Zika Zombie 2.0 – Atualizações

Fala galera! Eu me chamo Helio Alcântara, mais conhecido pelos amigos do Mundos Colidem por Helinho do Japão! Sou o responsável pela grande estação das ilusões que nunca para, a nossa Estação das Brumas! Então se prepara, aperta o cinto e vamos começar a nossa viagem! Esta semana olhamos pela janela e vemos ruas torturadas com o fim do mundo enquanto os cadáveres ambulantes ainda tentam manter a sua rotina esquecida, quando não tentam comer o cérebros dos outros: Zika Zombie!

Zica Zombie na FLIQ

Este final de semana, no domingo, dia 15 de setembro, a equipe do MC foi convidada a participar do evento da Fliq – Feira de Livros e Quadrinhos de Natal. Os  detalhes sobre o evento serão descritos na postagem de Raphael Lima na Caixa do Lima, mas resumindo: tivemos um espaço para desenvolvermos one-shots junto com a galera que nunca havia tido contato com o RPG, e dessa vez eu levei uma aventura de Zica Zombie! Aproveitando o momento, resolvi testar algumas ideias e ver o comportamento delas, além de alguns novos modelos de zumbis.

Não esqueça de baixar o Zica Zombie no Dungeonist!

Criação de Personagem

Primeiro, tente visualizar o personagem que deseja construir. Em seguida, preencha a ficha de personagem de acordo com o passo a passo abaixo:

Nome: determine um nome para o seu personagem.

Conceito: o conceito abrange sua profissão, hobby, traços e personalidade, representa o papel de seu personagem, que pode ser resumido em uma única palavra ou frase, como Sou o Último PM vivo da cidade / Teimoso feito uma mula / Sou esquisita quando estou com medo.

Atributos: cada Personagem do Jogador (PdJ) possui os seguintes valores (+4, +3 e +2) para distribuir  entre seus atributos.

  • Físico: compreende todas as aptidões corporais do personagem, como resistência, lutar com ou sem armas, coordenação, equilíbrio e habilidades atléticas em geral.
  • Genialidade: Todas as capacidades intelectuais, como conhecimento, força de vontade, percepção e habilidade em usar tecnologia.
  • Presença: intimidação, lábia, performance, além da capacidade de influenciar as pessoas apenas com palavras, independente de falar ou não a verdade.

Esforço: atrelado a cada atributo temos a característica de esforço, com pontos iguais ao valor dos atributo em questão, o jogador pode gastar 1 ponto de esforço para re-rolar um teste falho relacionado aquele atributo, contudo sempre que um ponto é gasto todos os testes relacionados com este atributo são feitos com o novo valor temporário. Após uma noite de descanso, um personagem recupera todos os pontos gastos em esforço.

Arma Crítica: por se tratar de um jogo de sobrevivência, o conflito sempre começa brando na cena e vai se complicando cada vez mais. Para representar essa adrenalina, o jogador deve escolher um tipo de arma crítica. Quando estiver em uma cena com o desenvolvimento de conflito, a cada rodada em que ele realize um ataque, mesmo que erre, a sua margem de crítico com essa arma cai em um ponto (-1) até o máximo de (-10). Ao se iniciar uma nova cena, a margem volta ao normal.

Estresse: todos os personagens começam com uma quantidade de Pontos de Estresse igual a (8). O Estresse representa a saúde e vitalidade do personagem.

 

Regras Básicas

O que você precisa para jogar? Primeiro, de três a cinco pessoas. Uma delas irá assumir o papel do Narrador, enquanto as demais serão os jogadores. Cada jogador deve ter lápis, borracha e folhas de papel para as anotações necessárias, além de dados de RPG. Zika Zombie usa apenas dados de vinte faces (conhecidos como d20)

Rolagem de dados

Sempre que o personagem precisar realizar uma ação onde o sucesso não seja garantido, seu jogador irá fazer uma rolagem de dados. O Narrador precisa avaliar se o tipo de ação é ativo ou passivo e determinar o atributo a ser testado. O jogador então irá rolar 1d20 e somar o resultado obtido ao valor de sua habilidade relevante (determinada pelo narrador).

