Naruto para D&D 5E – Jutsus Rank E

Olá,

Saudações, 2d8 leitores! Eu sou o Leishmaniose e no capítulo do Lugar Nenhum desta semana, na parceria com a Santuário do Mestre, darei continuidade à adaptação do cenário de Naruto para a 5E, a engine do D&D 5ª edição, trazendo os Jutsus de Rank E.

Naruto 5E: O Mundo de Naruto | Características | Habilidades | Clãs | Jutsus (Rank E)

Esclarecimentos sobre o andamento da adaptação

Bom, primeiramente peço desculpas pelo atraso, os últimos meses foram bastante tumultuados, com direito a complicações na saúde, perda total do meu antigo computador e bloqueio criativo em relação a essa adaptação aqui – eu não queria apenas pegar as magias da 5ª edição do D&D e renomear pra jutsu, eu queria elaborar uma mecânica que não só permitisse adaptar melhor os jutsus, como dar parâmetros para criação deles, e isso não é tão fácil assim. Porém, como relatei no capítulo anterior do Lugar Nenhum (que você pode conferir aqui), eu pretendo terminar essa adaptação porque ela servirá de base pra um projeto futuro maior – infelizmente o Tio me disse que eu deveria ter escolhido Avatar ao invés de Naruto tarde demais, mas em parte foi bom, pelo desafio e porque saiu uma adaptação completa pra 3D&T Alpha Revisado (sim, o Tio terminou e em breve teremos uma boa surpresa pros amantes de 3D&T Alpha Revisado e Naruto na Santuário do Mestre! Apenas continuem acompanhando. ;D).

Como explicado no capítulo anterior, quando eu me foco demais em algo é comum eu ter bloqueios porque eu fico procurando fazer tudo perfeitamente – e foi isso que aconteceu após eu comprar um PC novo, tive bloqueio, tanto que pra quebrar isso eu escrevi algo mais maniose, que foi o capítulo anterior. Pra evitar o prolongamento desta adaptação por causa de outros bloqueios, eu vou alterná-la com outras postagens, mas minha pretensão é que uma vez por mês saia a continuidade desta adaptação – além dela tem o cenário do Lugar Nenhum com feitiçaria moderna pra 5e, o Pequeninos pra 5e (Yousei do concurso do Alphaversos virou Pequeninos e será adaptado para a 5ª edição) e uma adaptação de um cenário pelo qual sou apaixonado pra 5e e Fate (a primeira postagem está quase encerrada, só não postei neste capítulo por causa da meta de uma postagem de Narutinho 5e por mês – e o Tio me deixou com a consciência pesada por eu postar algo antes de dar continuidade à adaptação de Narutinho). E creio que seja isso, vamos ao que realmente trouxe vocês aqui. 😉

E finalmente, os jutsus!

Conforme apresentado no capítulo de Jutsus (que você pode conferir clicando aqui), os jutsus são classificados em Rankings, de acordo com a sua complexidade de aprendizado e de execução: quanto maior o rank de um jutsu, mais difícil é aprendê-lo e lançá-lo, quanto menor, mais fácil é aprendê-lo e lançá-lo. De fato, jutsus de Rank E são tão simples que não consomem chakra em seu uso – eles podem ter seus efeitos ampliados com chakra, porém em sua forma mais básica, a exigência é tão irrisória que não colocamos custo em sua execução.

Ainda assim, por mais simples que seja, aprender um jutsu de Rank E ainda exige dedicação e treinamento, preferencialmente com um tutor – na Academia, a maioria dos jutsus ensinados aos estudantes são de rank E, inclusive é comum que o teste de graduação da Academia envolva a execução de um ou mais jutsus de Rank E. O tempo de aprendizado padrão para um jutsu de Rank E consiste de 15 dias de treinamento, durante os quais, a ninja fará testes de Inteligência (Jutsu) com CD 15, precisando obter 3 sucessos antes de 3 fracassos – mais sobre regras de aprendizagem, você pode conferir clicando aqui.

Os Jutsus possuem as seguintes propriedades:

Alcance: O alvo do jutsu deve estar dentro do alcance dele, que será listado em metros. Caso seja preciso tocar o alvo ou a si próprio, o alcance será Toque. E caso somente a ninja que lança o jutsu possa receber o efeito, o alcance será Pessoal.

