A Ferro e Fogo: Patrulheiros Youkai

Olá, 2d8 leitores! Eu sou o Leishmaniose e, conforme tradição aqui no Lugar Nenhum, em homenagem ao ano do Rato, trago um capítulo de tema oriental: Patrulheiros Youkai, um minijogo, para jogos baseados em obras japonesas do gênero sobrenatural!

Youkais Cabeçalho

Não conheci o Outro Mundo por querer!

Resgatando um conceito apresentado na postagem Youkais: Espelhos e Fumaça, Youkai significa “aparição atraente” e se refere às diferentes criaturas sobrenaturais do mundo, desde monstros a entidades, passando por espíritos da natureza e fantasmas de mortos.

Eles são conhecidos por terem habilidades sobrenaturais, poderes além da compreensão humana, e viverem ocultos da humanidade, podendo ser tão benevolentes quanto malevolentes em relação à humanidade de acordo com a situação.

O Onmyoudou (Caminho do Yin-Yang) é uma arte mística japonesa que engloba o yin-yang, os cinco elementos, astrologia, cartomancia, feng shui, exorcismo, medicina, magia, rituais e invocação de shikigamis. Um praticante do Onmyoudou é chamado de Onmyouji.

No Japão Feudal, o Onmyoudou possuía uma secretaria governamental própria, a Onmyouryou (Secretaria do Yin-Yang), responsável pela supervisão de atividades sobrenaturais, combate a espíritos vingativos e proteção das cidades.

Neste minijogo será utilizado um conceito mais próximo dos youkais e onmyuji apresentados em obras japonesas, como animes, mangás e novels, mas aqueles que quiserem ler um pouco mais sobre os mitos reais dos youkais e o onmyoudou podem acessar o Magia Oriental.

Patrulheiros Youkai

O Patrulheiros Youkai é um minijogo para simular obras japonesas do gênero sobrenatural. As personagens são membros da Onmyouryou, atuando como protetoras do mundo e responsáveis pelo equilíbrio entre os humanos e os youkais.

Nós somos gratos por não termos forma”. — Tite Kubo.

Construção de Personagem

Nome: Qual o nome da personagem?

Ancestralidade: Qual a ancestralidade da personagem?

  • Humana: Escolha dois Antecedentes referentes a profissão, ocupação e formação.
  • Meio-Youkai: Escolha um Antecedente referente a profissão, ocupação ou formação. Escolha um tipo de Poder.
  • Youkai: Escolha dois tipos de Poderes.

Exemplos de Antecedentes: detetive, jornalista, universitário, etc.

Exemplos de Poderes: voo, ilusões, telecinese, etc.

Toda vez que a personagem fizer uma rolagem que o conhecimento de seu Antecedente ou o uso do Poder a auxilie, ela faz a rolagem com vantagem. Porém, no Poder é preciso ativá-lo, rolando o dado de Energia após o uso.

Objetivo: Qual o objetivo da personagem? Por que ela se uniu ao Onmyouryou? Por que atua como protetora do mundo e busca o equilíbrio entre os humanos e os youkais?

Função: Qual a função da personagem no Onmyouryou? Escolha uma entre as seguintes:

  • Atleta, amplia o dado em rolagens de Atletismo;
  • Diplomata, amplia o dado em rolagens de Lábia;
  • Erudito, amplia o dado em rolagens de Conhecimento;
  • Gatuno, amplia o dado em rolagens de Furtividade;
  • Místico, escolha um tipo de poder, funciona como o das ancestralidades.

Atributos: Quais são as características da sua personagem? Ela se destaca por ser mais forte, mais ágil, mais esperta, mais carismática ou mais sortuda? Os atributos são cinco:

  • Agilidade: velocidade, flexibilidade e destreza;
  • Carisma: empatia, persuasão e socialização;
  • Força: força física, vitalidade e resistência;
  • Energia: sorte, destino e uso de poderes;
  • Inteligência: raciocínio, intuição e percepção.

Ao criar a personagem, distribua os seguintes dados como desejar: d6, d6, d8, d8, d10.

Material de Jogo

Uma cópia destas regras, lápis, borracha, papel e, no mínimo, um conjunto de dados poliédricos (d4, d6, d8, d10 e d12) ou um aplicativo de dados no celular.

Mecânicas Básicas

Ao declarar uma ação, a Mestra analisa se geraria alguma consequência dramática ou é um risco para a personagem. Se não há risco ou consequência dramática, a ação é bem sucedida.

Se há risco ou consequência dramática, rola-se o dado. A rolagem usa o dado do atributo da ação. A personagem é bem sucedida se obtiver 5 ou mais no dado. Se não, ocorre uma consequência dramática.

Vantagem: As circunstâncias favorecem a ação. O dado do atributo é rolado duas vezes e se escolhe o maior resultado.

Desvantagem: As circunstâncias atrapalham a ação. O dado do atributo é rolado duas vezes e se escolhe o menor resultado.

Se receber vantagem e desvantagem ao mesmo tempo, elas se anulam.