 

Dificuldade
Fácil10
Normal14
Difícil18

 

Ação passiva: o jogador realiza um tipo de ação que não é influenciado pela presença ou ação de outra pessoa. O narrador determina uma dificuldade e o jogador precisa obter um resultado igual ou maior que o valor da dificuldade:

 Ação ativa: As ações ativas são uma disputa de oposição direta entre dois personagens. Neste caso, o jogador precisa obter um valor igual ou maior que o atributo do Personagem do Narrador (PdN) +10 para obter sucesso.

Acerto e falha critica: Um resultado critico (resultado de 20 na rolagem) em um teste sempre permite o jogador realizar aquela ação da melhor maneira possível e da forma mais rápida.  Se for um ataque, seu dano será dobrado. Uma falha crítica (resultado de 1 na rolagem) em uma ação sempre coloca o jogador em maus lençóis, como sua arma se perder ou quebrar, ou ainda ele tropeçar e cair — ficando a cargo da criatividade do narrador.

Vantagem e desvantagem: Certas circunstâncias podem favorecer ou prejudicar o jogador. Uma lista completa destas possibilidades seria inviável para um minijogo, então o narrador deve decidir o bônus ou penalidade mais adequada para cada situação durante uma cena. Quando o jogador estiver sendo beneficiado (uma Vantagem), ele rola 2d20 no lugar de 1d20 e fica com o melhor resultado. E quando estiver sendo prejudicado (uma Desvantagem), rola 2d20 e fica com o pior resultado.

Ordem de Combate

  • Iniciativa: todos os personagens fazem um teste de físico, agindo em sequência a partir do maior para o menor resultado.
  • Ações: todos os personagens podem realizar uma ação livre, mais duas ações padrões que pode ser se mover ou realizar um ataque na ordem que quiser.
  • Dano: uma ação de ataque bem sucedida gera dano. Esse dano não. Se o alvo estiver usando algum tipo de proteção, como um colete à prova de balas, o valor da proteção reduz o dano recebido. Qualquer quantidade restante de dano irá ser marcada nas caixas de estresse do personagem.
  • Morte: um personagem que chegue a marcar todas as suas caixas de estresse, cai inconsciente e precisa obter sucesso em um teste de habilidade relevante (contra uma dificuldade 10) a cada rodada, para evitar a morte — a menos que receba cuidados médicos ou obtenha um resultado critico, nesse ultimo caso ele ira se estabilizar e recuperar uma caixa de estresse.

Equipamentos

Todos os equipamentos possuem uma função específica, no entanto as armas e proteções possuem algumas características bem definidas.

Arma

 

Tipo de ArmaDano
Desarmado1
Faca2
Porrete3
Pé de Cabra4
Espada5
Machado6
Revólver4
Pistola5
Submetralhadora6
Escopeta7
Fuzil8

 

Proteção

Um colete ou armadura fornece um valor de proteção que reduz o dano sofrido. O valor de proteção varia entre 1, 2 e 3, já o valor de durabilidade pode chegar a 10 ou mais, ficando a cargo do narrador.

 

Tipo de ProteçãoValor de Proteção
Colete Leve-1
Colete de Kevlar-2
Armadura Medieval-3

O Narrador

Em Zika Zombies, o narrador não rola dados para os testes. Entende-se que todos os seus testes obtiveram automaticamente o resultado 10 — por isso a dificuldade das Ações Ativas — deixando que ele se preocupe apenas com o desenrolar da narrativa.

Zombies

Abaixo segue o exemplo de alguns zumbis comuns de nosso cenário. Todos possuem apenas três características: Ataque, Defesa e Estresse, que ficam especificados dentro de parênteses seguindo a ordem (Ataque/Defesa/Estresse):

  • Ataque – determina o valor da dificuldade do personagem para se esquivar de seus golpes.
  • Defesa – determina o valor da dificuldade que o personagem precisa superar para lhe atingir.
  • Estresse – é o quanto de dano a criatura resiste antes de cair e ser destruída.

E como sempre, fique à vontade para mudar como quiser os zombies existentes ou para criar novos.

