A Ferro e Fogo: Shenlong RPG (Sexta Parte)

Olá,

Eu sou o Leishmaniose e está é a coluna Lugar Nenhum do site do Mundos Colidem. E no capítulo de hoje, trago a sexta parte do Shenlong RPG, um hack para jogos do gênero Wuxia utilizando a 5E, a engine do D&D 5ª edição.

Índice do Shenlong RPG:

Parte I: Prelúdio, Código Social, Proposta, Ritmo, Horizonte, Alinhamento e Interlúdio.

Parte II: Conceito, Antecedentes, Distinções, Atributos e Raças.

Parte III: Classes.

Parte IV: Habilidades.

Parte V: Equipamentos.

Parte VI: Relíquias.

Parte VII: Rituais.

Relíquias

As Relíquias são os itens encantados com habilidades sobrenaturais presentes em algumas obras do gênero Wuxia, principalmente as que ocorrem em cenários de alta magia.

É comum nas obras que a protagonista encontre relíquias ao longo de sua jornada ou que parta em uma missão para encontrar uma relíquia. Uma das obras mais famosas com esse enredo é a Jornada ao Oeste que trata da busca dos Sutras do Budismo pelo monge Xuanzang e seus protetores: Son Wukong, Zhu Bajie, Sha Wujing e Yu Long (que metamorfoseado em cavalo servia de montaria pro monge).

Outros exemplos de relíquias seriam: uma lança que sempre acerta o oponente quando arremessada; um bastão que cresce de tamanho infinitamente; um manto que oculta seu usuário sob o luar; botas que permitem saltar entre as nuvens; e um escudo que adquiriu a rigidez de um diamante após ser atingido durante séculos pelas águas de uma cachoeira.

Por fim, a Mestra é quem define se há Relíquias no cenário do jogo. Por exemplo, uma campanha cujo cenário é a China Histórica da Dinastia Ming, com as mesmas leis de realidade do nosso mundo, não teria relíquias.

Distinção

Quando uma Relíquia adquire um poder mágico, uma fagulha de consciência é despertada nela. Ela deixa de ser um objeto, recebendo uma Distinção de Personalidade que a caracterizará e norteará algumas de suas escolhas, mesmo que ao longo dos primeiros tempos de vida sua mentalidade não seja tão diferente da de um animal.

Uma relíquia jovem é capaz de expressar emoções à personagem que esteja sincronizada, tem consciência do que ocorre ao seu redor e é capaz de cultivar seu poder — o Chi utilizado para ativar a relíquia é absorvido por ela e direcionado ao seu cultivo de poder.

Ao longo dos anos, em um lento processo de absorção do Chi e convívio com diferentes usuários, a relíquia vai aprimorando o seu poder e refinando sua inteligência, até que tenha a capacidade de pensar por si e comunicar-se com a personagem que a utiliza.

Porém, até uma relíquia recém-criada exige que qualquer um que tente utilizá-la tenha de realizar a sincronização.

Sincronização

A Sincronização é um ritual em que a alma da relíquia e a alma da personagem que deseja utilizá-la se tocam e a Relíquia decide se a Personagem é digna, ou não, de portá-la. Ela deve ocorrer durante um descanso longo, preferencialmente com a personagem dormindo — e a Mestra fique à vontade para criar uma cena de interação com a relíquia e a personagem, além de um possível teste para que a personagem se mostre digna do porte daquela relíquia.

Ao longo de todo o descanso longo, a relíquia deve ser mantida próxima ao corpo da personagem. Ao final dele, a personagem realiza um teste de Carisma com Dificuldade de acordo com a categoria da Relíquia (veja mais abaixo sobre a Classificação) — e sim, a proficiência pode ser adicionada caso a personagem possua algum antecedente que auxilie na situação de persuadir a relíquia a sincronizar com ela.

Se a personagem passar no teste, ela gasta todos os seus Pontos de Chi e é aceita como aliada da relíquia. Ela considera que a personagem é apta de usar suas habilidades, porém em um modelo de parceria. Sem submissão por parte da relíquia.

Se a personagem fracassar no teste, ela perde todos os seus Pontos de Chi ao acordar. A personagem deve esperar por uma semana antes de tentar novamente. Qualquer tentativa antes disso ou caso fracasse no teste três vezes, a relíquia rejeitará totalmente a personagem durante sua atual encarnação.

Uma personagem não pode ter uma quantidade de relíquias acima do valor do seu Carisma. Caso tente esse feito, a personagem perderá a sincronização que tiver com todas as relíquias e terá seus Pontos de Chi reduzidos a zero enquanto estiver com elas.