Componentes: São requisitos para o lançamento dos jutsus. Verbal exige que o nome da técnica seja dito em voz alta ao utilizá-la. Gestual exige que os selos sejam realizados corretamente ao utilizá-la.

Custo: A quantidade de chakra consumido ao lançar o jutsu. Alguns jutsus apresentarão efeitos adicionais com um gasto a mais, eles podem substituir o original ou serem adicionados ao efeito original – verifique a descrição para maiores informações. No caso dos jutsus de Rank E, não há custo – apenas gasto adicional de chakra.

Duração: É a extensão de tempo que um jutsu é mantido. Instantânea ocorre naquele instante e só. Concentração pode ser mantida, exigindo uma concentração da ninja na manutenção da técnica – ela perde a concentração se lançar muitos jutsus de concentração (seu limite é de um jutsu de concentração por rank ninja, ou seja, 1 jutsu de concentração como Estudante, 2 jutsus de concentração como Genin, etc), se sofrer dano (tem que fazer um teste de resistência de Constituição com CD 10 ou metade do dano recebido, o que for maior) ou se cair inconsciente.

Alvos: Um jutsu requer que você escolha um ou mais alvos para serem afetados por ela. O alvo precisa estar dentro do alcance e com um caminho livre até ele – caso o alvo seja você, o alcance terá o descritor Pessoal.

Área de Efeito: Um jutsu pode não atacar individualmente, acertando uma área determinada pela descrição. Geralmente se este for o caso, ela pode sair em cone, cubo, cilindro, linha e esfera – assim como as magias de D&D.

Dano: Alguns jutsus poderão causar dano. O dano estará na sua descrição.

Teste de Resistência: Caso o jutsu exija um teste de resistência, estará na descrição. Geralmente a Classe de Dificuldade de um jutsu será de 8 + Carisma + bônus de proficiência + modificadores especiais.

Jogadas de Ataque: Caso o jutsu seja contra um alvo, ele pode exigir uma jogada de ataque, que é igual a Carisma + bônus de proficiência.

Combinando Efeitos: Caso um ou mais jutsus que possuam efeitos similares (como aumento da CA, por exemplo) sejam utilizados em uma mesma ninja, os efeitos não se acumulam – prevalecendo o maior efeito. A menos que a descrição diga o contrário.

Lista de Jutsus

Bunshin no Jutsu

Alcance: 9m.

Componentes: Gestual e Verbal.

Duração: Concentração.

Tempo de Execução: 1 ação padrão.

A ninja cria uma cópia ilusória de si mesma, que pode ir a até 9m de distância dela. Por ser ilusória, ela não causa dano e caso seja acertada, desaparece. Enquanto a cópia existir, ela concede +2 na Classe de Armadura da ninja por confundir seus oponentes, atuando como uma cobertura parcial. Ninjas que consigam identificar a ilusão, através de doujutsus como sharingan e byakugan, não são afetados pela presença da cópia ilusória.

O gasto de chakra concede efeitos melhores que substituem os anteriores (eles não se acumulam):

  • 5 de chakra – são criadas duas cópias, além disso os ataques do oponente são realizados com desvantagem (a menos que sejam ataques em área);
  • 10 de chakra – são criadas três cópias, o bônus é de +5 na Classe de Armadura da original;
  • 15 de chakra – são criadas quatro cópias, e caso a ninja seja atingida por um ataque individual, há uma chance de 50% que o oponente tenha atingido uma cópia no seu lugar, tomando o dano pela original.

Chakra Hoshutsu

Alcance: Pessoal.

Componentes: Gestual.

Duração: Concentração.

Tempo de Execução: 1 ação padrão.

Conhecido também como Emissão de Chakra, este jutsu consiste na liberação e acumulação de chakra na pele, servindo para proteção da ninja. Enquanto estiver ativo, o jutsu concede um bônus de +2 na Classe de Armadura ou em um teste de resistência escolhido ao executar o jutsu.

O gasto de chakra concede efeitos melhores que substituem os anteriores (eles não se acumulam):

  • 5 de chakra – enquanto estiver ativo o jutsu concede um bônus de +2 na Classe de Armadura e +2 em um teste de resistência à escolha ao executar o jutsu.
  • 10 de chakra – enquanto estiver ativo o jutsu concede um bônus de +2 na Classe de Armadura e +2 em dois testes de resistência à escolha ao executar o jutsu.
  • 15 de chakra – o jutsu concede um bônus de +2 na Classe de Armadura e +2 em dois testes de resistência à escolha ao executar o jutsu durante um tempo de turnos igual ao valor da Sabedoria acrescido do bônus de proficiência da ninja.