Lento (12/12/4)
  • Este zombie só pode realizar uma ação: atacar ou movimentar- se.
Atleta (16/16/6)
  • Pode realizar dois ataques por turno.
  • Geralmente utiliza equipamentos de academia para atacar.
Gordão (12/12/8)
  • Ao ser destruído, explode e espalha uma gosma ácida, causando 2 pontos de dano em todos ao seu redor, que não pode ser absorvido por uma proteção parcial.
Influenzio (12/12/4)
  • Ao perceber os personagens, grunhe frases de efeito do seu blog e atrai outros zombies que estiverem próximos (role 1d20 e divida o resultado por 2 para saber a quantidade).
Fofoqueira (12/12/4)
  • Os PJs testam ações para se esconder com Desvantagem contra este zombie.
Acólito de Biruliro (14/14/4)
  • Estes zombies lançam rajadas mágicas de dor que causam 3 pontos de dano ao atingir os PJs.
Testudo (14/14/6)
  • Sua testa saliente lhe protege dos ataques, reduzindo em 1 o dano dos ataques recebidos.
Açaízeiro (16/14/4)
  • O seu vício passou de açaí para cérebros. Os PJs defendem-se com Desvantagem quando este zombie tentar agarrá-los.
  • Esse zombie sempre carrega equipamentos improvisados para abrir um crânio.
Paneleiro (12/12/4)
  • Esse zombie sempre anda em grupo, carregando algum tipo de arma improvisada.
Ancião do RPG (12/12/4)
  • Esse zombie está desatualizado e só jogou um sistema de RPG em toda a sua vida. Nunca é atraído por barulhos distantes.
Agente da lei preconceituoso (16/16/4)
  • Esse zombie é um babaca opressor e sempre irá tentar atacar personagens que forem parte de grupos de minoria.
  • Se o jogador obtiver um sucesso em um teste social ao jogar algo de valor no zumbie, ele ira dar as costas ao personagem e seguir em outra direção.
  • Esse zombie sempre carrega algum tipo de arma.
Mestre Marcial (18/18/6)
  • Esse zombie treinou as artes marciais durante muitos anos antes de ser transformado. Seus ataques físicos causam 3 pontos de dano.
  • Pode realizar dois ataques por turno.
Ancião do RPG criador de mundos ilusórios (12/12/4)
  • Esse zombie, quando vivo, narrou uma campanha por décadas, copm a frequência de talvez uma sessão por ano em seu mundo que nunca ficou pronto, que ele acha ser o melhor do mundo. Com isso, ele consegue invocar objetos que existem apenas em sua cabeça para o mundo real, como armas e coisas estranhas e fantásticas que permanecem reais por um tempo indeterminado.
  • Esse zombie sempre foi um narrador tóxico, por isso quando marca um alvo, ele irá persegui-lo para sempre, até ser destruído.
Jogador de Yugi-oh faixa branca de kung fu (14/14/4)
  • Esse zombie acha que sabe lutar e seus ataques físicos causam 2 pontos de dano.
  • Carta-Armadilha: sempre que um jogador obtiver uma falha critica ao atacar o jogador de yugi-oh, ele direciona esse ataque a um outro jogador.
João Mamão (12/12/4)
  • João era o bebum do bairro, sempre tomando todas. Ao ser atacado com fogo, seu corpo encharcado de álcool queima e explode em chamas, atingindo todos à sua volta, causando 3 pontos de dano e jogando-os no chão.
  • Esse zombie é atraído pelo cheiro de álcool e qualquer personagem que carregue alguma forma de bebida alcoólica sofre desvantagem em testes de furtividade contra ele.

Conclusão

Zika Zombie é uma sátira do nosso mundo real, que mistura comédia com horror e muita diversão. A magia também é um elemento importante e radical, mas advindo de algo bem sutil que também deve ser abordado. Em nosso próximo encontro, trarei para vocês a aventura que rolou na FLIQ.

Até lá, espero que testem as novidades e vejam como se comportam em seu jogo — contudo, lembrem-se de que são livres para mudar qualquer uma das novas regras, opções e zombies.

Deixe uma resposta