Player Skill

Olá Aventureir@s !
Eu sou o DM Quiral, e este é nosso espaço de experimentos, o Laboratório do Alquimista, no Mundos Colidem. No capítulo de hoje, eu resolvi trazer uma discussão que percebi ter sido distorcida, e até se perdido ao longo dos anos: Player Skill.

 

 

1. O QUE É PLAYER SKILL?

A tradução livre seria habilidade do jogador. Ela vem originalmente no estilo de jogo dos D&Ds old school (principalmente anos 1970s), onde o jogador resolvia conflitos no jogo sem buscar mecânicas na ficha de seu personagem. Isso está diretamente relacionado ao desing desses jogos, onde as fichas extremamente simples e sem grandes recursos como ferramentas, naturalmente forçavam aos jogadores a buscarem soluções fora da ficha do personagem, na própria cena, de forma criativa. Segue uma imagem de uma ficha de jogos Old School:

2. O QUE É CHARACTER SKILL?

Com a evolução dos sistemas de RPG, foram surgindo uma série de regras mais complexas e completas, e com isso eles passaram a possuir mecânicas específicas para solução de problemas, uma forma de moldar melhor o jogo, e deixá-lo mais “justo” dentro de sua engrenagem. Trago aqui uma imagem da ficha do personagem do D&D3e como exemplo:

 

 

 

 

 

 

 

 

Repare a diferença na quantidade de informação, inclusive com perícias específicas, como “usar cordas”. Fortalece-se assim, o conceito da solução por recursos e mecânicas descritas na ficha, um tipo de “crocância” (um termo bem usado no inglês, crunch), que gerou um novo estilo de jogo, muito direcionado para as habilidades dos personagens (character skill). Boa parte do jogo começou a ser fortemente pautado então sobre montar uma boa ficha e usá-la adequadamente. Os jogadores naturalmente têm o gatilho de buscar as soluções a partir da ficha, das habilidades de seus personagens, de magias, de itens mágicos (Character sheet). Acredito que isso foi visto como uma solução para “corrigir” um efeito que pode ser considerado negativo da Player Skill: “O jogador ser capaz de resolver diversos conflitos de forma desconectada com a natureza de seu personagem”, como o famoso ladrão galanteador de Carisma 5, ou aquele guerreiro estrategista de Inteligência 4.

3. ISSO TEM EFEITO COLATERAL?

COM CERTEZA !
Um dos grandes efeitos colaterais que eu vejo disso é que essa “evolução” deixou ofuscada uma das essências do estilo de D&D old school, que é o estímulo à soluções para além da ficha.

 

 

 

 

 

 

Isso não é grave, veja bem, mas considero importante compreendermos que trata-se de um estilo de jogo. Os D&D clássicos (e D&D OSR) têm em sua essência o uso da Player Skill, como um espaço de uma dialética entre jogador & Dungeon Master. Isso faz parte de seu design, mas há jogos mais crunch, cuja estrutura é sustentada por uma boa montagem de ficha e seu bom uso. São propostas diferentes, e cada uma tem o seu espaço.

4. SERIA POSSÍVEL APLICAR A PLAYER SKILL EM DIFERENTES SISTEMAS?

No meu modo de pensar, hoje, em 2019, nós temos uma infinidade de possibilidades de reinterpretar a forma como usaremos e recompensaremos a Player Skill. Isso vai depender muito das mecânicas e dinâmicas do sistema de RPG. Nos jogos de D&D clássico, é interessante a sensação de que o lance de dado é pesado, é perigoso, então parte do estilo de jogo é dar muito espaço narrativo e interativo aos jogadores com as cenas de possível conflito, antes de acionar as mecânicas. Mas há jogos que precisam do lance de dado para fluírem, como o 7º Mar ou Shotgun Diaries, e a partir dessas mecânicas a dinâmica da narrativa surge. Cabe ao DM avaliar bem como é a mecânica central de seu jogo, para não feri-la, e deixar espaço para que a Player skill funcione. Eu fiz um vídeo onde filosofo de forma abstrata sobre mecânicas e dinâmicas nos sistemas de RPG, segue o link:

5. A PLAYER SKILL plena.

Os sistemas de D&D old school, que eu gosto de chamar de D&D clássicos, têm essa ferramenta como um de seus principais alicerces de experiência, e é nesse estilo de jogo (ou nos jogos de D&D OSR) que você tem a chance de experimentá-la em sua plenitude. Eu falei um pouco mais sobre isso quando apresentei um resumo sobre um documento chamado: “A Quick Primer for Old School Gaming” (segue o link)

6. COMO PODEMOS USAR A PLAYER SKILL EM D&D5e?

Eu adoro a filosofia da Player Skill, e sempre busco aplicá-la nos jogo, no D&D5e eu chamei isso de “espaço 1-2”, e explico melhor a aplicação que gosto de fazer neste vídeo:

Por fim, o nosso XP aqui é tentar desmistificar uma imagem negativa da Player Skill, e buscar uma reflexão de que temos inúmeras possibilidades com diferentes estilos do jogo.

Será um prazer receber o feedback de vocês !

Até a próxima, e lembre-se: TUDO É XP.

2 Comentários

  1. Olá, salve Dm, blz?

    Segue um pequeno comentário. Conheço a discussão sobre skill player por escutar muito o “Café com DG”. A partir disso comecei a segui-lo no youtube e venho acompanhando os vídeos sobre DCC e achando divertido.

    Sobre o texto, acho que se a proposta é escrever um texto, seria interessante explicar o que está nos vídeos, pois senti que a proposta não foi atingida, devido as referencias aos vídeos. Tudo bem cita-los, mas ficou exagerado, eu que prefiro ler fiquei confuso. Talvez explicar mais ajudaria. Ainda não assisti os vídeos… então essa reflexão é somente sobre o que está escrito.

    Abraços

    • Olá ! DM Quiral aqui 🙂

      Muito obrigado pelo feedback. Quanto ao conteúdo aqui da coluna, a nossa intenção é complementar aqui o conteúdo dos vídeos, mas acredito que o seu ponto tem muito fundamento. Vou repensar uma forma de trazer mais texto para os próximos, ilustrando melhor a discussão ! Um abraço, e marque um pontinho de XP aí pelo debate aqui, eu já anotei o meu 🙂

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