A Ferro e Fogo: Shenlong RPG (Sétima Parte)

Olá,

Eu sou o Leishmaniose e está é a coluna Lugar Nenhum do site do Mundos Colidem. E no capítulo de hoje, trago a sétima parte do Shenlong RPG, um hack para jogos do gênero Wuxia utilizando a 5E, a engine do D&D 5ª edição.

Índice do Shenlong RPG:

Parte I: Prelúdio, Código Social, Proposta, Ritmo, Horizonte, Alinhamento e Interlúdio.

Parte II: Conceito, Antecedentes, Distinções, Atributos e Raças.

Parte III: Classes.

Parte IV: Habilidades.

Parte V: Equipamentos.

Parte VI: Relíquias.

Parte VII: Rituais.

Rituais

Em uma boa parte de obras do gênero Wuxia, a magia está na energia interna do corpo, comumente chamada de chi, cujo cultivo permite o desenvolvimento e aprimoramento de técnicas sobre-humanas. Em cenários mais fantásticos, o chi pode ser utilizado para alterar o mundo, criando efeitos que desafiam as leis naturais do mundo: a magia.

Um ritual é uma magia realizada através de procedimentos que devem ser seguidos passo a passo para sua correta execução. Ela se utiliza de componentes materiais, também chamados de ingredientes, e da energia interna, o chi, da personagem.

Para que uma personagem seja capaz de realizar um ritual, ela precisa ter a habilidade Magia. Ao adquiri-la, a personagem tem o cultivo necessário do chi para utilizá-lo em rituais. O grau de cultivo da personagem é suficiente para aprender e realizar rituais de Primeiro Cosmo.

Posteriormente, com a aquisição do aprimoramento Elevado, a personagem pode aprender e realizar rituais de Cosmos maiores. Mais precisamente, de um grau adicional de Cosmo para cada aquisição do aprimoramento.

Tomo da Magia

A personagem também adquire um Tomo contendo dois rituais de primeiro cosmo que devem ser escolhidos em consenso entre a Mestra e a Jogadora, sem qualquer custo em peças de ouro e no tempo de anotação no Tomo.

Rituais que forem adicionados ao Tomo posteriormente custarão 100 peças de ouro por cada grau de Cosmo e precisam de 4 horas para cada grau de Cosmo para realizar a cópia. Ao final, a personagem precisa ter sucesso em um Desafio de Perícias do atributo Inteligência para que a cópia seja bem sucedida.

A Complexidade e a Dificuldade do Desafio de Perícias dependem do grau do Cosmo do Ritual:

  • Complexidade Simples e Dificuldade Fácil para rituais de Primeiro Cosmo. A personagem precisa obter 3 sucessos antes de 3 fracassos em testes de atributo de Carisma com Classe de Dificuldade 10;
  • Complexidade Simples e Dificuldade Média para rituais de Segundo Cosmo. A personagem precisa obter 3 sucessos antes de 3 fracassos em testes de atributo de Carisma com Classe de Dificuldade 15;
  • Complexidade Média e Dificuldade Difícil para rituais de Terceiro Cosmo. A personagem precisa obter 6 sucessos antes de 3 fracassos em testes de atributo de Carisma com Classe de Dificuldade 20;
  • Complexidade Média e Dificuldade Muito Difícil para rituais de Quarto Cosmo. A personagem precisa obter 6 sucessos antes de 3 fracassos em testes de atributo de Carisma com Classe de Dificuldade 25;
  • Complexidade Difícil e Dificuldade Quase Impossível para rituais de Quinto Cosmo. A personagem precisa obter 9 sucessos antes de 3 fracassos em testes de atributo de Carisma com Classe de Dificuldade 30.

Se obtiver sucesso, a personagem aprende o ritual, sendo capaz de realizá-lo, desde que pague o custo devidamente. A aquisição do aprimoramento Ponderado auxilia na diminuição do custo em peças de ouro. Caso fracasse, o texto evapora em um vapor místico e a personagem só poderá tentar copiar novamente ao adquirir o próximo nível de personagem.

