RPG no Apocalipse!

Olá Aventureir@s! Estamos de volta em nossas experimentações no Laboratório do Alquimista no “Mundos Colidem”! No capítulo de hoje venho falar sobre a nossa atual realidade, o afastamento social (presencial) necessário por conta do COVID-19. A proposta desse texto é dar minha colaboração para que se mantenha o hobby ativo, mesmo em época de confinamento.

RPG online

Caso você tenha parado de jogar RPG por conta de nossa atual realidade, digo que é perfeitamente possível que você mantenha a sua mesa ativa, ao jogar por plataformas online, que são, na prática, uma forma de simular uma mesa de RPG no mundo digital. Não falo aqui, de jogos eletrônicos correlacionados ao estilo de RPG, mas sim o RPG tradicional por meio de plataformas digitais. Existe todo um universo de ferramentas para que isso funcione bem, e muita gente já faz isso por diversos motivos, como no meu caso, por exemplo, em que o RPG online foi a forma que encontrei no meu retorno ao RPG em 2015, ao reunir amigos que estavam distantes fisicamente, mas com vontades alinhadas (jogar RPG). Cito aqui duas ferramentas que conheço e sei que você pode usar par isso: roll20, Fantasy Grounds.

 

 

 

 

 

 

 

Cada plataforma dessa tem seus próprios tutoriais no youtube, mas eu especificamente uso o roll20, e recomendo aqui dois tutoriais em português que podem lhe ajudar nesse processo:

Azecos:

Vertent Geek:

 

Em adicional, o grande Mestre Xis( https://m.twitch.tv/mestre_xis ) também tem feito um ótimo trabalho com aulas para usar  roll20 com diversos sistemas diferentes, de básico ao avançado, recomendo o contato!

Vantagens

Eu sou um amante do jogo presencial e já naveguei pelas duas experiências. Comecei e joguei por décadas de forma tradicional (na mesa), por três anos só joguei o online (2015-2018), e nos últimos dois anos retomei a atividade com o presencial. O contato pessoal, as resenhas, o rolar de dados ao vivo, o cheiro de livro… tudo isso colore e preenche o hobby, que é muito mais que só um jogo, é um ato social. Perdemos muito dessa experiência no jogo online, é verdade, mas existem muitos motivos que considero vantajosos:

  1. Problema de deslocamento: Existem muitas realidades em que é preciso ir de metro ou ônibus para o local de jogo, em muitos casos com retorno tarde da noite, no RPG online o deslocamento é simplesmente até a mesa onde está seu computador.
  2. Mundo conectado: O RPG online permite unir pessoas pelo mundo todo, você pode jogar com pessoas em qualquer local do planeta.
  3. Complementos para o jogo: Você pode aproveitar que está em frente ao computador, e usar ferramentas complementares para o jogo, como som ambiente, mapas, e diversos handouts.
  4. Muito conteúdo: Existem diversas plataformas de conteúdo digital que pode facilitar o seu estilo, de jogo, cito como exemplo o D&D Beyond, que vem sendo cada vez mais útil para os jogadores de D&D5e. No café com Dungeon tem um episódio na coluna D&D cyclopedia que fala especificamente sobre essa ferramenta, caso você se interesse, segue o link:

https://player.fm/series/cafe-com-dungeon-2441228/ep-479-dd-cyclopedia-como-funciona-o-dd-beyond

Dicas complementares

Embora eu prefira o RPG presencial, eu deixo aqui algumas dicas para que você melhore sua experiência ao jogar online:

  1. Evite redes sociais durante o jogo: É muito fácil você desviar sua atenção quando está em frente ao seu computador, como a navegação por redes sociais. Certamente a sua experiência no jogo vai ficar prejudicada com isso, por isso recomendo que se concentre no jogo.
  2. Evite cenas individuais longas: Você tem o mundo online à suas mãos, muitas cenas “solo” podem ser reduzidas, conduzidas em outro momento se for possível, pois é cansativo para os jogadores da mesa ficarem 20 ou 30 minutos só ouvindo a interação de um jogador e DM. Como DM evite esse tipo de tempo de jogo (quando possível), e como jogador, evite forçar muitas cenas individuais longas, eu entendo que pode parecer frustrante, mas no jogo coletivo todos têm a ganhar.
  3. Sistema favorável: As plataformas digitais como roll20 funcionam perfeitamente para todo tipo de jogador. Se você gosta de jogos com sistemas mais complexos e com regras muito bem estruturadas, existem ferramentas como “macros”, que aceleram todas as mecânicas do jogo, além de módulos incrivelmente completos que já trazem os mapas, miniaturas integradas com fichas e tabelas com geradores prontos. Os grids táticos ficam incríveis pelo roll20, que possui inclusive opção de luz dinâmica, em que cada jogador tem a visão exata de seu personagem.

Se você gosta de jogos mais fluídos e flexíveis, o roll20 pode funcionar como um suporte para fichas, rolador de dados, ferramenta par som e um quadro fácil para improvisos. Atualmente eu passei minha campanha presencial de DCC-RPG par o roll20, com combates por teatro da mente, e essa pegada funcionou perfeitamente.

4. Use web cam: Grande parte do meu tempo de jogo online foi apenas por áudio (discord) e roll20, mas após passarmos a usar a web cam a experiência foi incrementada significativamente, por isso eu recomendo a abordagem. Você não precisa ter uma web cam para isso, basta instalar o discord no celular, e improvisar.

 

 

 

 

Eu fiz um vídeo com conteúdo similar no canal, segue o link:

É isso, espero ter ajudado com essas dicas para que você mantenha seu RPG ativo. Vida longa ao hobby!

Caso você queria acompanhar outros conteúdos que produzo, segue os links: https://linktr.ee/dm_quiral

TUDO É XP!

Deixe uma resposta