Uma nova sincronização só será possível no próximo descanso longo. A personagem tem que recuperar seus Pontos de Chi e realizar o ritual apenas com uma relíquia por vez. As outras devem ser mantidas afastadas ou diminuirão a zero os Pontos de Chi da personagem.

Do mesmo jeito, uma Relíquia só pode possuir uma sincronização por vez. Uma relíquia sincronizada com uma personagem perderá essa sincronização imediatamente quando iniciar o ritual de sincronização com outra personagem.

Uma relíquia usada de forma equivocada, contrariando sua personalidade, ficará inerte, tornando-se um equipamento comum. A sincronização será mantida: a relíquia absorverá os Pontos de Chi da personagem como se estivesse ativa, além de continuar ocupando o espaço de sincronização com outras relíquias.

Reativar o poder da relíquia exige o cumprimento de uma missão especial que será definida pela Mestra de acordo com a personalidade do item. Não cumprir a missão em até um mês ou realizar um segundo ato que contrarie a relíquia em menos de um ano após o primeiro, resultará na rejeição total da personagem pela relíquia durante a atual encarnação da personagem.

Categoria e Tamanho

As Relíquias são classificadas em categorias de acordo com o seu nível de poder, tempo de existência e dificuldades para serem encontradas.

Relíquias da Categoria Bronze são relíquias jovens, com menos de quinhentos anos de existência. Seu nível de poder é baixo e possuem uma Inteligência simplória. Elas podem ser encontradas em lojas especializadas em vendas de relíquias, principalmente em cidades grandes.

Relíquias da Categoria Bronze possuem: Durabilidade 5, independente do tamanho; a Dificuldade de Sincronização é Difícil (CD 20); Consomem 5 Pontos de Chi do usuário ao final de um descanso longo (caso o poder seja passivo) ou ao serem ativadas (caso o poder seja ativo).

Relíquias da Categoria Prata são relíquias antigas, com mais de quinhentos anos de existência. Seu nível de poder é mediano e possuem uma Inteligência refinada, munida de uma experiência ampla de vida. Poucas relíquias conseguem durar por tanto tempo, a maioria ou está sob a posse de alguém importante ou perdida em ruínas, as poucas encontradas à venda possuem um preço elevadíssimo.

Relíquias da Categoria Prata possuem: Durabilidade 10, independente do tamanho; a Dificuldade de Sincronização é Muito Difícil (CD 25); Consomem 10 Pontos de Chi do usuário ao final de um descanso longo (caso o poder seja passivo) ou ao serem ativadas (caso o poder seja ativo).

Relíquias da Categoria Ouro são relíquias criadas em outras eras, algumas até de criação divina. Seu nível de poder é alto e possuem uma Inteligência sobrenatural, com um conhecimento amplo do mundo e da existência. Raríssimas relíquias possuem essa categoria e geralmente estão em posse de alguma divindade ou em algum local mítico esperando por ser encontrada.

Relíquias da Categoria Ouro possuem: Durabilidade 15, independente do tamanho; a Dificuldade de Sincronização é Quase Impossível (CD 30); Consomem 15 Pontos de Chi do usuário ao final de um descanso longo (caso o poder seja passivo) ou ao serem ativadas (caso o poder seja ativo).

A Durabilidade é determinada pela categoria a qual pertence a relíquia. Apenas ao ser atingida por outra relíquia em um ataque que obtenha um 20 natural no dado, a Durabilidade da relíquia será reduzida em 1 ponto. Uma Relíquia não pode ser reparada e caso chegue a 0 pontos de Durabilidade, ela é destruída completamente.

Assim como os equipamentos, elas possuem um tamanho que representa seu volume e peso: Tamanho 1 para relíquias pequenas que cabem na palma da mão; Tamanho 3 para relíquias mediadas, que precisam de uma mão para ser carregada ou utilizada; Tamanho 5 para relíquias grandes ou maiores, que precisa de, no mínimo duas mãos para serem carregadas ou utilizadas.

Propriedades

Ativo. Uma relíquia com esta propriedade exige que seu poder seja ativado com o uso da ação bônus e de Pontos de Chi. Após ser ativado, o poder dura por uma cena. A quantidade de Pontos de Chi depende da Categoria da Relíquia.

Passivo. Uma relíquia com esta propriedade sempre mantém o seu poder ativo. Ela consome Pontos de Chi da personagem ao final de um descanso longo. A quantidade de Pontos de Chi depende da Categoria da Relíquia.

Algumas relíquias podem apresentar ambas as propriedades. Neste caso é só checar a descrição delas.