A personagem pode obter novos rituais, encontrando outros Tomos ou comprando pergaminhos de rituais em lojas especializadas. Porém, só poderá aprender a realizar o ritual quando tiver feito a cópia no seu próprio Tomo.

Realizando um Ritual

Para realizar o ritual, a personagem precisa de um local estável, onde irá desenhar os círculos de magia, usando as inscrições místicas e utilizar os componentes materiais conforme descritos na receita do ritual.

Cada ritual possui um custo em peças de ouro e em pontos de chi, além de ser preciso um tempo mínimo para realização do ritual. Caso seja interrompido, o ritual é cancelado. O prejuízo de um cancelamento depende do momento que o ritual foi cancelado:

  • Início: Se for cancelado no início, em menos de trinta segundos após iniciar o ritual, não há nenhum custo de componentes e pontos de chi;
  • Metade: Se for cancelado até a metade do tempo exigido para a realização, o custo de componentes materiais e de Pontos de Chi é da metade;
  • Final: Se for cancelado após a metade do tempo exigido para a realização, o custo é total. Caso a personagem deseje realizar novamente o Ritual, terá que arcar com o custo total novamente.

Ao final da realização do ritual, a personagem deverá passar em um Desafio de Perícias com testes de atributo de Carisma, cuja Complexidade e Dificuldade dependerão do grau do Cosmo do Ritual:

  • Complexidade Simples e Dificuldade Fácil para rituais de Primeiro Cosmo. A personagem precisa obter 3 sucessos antes de 3 fracassos em testes de atributo de Carisma com Classe de Dificuldade 10;
  • Complexidade Simples e Dificuldade Média para rituais de Segundo Cosmo. A personagem precisa obter 3 sucessos antes de 3 fracassos em testes de atributo de Carisma com Classe de Dificuldade 15;
  • Complexidade Média e Dificuldade Difícil para rituais de Terceiro Cosmo. A personagem precisa obter 6 sucessos antes de 3 fracassos em testes de atributo de Carisma com Classe de Dificuldade 20;
  • Complexidade Média e Dificuldade Muito Difícil para rituais de Quarto Cosmo. A personagem precisa obter 6 sucessos antes de 3 fracassos em testes de atributo de Carisma com Classe de Dificuldade 25;
  • Complexidade Difícil e Dificuldade Quase Impossível para rituais de Quinto Cosmo. A personagem precisa obter 9 sucessos antes de 3 fracassos em testes de atributo de Carisma com Classe de Dificuldade 30.

Caso o ritual esteja se opondo ao efeito de alguma magia, habilidade ou ritual de outra pessoa, o tipo de rolagem muda de um teste de atributo para uma jogada de ataque de Carisma e a nova Dificuldade é a Classe de Proteção do oponente — a Complexidade do Desafio continua a mesma, apenas a Dificuldade e o tipo de rolagem são alterados.

Ao iniciar um ritual que se oponha ao efeito de alguma magia, habilidade ou ritual realizado por outra pessoa, no primeiro turno, a personagem é capaz de sentir que aquilo foi feito por outra pessoa e pode optar por cancelar o ritual imediatamente, evitando perda dos componentes materiais e pontos de chi.

Cada Ritual possui uma duração específica descrita no Ritual. Os que puderem ser prolongados terão custo e exigências na descrição do ritual.

Lista de Rituais

Abertura

Primeiro Cosmo.

Custo: 500 Peças de Ouro e 5 Pontos de Chi. Execução: 10 minutos. Duração: Um minuto.

O ritual de abertura afeta um objeto que tenha tranca, como um baú, uma porta ou uma janela. A personagem ritualista tem vantagem em testes de atributo para destrancá-la durante um minuto. Este ritual cancela o ritual Fechamento.