Chakra Nagashi

Alcance: Pessoal.

Componentes: Gestual.

Duração: Concentração.

Tempo de Execução: 1 ação padrão.

Conhecido também como Fluxo de Chakra, este jutsu consiste na liberação e acumulação de chakra em uma arma, tornando-a mais letal. Enquanto estiver ativo, o jutsu aumenta em um a categoria de dado de uma arma (se a arma causa d4, ela passa a causar d6, etc – no caso da arma causar d12 de dano, ela passa a causar 1d12 + 1d4).

O gasto de chakra concede efeitos melhores que substituem os anteriores (eles não se acumulam):

  • 5 de chakra – enquanto estiver ativo o jutsu aumenta a categoria de dado de uma arma duas vezes (ou seja, se a arma causa d4 de dano, ela passa a causar d8 – no caso de d10, passa causar 1d12 + 1d4 e no caso de 12, passa a causar 1d12 + 1d6).
  • 10 de chakra – o jutsu aumenta a categoria de dado de uma arma duas vezes (ou seja, se a arma causa d4 de dano, ela passa a causar d8 – no caso de d10, passa causar 1d12 + 1d4 e no caso de 12, passa a causar 1d12 + 1d6) e a duração do jutsu é de uma quantidade de turnos igual ao valor de Sabedoria acrescido do bônus de proficiência da ninja.
  • 15 de chakra – o jutsu concede +1 no ataque e +1 no dano, além de aumentar a categoria de dado de uma arma duas vezes (ou seja, se a arma causa d4 de dano, ela passa a causar d8 – no caso de d10, passa causar 1d12 + 1d4 e no caso de 12, passa a causar 1d12 + 1d6). Por fim, a duração do jutsu é de uma quantidade de turnos igual ao valor de Sabedoria acrescido do bônus de proficiência da ninja.

Henge no Jutsu.

Alcance: Pessoal.

Componentes: Gestual e Verbal.

Duração: Concentração.

Tempo de Execução: 1 ação padrão.

Jutsu de transformação, permite à ninja copiar a aparência de pessoas. Concede vantagem em testes de Enganação para se passar por outra pessoa.

O gasto de chakra concede efeitos melhores:

  • 5 de chakra – permite se transformar em animais.
  • 10 de chakra – permite se transformar em objetos ou plantas.
  • 15 de chakra – a duração do jutsu passa a ser de uma hora.

Kai

Alcance: Pessoal ou Toque.

Componentes: Nenhum (Pessoal), Gestual e Verbal (Toque).

Duração: Instantânea.

Tempo de Execução: 1 ação padrão.

Jutsu de dissipação de genjutsu, que permite libertar a si mesmo ou outra pessoa de um genjutsu no qual estejam presos. A ninja ou o alvo faz um novo teste de resistência para sair do Genjutsu.

O gasto de chakra concede efeitos melhores:

  • 5 de chakra – o tempo de execução do Kai é de uma ação de movimento.
  • 10 de chakra – o tempo de execução do Kai é de uma ação bônus.
  • 15 de chakra – o tempo de execução do Kai é de uma reação.

Kaifu no Jutsu

Alcance: Toque.

Componentes: Gestual.

Duração: Instantânea.

Tempo de Execução: 1 ação padrão.

Jutsu que retira o lacre de um pergaminho liberando o jutsu ou arma contido nele.

O gasto de chakra concede efeitos melhores:

  • 5 de chakra – o tempo de execução do Kaifu no Jutsu é de uma ação de movimento.
  • 10 de chakra – o tempo de execução do Kaifu no Jutsu é de uma ação bônus.
  • 15 de chakra – o tempo de execução do Kaifu no Jutsu é de uma reação.

Kakuremino no Jutsu

Alcance: Pessoal.

Componentes: Gestual.

Duração: Instantânea.

Tempo de Execução: 1 reação.

Jutsu que concede uma cobertura que camufle a ninja, permitindo que ela se esconda. Permite que a ninja se esconda em locais que seria improvável que se escondesse, como encostada em uma parede usando de um tecido. Concede vantagem no teste de Furtividade.