Lista de Relíquias

Categoria Bronze

  • Anel Interespacial Nível C. 10.000 PO. Tamanho 1. Passivo. Guarda equipamentos em um espaço dimensional mágico, desde que não sejam seres vivos e tenham no máximo Tamanho 1. Guardar algo ou retirar algo usa a ação bônus. Possui total de carga 10.
  • Anel Interespacial Nível B. 30.000 PO. Tamanho 1. Passivo. Guarda equipamentos em um espaço dimensional mágico, desde que não sejam seres vivos e tenham no máximo Tamanho 3. Guardar algo ou retirar algo usa a ação bônus. Possui total de carga 30.
  • Anel Interespacial Nível A. 50.000 PO. Tamanho 1. Passivo. Guarda equipamentos em um espaço dimensional mágico, desde que não sejam seres vivos e sem limite de tamanho. Guardar algo ou retirar algo usa a ação bônus. Possui total de carga 50.
  • Chapéu do Disfarce. 10.000 PO. Tamanho 1. Ativo. Ao ativar, este chapéu é capaz de criar pequenos efeitos de ilusão no usuário: mudar cor da pele, mudar formato do rosto, mudar formato do nariz, mudar tamanho e cor do cabelo e dos pelos. Concede vantagem em testes de atributo de Inteligência para não ser reconhecido.
  • Corda de Escalada. 30.000 PO. Tamanho 3. Ativo. Ao ativar, esta corda de 10m pode crescer a até 50m. Ela suporta até 150 de total de carga. Com a ação bônus, a personagem pode comandar que ela se mova (inclusive pra cima) a cerca de 3m por rodada, fixando-se onde a personagem desejar. Ela pode se desamarrar e voltar da mesma forma.
  • Ferramenta Sônica. 20.000 PO. Tamanho 1. Ativo e Passivo. Passivo: Um pequeno dispositivo similar a uma chave de fenda que concede vantagem nos testes de Inteligência para analisar as condições de algo (informa a Durabilidade) ou alguém (informa se está com alguma Condição). Ativo: Ao ativar, a Ferramenta Sônica substitui um kit de reparo durante uma cena.
  • Instrumento Fantasma. 10.000 PO. Tamanho 3. Ativo. Ao ativar, o som do instrumento musical é idêntico ao de uma orquestra ou banda composta por diversos instrumentos. Concede vantagem em testes de Carisma para a realização de performances.
  • Manto das Sombras. 10.000 PO. Tamanho 3. Ativo. Ao ativar, este manto mimetiza o ambiente, fornecendo camuflagem visual. A Camuflagem concede vantagem nos testes de atributo de Destreza para esconder-se e ocultar-se.
  • Mochila Interespacial. 10.000 PO. Tamanho 3. Passivo. Guarda equipamentos em um espaço dimensional mágico, desde que não sejam seres vivos e sem limite de tamanho. Guardar algo ou retirar algo usa a ação bônus. Possui total de carga 30.
  • Roupa Metamórfica. 20.000 PO. Tamanho 3. Ativo. Ao ativar, este macacão pode se transformar em qualquer conjunto de roupa, de acordo com o desejo do usuário. Concede um bônus de +1 na Classe de Proteção.

Categoria Prata

  • Amuleto do Sustento. 40.000 PO. Tamanho 1. Passivo. O amuleto supre a necessidade de comer e beber da personagem.
  • Broche da Armadura Dimensional Leve. 40.000 PO. Tamanho 1. Ativo. Ao ativar, a personagem é trajada instantaneamente por uma armadura leve que concede +2 na Classe de Armadura. Ela não pode estar trajando outra armadura ao ativar o broche.
  • Broche da Armadura Dimensional Média. 80.000 PO. Tamanho 1. Ativo. Ao ativar, a personagem é trajada instantaneamente por uma armadura média que concede +4 na Classe de Armadura. Ela não pode estar trajando outra armadura ao ativar o broche, porém a armadura não exige 1 de Força e de Constituição.
  • Broche da Armadura Dimensional Pesada. 120.000 PO. Tamanho 1. Ativo. Ao ativar, a personagem é trajada instantaneamente por uma armadura pesada que concede +6 na Classe de Armadura. Ela não pode estar trajando outra armadura ao ativar o broche, porém a armadura não exige 2 de Força e de Constituição.
  • Luva da Arma Dimensional. 50.000 PO. Tamanho 1. Ativo. Ao ativar, uma arma surge na mão da personagem instantaneamente. A luva só pode criar um tipo de arma e apenas uma arma por vez. Armas que tenham a propriedade munição passam a tê-la infinita. E, ao ser arremessada, a arma reaparece na mão da personagem no final do turno dela.
  • Luva da Categoria de Arma Dimensional. 100.000 PO. Tamanho 1. Ativo. Ao ativar, uma arma surge na mão da personagem. A luva só pode criar armas de uma mesma categoria e apenas uma arma por vez. Trocar de armas exige o uso da ação bônus. Armas que tenham a propriedade munição passam a tê-la infinita. E, ao ser arremessada, a arma reaparece na mão da personagem no final do turno dela.
  • Luva do Arsenal Dimensional. 150.000 PO. Tamanho 1. Ativo. Ao ativar, uma arma surge na mão da personagem. A luva pode criar qualquer arma, porém apenas uma arma por vez. Trocar de armas exige o uso da ação bônus. Armas que tenham a propriedade munição passam a tê-la infinita. E, ao ser arremessada, a arma reaparece na mão da personagem no final do turno dela.
  • Manto da Invisibilidade. 80.000 PO. Tamanho 3. Ativo. Ao ativar, este manto deixa seu usuário com a condição “Invisível”. O manto também apaga qualquer rastro da personagem, sons e cheiros.
  • Óculos de Revelar o Invisível. 40.000 PO. Tamanho 1. Ativo. Ao ativar, a personagem é capaz de enxergar pessoas que estejam invisíveis ou escondidas em um alcance de Curta Distância.
  • Periapto da Saúde. 40.000 PO. Tamanho 1. Passivo. A personagem torna-se imune a doenças comuns e mágicas.