Barreira

Quarto Cosmo.

Custo: 2.000 Peças de Ouro e 20 Pontos de Chi para cada 6 metros de área da barreira. Execução: 30 minutos. Duração: 24 horas.

Uma barreira é criada ao redor do local onde o ritual foi realizado, protegendo contra qualquer tipo de observação, divinação ou teleporte para o local.

Quem tentar fazê-lo deve passar em uma jogada de ataque de Carisma contra a Classe de Proteção da personagem que realizou o ritual. Caso a tentativa fracasse, o invasor sofre um nível de Exaustão e a personagem sente que alguém tentou observar, usar métodos divinatórios ou teleportar para o local.

O efeito de proteção da barreira dura 24 horas. Porém, ao final de cada descanso longo, ela pode optar por gastar 20 Pontos de Chi para manter o efeito ativo por mais 24 horas. Ela não precisa estar no mesmo local da barreira para mantê-la ativa, nem no mesmo plano. Se o efeito for prorrogado sem interrupção por um ano e um dia, ele se torna permanente.

Busca

Segundo Cosmo.

Custo: 1.000 Peças de Ouro e 10 Pontos de Chi para cada 50 metros de alcance. Execução: 10 minutos. Duração: 5 minutos.

A personagem diz qual objeto deseja encontrar ao final do ritual. Pela duração do ritual, ela saberá a direção e distância em que se encontram os objetos mais próximos, desde que esteja no alcance de 50 metros para cada 10 Pontos de Chi que foram utilizados no ritual.

Caminhar na Água

Primeiro Cosmo.

Custo: 500 Peças de Ouro e 5 Pontos de Chi para cada alvo. Execução: 10 minutos. Duração: 1 hora.

Este ritual permite que os alvos escolhidos pela personagem em sua realização, ela inclusa, possam andar na superfície da água como se estivessem em terra firme. Águas agitadas, como corredeiras ou praias, são consideradas terreno difícil. O alvo pode imergir ou mergulhar na água se desejar.

Caminhar na Parede

Segundo Cosmo.

Custo: 1.000 Peças de Ouro e 10 Pontos de Chi para cada alvo. Execução: 10 minutos. Duração: 1 hora.

Os alvos escolhidos na realização deste ritual são capazes de andar nas paredes como se fosse terra firme, se deslocando normalmente em situações de escalada. Superfícies irregulares ou de cabeça pra baixo são consideradas terreno difícil.

Cavalos Espíritos

Segundo Cosmo.

Custo: 1.000 Peças de Ouro, 10 Pontos de Chi e 10 Pontos de Chi para cada Habilidade Especial. Execução: 10 minutos. Duração: 12 horas.

A personagem convoca até oito espíritos de cavalos que podem ser cavalgados pela personagem ou qualquer pessoa designada por ela durante a execução do ritual. Cada espírito carrega até duas pessoas, possui carga máxima de 20 e a velocidade de um animal de cavalgada.

Os espíritos são incapazes de atacar ou afetar outras criaturas, exceto transportando-as. Suas Defesas (CA e CP) são iguais às de quem os cavalga ou da personagem que realizou o ritual, caso não haja cavaleiro. O espírito é imune a qualquer efeito, porém desaparece caso receba dano igual ou superior a 5.

Ao final da duração ou quando o espírito é dissipado, ele desaparece e o cavaleiro pousa suavemente de pé no local onde estava, independente da altura que estivesse.

Por um custo adicional de 10 Pontos de Chi na realização do ritual, a personagem pode adicionar uma Habilidade Especial nos Espíritos: Veloz, aumentando de 6 metros no deslocamento (pode ser adicionada mais de uma vez); Ignorar terreno acidentado; Deslocar-se sobre a água como se fosse terra firme; Vôo.

Ceticismo

Segundo Cosmo.

Custo: 1.000 Peças de Ouro e 10 Pontos de Chi. Execução: 10 minutos. Duração: 5 minutos.