O gasto de chakra concede efeitos melhores:

  • 5 de chakra – o tempo de execução do teste de Furtividade é de uma ação de movimento.
  • 10 de chakra – o tempo de execução do teste de Furtividade é de uma ação bônus.
  • 15 de chakra – o tempo de execução do teste de Furtividade é de uma reação.

Kawarimi no Jutsu

Alcance: Pessoal.

Componentes: Gestual.

Duração: Instantânea.

Tempo de Execução: 1 reação.

Jutsu que substitui a ninja por algum objeto próximo ao ser atacada fisicamente, permitindo a ela se esconder. O Kawarimi concede um bônus de +2 na CA contra um ataque físico (armas, punhos ou taijutsu). Caso ela tenha sua ação de movimento e sua ação bônus, ela poderá fazer um teste de Furtividade e se esconder a até 9m de distância do seu oponente, sem receber ataque de oportunidade por sair da área de ameaça.

O gasto de chakra concede efeitos melhores:

  • 5 de chakra – o bônus na CA do Kawarimi passa a durar até o início do próximo turno da ninja;
  • 10 de chakra – o bônus na CA do Kawarimi passa a ser de +5 e dura até o final do próximo turno da ninja;
  • 15 de chakra – o Kawarimi pode ser realizado mesmo que ela seja atingida. Neste caso, ela recebe apenas metade do dano.

Kinobori Shugyo

Alcance: Pessoal.

Componentes: Gestual.

Duração: Concentração.

Tempo de Execução: 1 ação bônus.

Jutsu que permite que a pessoa concentre chakra nos seus pés, conseguindo escalar em uma árvore sem precisar usar as mãos. Concede vantagem no teste de Atletismo.

O gasto de chakra concede efeitos melhores que substituem os anteriores (os efeitos não se acumulam):

  • 5 de chakra – recebe vantagem no teste de Atletismo e o tempo de execução do Kinobori Shugyo é de uma reação.
  • 10 de chakra – recebe vantagem no teste de Atletismo, o tempo de execução do Kinobori Shugyo é de uma reação e o tempo de duração é de uma quantidade de turnos igual ao valor de Sabedoria acrescido do bônus de proficiência da ninja.
  • 15 de chakra – recebe vantagem no teste de Atletismo, o tempo de execução do Kinobori Shugyo é de uma reação e o tempo de duração é de uma hora.

Nawanuke no Jutsu

Alcance: Pessoal.

Componentes: Verbal.

Duração: Instantânea.

Tempo de Execução: 1 ação de movimento.

Jutsu que permite que a ninja se liberte de cordas que possam estar prendendo-a. Concede vantagem no teste de Atletismo ou Acrobacia para se libertar.

O gasto de chakra concede efeitos melhores:

  • 5 de chakra – não exige componentes verbais em sua execução.
  • 10 de chakra – o tempo de execução do Nawanuke no Jutsu é de ação bônus.
  • 15 de chakra – o tempo de execução do Nawanuke no Jutsu é de reação.

Renbaku Fuda

Alcance: Toque.

Componentes: Gestual.

Duração: Instantânea.

Tempo de Execução: 1 ação padrão.

Jutsu que ativa uma tarja explosiva que explode ao final do turno ou de até 1d3 turnos, conforme a escolha da ninja – geralmente arremessada presa a uma kunai ou presa em uma parede.

O gasto de chakra concede efeitos melhores:

  • 5 de chakra – o tempo de execução do Renbaku Fuda é de uma ação de movimento.
  • 10 de chakra – o tempo de execução do Renbaku Fuda é de uma ação bônus.
  • 15 de chakra – o tempo de execução do Renbaku Fuda é de uma reação.

Sairento Kiringu

Alcance: Toque.

Componentes: Gestual.

Duração: Instantânea.

Tempo de Execução: 1 ação de movimento.

Jutsu que permite que a ninja cause crítico automático caso atinja um alvo surpreso – pra estar surpreso, o alvo precisa estar fora de combate e não ter percebido a ninja e suas intenções, caso ele já tenha percebido e esteja em situação de combate (com iniciativas tendo sido roladas), não é possível mais utilizar esta técnica (mesmo que a ninja esteja escondida, seu alvo estará esperando ataques).

