É possível ter uma experiência Old School com o D&D 5e?

Olá Aventureir@s !

Eu sou o DM Quiral, e este é nosso espaço para experimentações, o Laboratório do Alquimista no Mundos Colidem. No capítulo de hoje resolvi trazer uma discussão de proposta para se jogar D&D 5e, com uma pegada Old school. Mas antes de iniciar essa proposta, eu trago alguns pontos para contextualizar.

1. O QUE É UM JOGO D&D OLD SCHOOL?

Antes de tudo, vem aquela primeira pergunta: O que afinal, é um jogo D&D Old School?
Essa resposta pode ser bem abstrata, e variar muito de acordo com a referência, para isso, eu prefiro trazer alguns pontos que podem parametrizar um pouco esse assunto. De uma forma geral, eu gosto de diferenciar o que são os jogos old school, do que é uma experiência de jogo genuinamente D&D old school. Um jogo old school, é um jogo da época, um jogo das antigas, ou qualquer análise similar nessa pegada. Mas uma experiência de jogo D&D old school, geralmente é considerado um estilo de jogo que segue algumas diretrizes que parametrizam bem essa proposta. Os jogos que chamo de D&D clássicos são bem adequados para essa proposta, desde o Original D&D (conhecido como 0D&D), de 1974, como o D&D Basic de 1977, ou o AD&D do Gygax (de 1977-79), o D&D B/X de 1981, o D&D BECMI de 1983-86, até a minha querida D&D Rules Cyclopedia, de 1991. Mas existem diversos jogos D&D OSR que resgatam esse estilo de jogo, cada um com suas particularidades.

Há uns anos eu fiz um vídeo em que resumi um pouco da história dos sistemas de D&D, segue o link:

2. D&D OLD SCHOOL E D&D OSR

Dentro desse contexto, a diferença que vejo de um um jogo D&D old school para D&D OSR é a época, os D&D old school são então os sistemas clássicos e os D&D OSR são sistemas modernos, que resgatam o mesmo estilo, com novas abordagens e mecânicas. Eu resumo um pouco disso neste vídeo:

Agora sim, estamos contextualizados ! A partir desse novo “alinhamento”, chegamos ao ponto que eu queria. A pergunta é: “Seria possível eu ter uma experiência Old School usando o D&D5e?” Na minha opinião, a resposta é: NÃO! Mas acalme-se, isso não é grave. Depois de muito refletir e estudar o sistema 5e, eu cheguei à conclusão de que a experiência genuína é muito difícil de ser produzida com ele, mas ele possui uma flexibilidade suficiente para se permitir algo próximo, um bom cheirinho old school.

Existem diversas formas de fazer isso funcionar, uma das possibilidades seria matar diversas “vacas sagradas”, usando a engrenagem OGL, mantendo a estrutura do sistema, e fazer um jogo novo (aí sim, talvez cheguemos ao ponto essencial da experiência de jogo), mas aí é óbvio que o D&D5e seria descaracterizado, usando apenas a sua engrenagem básica (a SRD). Com menos alterações (usando alguns hacks), ou de repente criar algumas regras da casa (house rules), podemos manter mais a essência do 5e, e ficamos com menos cara de old school. Há a possibilidade de usar algumas regras opcionais do Dungen Master Guide (DMG), pois o livro serve exatamente pra isso, ferramentas de customização de seu jogo. Quando iniciei uma campanha de Curse of Strahd eu senti a necessidade de aprofundar melhor nesse conceito, e fazer algumas adaptações para aproximar a experiência de jogo do que eu queria (um mundo mais sombrio), naveguei por algumas dessas possibilidades, e nesse link deixo um vídeo com um pouco dessa abordagem:

As opções que trouxe aqui neste vídeo são apenas uma pincelada. Temos diversos Unearthed Arcane e você mesmo pode criar algumas alternativas, se julgar necessário, como a criação de personagens usando os famosos 3d6, na ordem que sair, e o que mais a sua criatividade permitir. No vídeo, eu cito o material de Giffyglyph, que produziu um excelente compilado para uma experiência de D&D5e nesta proposta, chamado de Darker Dungeon. Segue o link: https://giffyglyph.com/darkerdungeons/

Em minha experiência, esse tipo de experimentação acabou me conduzindo à buscar outros sistemas mais alinhados com a proposta de jogo D&D old school, embora eu acredite que temos aí um bom banco de ferramentas para quem gosta de D&D5e, e gosta do estilo old school, e quer viver num mundo intermediário entre os dois. Divirta-se!

Até a próxima, e lembre-se: TUDO É XP.

Deixe uma resposta