A personagem recebe vantagem nos testes de atributo de Inteligência para perceber mentiras contadas a ela ao longo da duração.

Fresta

Terceiro Cosmo.

Custo: 1.500 Peças de Ouro e 15 Pontos de Chi para cada 5 metros de profundidade. Execução: 10 minutos. Duração: 1 minuto.

A personagem abre uma passagem através de qualquer material sólido. Ela tem 2 metros de altura e 2 metros de largura. A profundidade é de 5 metros para cada 15 Pontos de Chi utilizados no ritual.

Caso a passagem se feche com alguém dentro, ele toma 5d10 de dano e será ejetado para o lado mais próximo. O ritual abre uma dobra no espaço, ele não danifica ou afeta a estrutura original.

Faro Fino

Segundo Cosmo.

Custo: 1.000 Peças de Ouro e 10 Pontos de Chi. Execução: 10 minutos. Duração: 1 minuto.

A personagem recebe vantagem nos testes de atributo de Inteligência para notar itens mágicos ou efeitos de magia na linha de visão da personagem ao longo da duração.

Fechamento

Primeiro Cosmo.

Custo: 500 Peças de Ouro e 5 Pontos de Chi. Execução: 10 minutos. Duração: Permanente.

A personagem tranca uma porta, janela, baú ou outro objeto que tenha uma tranca. Ela e quem ela indicar será capaz de abrir a porta normalmente, mas ela permanecerá trancada para os demais.

A indicação pode ser por senha (uma senha verbal pronunciada a Distância Engajada da porta, permitindo que quem a dizer possa ignorar o ritual na porta por um minuto), indivíduos (até 10 pessoas ignorarão permanentemente o ritual, sem contar com ela), descrições (tipo de criaturas, tamanho, peso, características ou equipamentos).

Qualquer tentativa de abrir é uma jogada de ataque feita com desvantagem e a Dificuldade é a Classe de Proteção da personagem que realizou o ritual. O ritual permanece até que o objeto seja destruído, arrombado ou dissipado pelo ritual Abertura. A personagem que realizou o ritual sabe instantaneamente que o ritual foi cancelado.

Fôlego Submarino

Segundo Cosmo.

Custo: 1.000 Peças de Ouro e 10 Pontos de Chi por hora de duração. Execução: 10 minutos. Duração: Especial.

Ao realizar este ritual, a personagem pode afetar até oito pessoas que estejam a Curta Distância do local do ritual — inclusive ela mesma. Essas pessoas passarão a respirar na água com a mesma facilidade que no ar, e sem afetar sua respiração natural no ar.

Os alvos poderão falar e se movimentar normalmente enquanto estiverem submersos. Além disso, qualquer equipamento a Distância Engajada, incluindo seus trajes e mochilas, não sofrerão dano por causa da água.

Linguista

Primeiro Cosmo.

Custo: 500 Peças de Ouro e 5 Pontos de Chi. Execução: 10 minutos. Duração: 24 horas.

A personagem escolhe um idioma que tenha tido contato em menos de 24 horas para compreender. Ela é capaz de entender auditivamente, falar fluentemente, ler e escrever no idioma escolhido.

Mensageiro

Primeiro Cosmo.

Custo: 500 Peças de Ouro e 5 Pontos de Chi para cada 6 horas de duração do Ritual. Execução: 10 minutos. Duração: Especial.

O Ritual necessita de um animal minúsculo, não hostil, como um beija-flor, um corvo, um esquilo ou uma carpa, a uma Distância Curta durante toda a sua execução. Ao final, sendo bem sucedido o Ritual, o animal transportará uma mensagem de até 25 palavras a um destinatário em uma localização que devem ser determinados pela personagem ao final do Ritual.

O animal partirá em direção à localização, em busca do destinatário, evitando os perigos ao longo do caminho. Encontrando-o, o animal se aproxima em Distância Engajada e emite a mensagem de sua boca.