Ampliação: Aumento da categoria do dado. Por exemplo, de d8 para d10. Nenhuma ampliação pode ser acima de d12.

Redução: Diminuição da categoria do dado. Por exemplo, de d8 para d6. Redução abaixo de d4 impede o uso até restaurar.

Restauração: Recupera uma categoria perdida do dado, até o máximo do seu valor original.

Discernimento: Uma vez por cena, a jogadora pode fazer uma jogada de Discernimento. Se tiver sucesso em um teste de Carisma ou Inteligência, a Mestra dá uma pista ou responde três perguntas da jogadora. Exige uma rolagem de Energia.

Energia

Energia é um atributo especial. Envolve o uso de poderes e da sorte. Os usos de Energia são:

  • Ampliação: Reduz o dado de Energia para ampliar outro atributo na próxima rolagem;
  • Discernimento: Após usar Discernimento, o dado de energia atual é rolado. Se tirar 1 ou 2, ele sofre redução;
  • Segunda Chance: Reduz o dado de Energia para rolar novamente um teste;
  • Uso de Poder: Após usar um poder, o dado de energia atual é rolado. Se tirar 1 ou 2, ele sofre redução;
  • Vantagem: Reduz o dado de Energia para receber vantagem em um teste.

As formas de restauração são:

  • Desvantagem: Optar por ter desvantagem na rolagem;
  • Objetivo: Uma vez por cena, ao agir conforme o objetivo;
  • Sorte: Ao rolar com vantagem e obter o mesmo valor nos dois dados.

Energia é restaurada completamente na próxima sessão de jogo.

Conflito

O tempo é dividido em turnos. Cada personagem só pode fazer uma ação em seu turno, movimentos são livres. Quando todas as jogadoras e a Mestra agirem, encerra a rodada e inicia outra. A Iniciativa é feita rolando Agilidade, do maior para o menor resultado.

Condição

A personagem pode sofrer até cinco níveis de Condição: Atordoada, Abalada, Machucada, Ferida e Derrotada. Ao sofrer dano de um ataque, ela recebe um nível de Condição, na ordem citada.

Quando Machucada, ela sofre redução nos dados de todos os atributos. Quando Ferida, além da redução, sofre Desvantagem em todas as rolagens. Se Derrotada, está fora da ação e a Mestra determinará o seu destino.

A Condição é diminuída em um nível ao final de cada cena. Um Descanso Longo, com duração de seis horas sem realizar esforço ou ter desgaste, remove todas as condições automaticamente.

Mestra

Neste jogo, a mestra não rola dados. Esta função é exclusivamente das personagens das jogadoras, que devem superar os testes utilizando sua criatividade, esperteza e a sorte com os resultados das rolagens.

Antagonistas

Os antagonistas são divididos em dois tipos:

Os Capangas são oponentes menores, possuem de uma a cinco caixas de Condições, um poder e são de Dificuldade 3 a 5.

O Vilão é o principal adversário, possui de cinco a dez caixas de Condições, três poderes e são de Dificuldade 6 a 10.

Se um poder auxilia o antagonista, as personagens recebem desvantagem. A Dificuldade é o valor a ser superado na rolagem ao interagir com os antagonistas, atacá-los ou defender-se de seus ataques. Antagonistas não sofrem efeitos por condições.

Ge Ge Gegege no Ge

Originalmente eu pretendia fazer uma listagem com alguns animes, mangas e light novels do gênero sobrenatural e pôr aqui, nesta parte final, como referências. Mas por uma questão de tempo, acredito que ficará pra uma próxima. Foi mal.

Um ponto que acredito merecer destaque no gênero, principalmente nas light novels, é que os youkais não podem ser derrotados na pancadaria. Os protagonistas precisam estudar a lenda, descobrir suas fraquezas e usar de inteligência para deter um youkai.

Por fim, devo dizer que o anime responsável por esta postagem (que foi toda feita hoje, após eu desistir da postagem original que faria, que não tinha a ver com Oriente) foi o Kyokou Suiri, que em inglês ficou como In/Specter. Então fica a recomendação.

Existem algumas pessoas responsáveis indiretamente por este capítulo: Raphael Lima, criador do Lima System e um dos pioneiros dos minijogos aqui no Brasil (o Lima System já tem a SRD liberada, gente); Tio Lipe e Joka, de quem eu peguei algumas mecânicas dos jogos deles, Isekai RPG e Heróis de Electrum, respectivamente. E Petras, que me fez cortar trechos devido ao limite de palavras em minijogo.

E é isso. Feliz Ano Novo! Feliz Ano do Rato! E que tenhamos um 2020 repleto de sucessos críticos e prosperidade!

Edit pra informar que o minijogo já se encontra pra aquisição no Dungeonist (clique aqui).

Bonanças.

Atenciosamente,

Leishmaniose

2 Comentários

  1. Patrick Leosays:

    Me lembrou muito aqueles RPGs de Folder.
    Se fizesse isso, seria ainda melhor já que poderia levar todo o básico no bolso em uma folha A4.

    Esse anime está bem promissor, ao menos nos caps. iniciais XD

Deixe uma resposta