Categoria Ouro

  • Cajado Dourado. Tamanho 3. Ativo. Ao ativar, o cajado pode assumir qualquer tamanho e multiplicar-se em vários, até mesmo lutando sozinho — como se fosse um Companheiro Animal. Ele causa d12 de dano mágico. Dizem que um Cajado Dourado pode ser encontrado atuando como pilar pacificador dos mares no fundo do oceano, para onde retorna sempre que perde a sincronização com a sua usuária.
  • Nuvem Voadora. Tamanho 5. Passivo. A personagem possui uma nuvem voadora que é capaz de invocar para atuar como seu transporte. Ela viaja a até 50km por hora e tem Carga Máxima 30. Dizem que é possível conseguir uma nuvem dourada ao auxiliar a deusa da chuva que habita um palácio nos céus. Quando perde a sincronização com a nuvem dourada, ela retorna para esse palácio.
  • Página do Tomo do Espírito do Tempo. Tamanho 1. Passivo. A personagem que possui uma página do Tomo do Espírito do Tempo ao morrer retorna à sua juventude. Porém, com a consciência e lembranças da vida que teve, podendo intervir e mudar os acontecimentos para criar um novo futuro. A Página do Tomo do Espírito do Tempo desaparece após ser utilizada, retornando para o Tomo. Diz a lenda que um usuário conseguiu mantê-la em sua segunda chance.

Fim da Sexta Parte

Primeiramente gostaria de me desculpar pelo hiato no dia 22 de abril. Eu estava nos preparativos da viagem pro Diversão Offline e a semana santa, juntamente com a Páscoa, acabou exigindo um pouco mais do meu tempo do que o habitual. Mas, aqui estamos retomando o ritmo tradicional — inclusive com o fim das férias que marquei pra poder viajar pro DOFF Sampa.

Antes de prosseguir, eu queria aproveitar o espaço para agradecer a todos nossos leitores! Pra quem não acompanhou a movimentação na comunidade, saiu o Ranking RPGista de abril. O Ranking lista, através de dados do Alexa, todos os sites de RPG mais acessados do Brasil. E é com muito orgulho que anuncio que o Mundos Colidem alcançou o 5º lugar! E devemos tudo isso a vocês! Por isso, nosso muito obrigado em nome de todos da equipe do Mundos Colidem!

Bom, como dito no capítulo anterior, o capítulo atual trouxe apenas a segunda parte do material de equipamentos e por isso acabou sendo um pouco mais curto. No próximo capítulo eu devo trazer a parte de magia, envolvendo rituais e as técnicas — dependendo de quão extenso ficar, talvez eu divida em duas partes, mas isso é algo que verei mais à frente.

Por fim, quem gosta da 5ª edição, recomendo que continuem acompanhando a fantástica adaptação de Final Fantasy Tactics realizada pelo Tio Lipe na Santuário do Mestre (clique aqui pra ir pra primeira parte da adaptação)! A gente se vê daqui a 15 dias na Parte VII do Shenlong RPG, 2d8 leitores!

Bonanças.

Atenciosamente,

Leishmaniose

Índice do Shenlong RPG:

Parte I: Prelúdio, Código Social, Proposta, Ritmo, Horizonte, Alinhamento e Interlúdio.

Parte II: Conceito, Antecedentes, Distinções, Atributos e Raças.

Parte III: Classes.

Parte IV: Habilidades.

Parte V: Equipamentos.

Parte VI: Relíquias.

Parte VII: Rituais.

Deixe uma resposta