Após transmitir a mensagem ou quando a duração do ritual expirar, o efeito do ritual cessa e o animal retorna ao seu comportamento natural.

Olho Vivo

Primeiro Cosmo.

Custo: 500 Peças de Ouro e 5 Pontos de Chi. Execução: 10 minutos. Duração: 1 minuto.

A personagem recebe vantagem nos testes de atributo de Inteligência para notar passagens secretas ou ocultas na linha de visão da personagem ao longo da duração.

Remover Doença

Segundo Cosmo.

Custo: 1.000 Peças de Ouro e 10 Pontos de Chi para cada doença removida. Execução: 10 minutos. Duração: Instantânea.

O alvo deste ritual é curado de suas doenças, estejam ativas ou em fase de incubação. A personagem que realiza o ritual precisa saber quais as doenças que o alvo possui, caso contrário só poderá remover as que ela conhece. Para cada 10 pontos de Chi utilizados no ritual, uma doença pode ser removida, assim como efeitos negativos e sintomas.

O ritual, entretanto, é completamente extenuante para o alvo: é preciso passar num teste de atributo de Constituição, com Dificuldade Difícil (CD 20), ou receberá 1d4 níveis de Exaustão.

Remover Maldição

Segundo Cosmo.

Custo: 1.000 Peças de Ouro e 10 Pontos de Chi por cada efeito removido. Execução: 1 hora. Duração: Instantânea.

A personagem consegue erradicar efeitos persistentes que estejam atuando em um alvo, como maldições, encantamentos, insanidades, metamorfoses, petrificações, etc.. O efeito e todas suas consequências desaparecem.

O ritual poderá ser usado contra a vontade do alvo, porém ele terá de permanecer no centro da execução — mesmo que seja amarrado ou em uma jaula. A personagem que realiza o ritual precisa saber quais os efeitos que o alvo possui, caso contrário só poderá remover os que ela conhece. Para cada 10 pontos de Chi utilizados no ritual, um efeito pode ser removido, assim como consequências.

O ritual é completamente extenuante para o paciente: ele precisa passar num teste de atributo de Constituição, com Dificuldade Difícil (CD 20), ou receberá 1d4 níveis de Exaustão.

Reparo

Primeiro Cosmo.

Custo: 500 Peças de Ouro, Custo de Reparo do Item e 5 Pontos de Chi. Execução: 10 minutos. Duração: Permanente.

Este ritual conserta um item quebrado, restaurando sua Durabilidade completamente.

Sentinelas

Primeiro Cosmo.

Custo: 500 Peças de Ouro, 5 Pontos de Chi por cada sentinela criada e 5 Pontos de Chi para cada Habilidade Especial. Execução: 30 minutos. Duração: 24 horas

O ritual cria sentinelas de tamanho Minúsculo. Elas possuem a aparência que a personagem ritualista desejar, são intangíveis, não podendo ser afetadas fisicamente, e são praticamente invisíveis. A dificuldade para percebê-las é a de Patamar acrescida do valor de Inteligência da personagem que realizou o ritual.

Elas podem ser colocadas a até Média Distância do local onde se realizou o ritual, passando a vigiá-lo. As sentinelas não escutam, porém enxergam bem. A Dificuldade para se esconder de uma é de Patamar acrescido do valor de Inteligência da personagem que realizou o ritual.

A personagem pode gastar 5 Pontos de Chi adicionais para adicionar as seguintes habilidades: Visão no Escuro; Sentido Sísmico de Média Distância.

Se um intruso entrar na área da sentinela, ela emite um som definido pela personagem durante o ritual. Esse som pode ser qualquer coisa: um uivo de um lobo, o rugir de um dragão, o choro de uma criança, o piado de uma coruja, o toque de uma corneta, etc.. Qualquer pessoa a até Média Distância da sentinela consegue ouvir o som.