O gasto de chakra concede efeitos melhores:

  • 5 de chakra – o tempo de execução do Sairento Kiringu é de uma ação bônus.
  • 10 de chakra – o tempo de execução do Sairento Kiringu é de uma reação.
  • 15 de chakra – dobra a quantidade de dados do dano da arma (se uma arma causa 1d4 de dano, passa a causar 2d4).

Sakki

Alcance: 9m de raio.

Componentes: Verbal.

Duração: Instantânea.

Tempo de Execução: 1 ação bônus.

Jutsu que transmite a intenção assassina da ninja contra seus oponentes. Concede vantagem no teste de Intimidação.

O gasto de chakra concede efeitos melhores que substituem os anteriores (os efeitos não se acumulam):

  • 5 de chakra – recebe vantagem no teste de Intimidação e o tempo de execução do Sakki é de uma reação.
  • 10 de chakra – recebe vantagem no teste de Intimidação, o tempo de execução do Sakki é de uma reação e caso tenha sucesso no teste de Intimidação, o alvo recebe a condição Amedrontado (teste de resistência no final do turno do alvo encerra).
  • 15 de chakra – recebe vantagem no teste de Intimidação, o tempo de execução do Sakki é de uma reação e caso tenha sucesso no teste de Intimidação, o alvo recebe a condição Paralisado (teste de resistência no final do turno do alvo encerra).

Suimen Hoko no Gyo.

Alcance: Pessoal.

Componentes: Gestual.

Duração: Concentração.

Tempo de Execução: 1 ação padrão.

Jutsu que permite que a pessoa concentre chakra nos seus pés, conseguindo andar por cima da água.

O gasto de chakra concede efeitos melhores que substituem os anteriores (os efeitos não se acumulam):

  • 5 de chakra – consegue andar na superfície da água e o tempo de execução do Suimen Hoko no Gyo é de uma reação.
  • 10 de chakra – consegue andar na superfície da água, o tempo de execução do Suimen Hoko no Gyo é de uma reação e o tempo de duração é de uma quantidade de turnos igual ao valor de Sabedoria acrescido do bônus de proficiência da ninja.
  • 15 de chakra – consegue andar na superfície da água, o tempo de execução do Suimen Hoko no Gyo é de uma reação e o tempo de duração é de uma hora.

Considerações Finais e Chronicles of Darkness Day

E é isto. Na próxima postagem desta adaptação, que deve sair em algum momento em novembro, eu trarei alguns jutsus de Rank D – sim, alguns, no total são mais de 2000 jutsus juntando todos os ranks e eu não tenho condições de adaptar todos, até porque preciso pagar minhas contas e viver um pouco, então adaptarei só os mais malhadinhos mesmo (dando preferência aos jutsus mostrados até o arco do Torneio Chuunin). Encerrando os jutsus (que prevejo ser no ano que vem, caso não haja jogos vorazes), aí trarei os equipamentos e algumas cositas mas para poder fechar a adaptação.

Por demais, dia 27, no sábado, vai ocorrer o Chronicles of Darkness Day, que é realizado pelo Cronistas das Trevas em parceria com diversos outros grupos e comunidades Brasil afora. Este ano, novamente, o Mundos Colidem vai estar participando e teremos mesas do CoD sendo realizadas no Complexo Geek, loja local daqui de Natal que se localiza de frente ao Midway. Caso haja interesse de uma jogatina, aparece por lá! E caso tenha interesse de participar, mas não seja daqui de Natal, se informa na fanpage do Cronistas das Trevas (cujo link você pode conferir aqui), pra saber se vai ter na sua cidade e qual o local. 😀

Desejo a todos uma boa semana e um ótimo final de mês!

Naruto 5E: O Mundo de Naruto | Características | Habilidades | Clãs | Jutsus (Rank E)

Bonanças.

Atenciosamente,

Leishmaniose

2 Comentários

  1. Breno Souzasays:

    Vai ter um PDF juntando todas os capítulos?

    • Leishmaniosesays:

      Olá,

      Espero eu, pela graça de Kaguya, que sim. HAUHAUAHUAHUAHUAHAUHAUHAUAHUA! Mas provavelmente sai ano que vem – o site deve entrar em hiato em alguns dias, retornando em fevereiro.

      Bonanças.

      Atenciosamente,
      Leishmaniose

Deixe uma resposta