As sentinelas nunca consideram a personagem que realizou o ritual como uma intrusa. A personagem pode designar pessoas, em qualquer quantidade, que não sejam consideradas intrusas. Também é possível designar critérios que sejam ignorados pelas sentinelas, como características (altura, peso ou forma do corpo), tipo de criatura (aberrações, celestiais, construtos, dragões, elementais, feéricos, feras, gigantes, gosmas, infernais, monstruosidades, mortos vivos, plantas ou uma raça humanoide) ou equipamentos óbvios (como itens que contenham um emblema).

A duração é de 24 horas ou até que a personagem se afaste a mais que Longa Distância das Sentinelas. Porém, por mais 500 Peças de Ouro e 5 Pontos de Chi, ela pode estabelecer uma âncora do ritual, como uma árvore ou um objeto. O ritual dura enquanto essa âncora se mantiver a até Longa Distância de uma das sentinelas.

Sigilo

Primeiro Cosmo.

Custo: 500 Peças de Ouro e 5 Pontos de Chi. Execução: 10 minutos. Duração: 24 horas.

A personagem protege uma área de Distância Curta, do tamanho de um pequeno aposento, contra ouvidos indiscretos.

Qualquer criatura que tente escutar algo do lado de fora da área protegida precisa realizar uma jogada de ataque de Carisma com desvantagem contra a Classe de Proteção da personagem que realizou o ritual.

Trilha do Entremundos

Terceiro Cosmo.

Custo: 1.500 Peças de Ouro e 15 Pontos de Chi para cada alvo. Tempo de Execução: 1 hora. Duração: 8 horas.

A personagem e seus aliados adentram na fronteira entre o mundo dos homens e o mundo dos espíritos, viajando cinco vezes mais rápido que o normal ao longo da duração do ritual. Este ritual só funciona no mundo dos homens, o plano material.

Fim da Sétima Parte

Gostaria de me desculpar, novamente, pelo hiato que ocorreu no dia 19 de abril. Infelizmente eu tive complicações com a internet aqui em casa e por mais que eu tenha tentado finalizar as coisas no trabalho, acabou não dando tão certo. Mas acredito que agora está tudo bem e vamos manter o ritmo quinzenal em dia!

Este é o primeiro capítulo sobre as “magias” do Shenlong RPG, trazendo os Rituais. A ideia é que no Shenlong, as magias utilitárias sejam realizadas através de rituais e precisem ser encontradas e passadas devidamente para o Tomo.

As magias instantâneas, no formato ao qual estamos mais acostumados, em cenários do gênero Wuxia acabam sendo mais voltadas para o combate imediato. E é este modelo que eu adotei.

Ainda estou um pouco na dúvida sobre o custo de Peças de Ouro e de Pontos de Chi para os Rituais. A ideia original que tive era de apenas utilizar Peças de Ouro, mas os valores acabaram elevados (eles tinham dois zeros a mais no final do que os valores atuais pra equilibrar com o fato de não consumir Pontos de Chi) e eu retornei ao modelo de Peças de Ouro em conjunto com Pontos de Chi.

Por fim, no próximo capítulo pretendo trazer as magias instantâneas, as técnicas de artes marciais místicas, mais voltadas para o combate.

E falando em magias, o Tio Lipe já publicou a lista de magias e de equipamentos da adaptação dele do Final Fantasy Tactics para a 5ª edição do D&D! Até daqui a 15 dias, oxalá, na Parte VIII do Shenlong RPG, 2d8 leitores!

Bonanças.

Atenciosamente,

Leishmaniose

Índice do Shenlong RPG:

Parte I: Prelúdio, Código Social, Proposta, Ritmo, Horizonte, Alinhamento e Interlúdio.

Parte II: Conceito, Antecedentes, Distinções, Atributos e Raças.

Parte III: Classes.

Parte IV: Habilidades.

Parte V: Equipamentos.

Parte VI: Relíquias.

Parte VII: Rituais.

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