Jogando Heróis de Electrum via roll20

Salve, salve quarentenados! Eu sou o Joka e esta é a coluna Espaço Mítico desta semana. Hoje vou apresentar para vocês, como configurar o roll20 para jogar Heróis de Electrum!

Devido a quarentena, muitos de nós ficamos impossibilitados de jogar RPG presencial devido as recomendações da OMS. Mas é difícil passar tanto tempo isolado sem o contato social que o RPG nos proporciona ao jogar. Por isso, plataformas de Virtual Table Tops, ou VTTs (em português, Mesa de Jogo Virtual) se tornaram imprescindíveis neste momento. Uma das ferramentas de VTTs que tem bastante acessibilidade é o Roll20. Conhecido de muitos que já jogam online e agora difundido amplamente nesta quarentena.

Por isso, recentemente organizei uma mesa para jogar Heróis de Electrum (HdE) com amigos e acabei esbarrando com algumas limitações iniciais para quem não tem conhecimento técnico do uso deste tipo de ferramenta digital. E é pensando justamente nestas dificuldades que organizei este guia para você criar sua própria mesa virtual pelo roll20 para jogar HdE. E usando estas técnicas, você pode se motivar a jogar seus jogos por lá, mesmo não possuindo uma ficha própria do depósito de fichas do roll20.

Não querendo entrar em todos os pormenores para utilizar o roll20, pois acredito que há guias muito melhores e mais aprofundados. Aqui a ideia é explicar como você pode criar seu Próprio jogo de HdE sem dificuldades, com macros e fichas. Se precisar de um guia aprofundado de como usar o roll20, eu aconselho os vídeos do canal de youtube Mestre Taverneiro. Mais especificamente o ROLL20 – TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA JOGAR e ROLL20 – MESTRE ONLINE COMO NUNCA ANTES / TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA MESTRAR.

Criando uma Campanha de Heróis de Electrum

Se você possui uma conta e já tem um perfil no roll20, tudo que você precisa fazer é ir em “Início” e apertar o botão “Criar Novo Jogo”. Lá, vai aparecer para você colocar o nome da sua campanha para que outros jogadores a encontrem, tags para facilitar a procura dela por palavras chaves e embaixo do botão “Estou pronto, Crie o jogo!” estará a mensagem “Opcional: Escolha uma ficha de Personagem”. Deixe a ficha marcada como “Nenhum” e após isso pode criar seu jogo.

Etapa 1

Após criado o jogo, vai abri a página da sua campanha. Nela, haverá uma série de funções interessantes que você pode mexer e se aprofundar antes de começar a jogar. Observe a imagem abaixo para entender. Em 1, é possível mudar a imagem da capa da campanha, para deixar ela mais estilizada como a que coloquei nessa campanha exemplo. Em 2 fica o botão para iniciar a mesa do seu jogo e esperar seus jogadores acessarem. No 3 você pode marcar no calendário quando será a próxima sessão do jogo de vocês e ficar visível a todos. No 4 você pode colocar uma sinopse do que consiste sua campanha. E finalmente no item 5, você pode criar tópicos no fórum da campanha. Aqui é excelente para o resumo do que aconteceu na sessão, criar espaços para os jogadores e você tirar dúvidas, colocar informações e outros detalhes “pós-jogo” ou “pré-jogo” como regras da casa, links de material e assim por diante. Vamos seguir adiante e iniciar nosso jogo clicando no botão onde está destacado o item 2.

Etapa 2

Ao iniciar o jogo vai aparecer uma tela muito semelhante a imagem abaixo. Você vai clicar no botão da aba de opções destacado no item 1 chamado Diário. Nele você vai poder criar as fichas de personagens que serão utilizadas pelo seu grupo e é aqui que a coisa começa a ficar interessante. Ao clicar no botão do item destacado 2, vai aparecer uma janelinha escura com três opções: Personagem, Panfletos e Pasta. O primeiro cria uma ficha em branco para ser editada, o segundo cria os chamados handouts, ou simplesmente aqueles materiais extras que usamos na nossa mesa de jogo para mostrar algo que simplesmente descrevendo através de nossa narração não teria o mesmo impacto como a imagem de um Personagem Não Jogador (PNJ), uma carta ou pista encontrada pelos jogadores, o que sua imaginação permitir! A última opção serve para criar pastas para separar esses materiais de maneira organizada por você, como criar uma pasta só para os jogadores, outra só para PNJ, outra só para extras de determinadas aventuras, o que preferir. Nesse ponto, criem uma ficha em branco para editarmos.

Etapa 3

Ao criar a ficha, vai aparecer uma ficha em branco semelhante a essa que vocês podem ver nesta imagem. Nela vocês vão poder colocar o nome do personagem (item 1), definir quem dos jogadores pode ver a ficha ou se ela é exclusiva do narrador (item 2), definir também quem pode editar e controlar a ficha da mesma maneira que no item 2 (item 3), escrever a história e/ou a descrição de seu personagem (item 4) e por fim colocar uma imagem para representar seu personagem (item 5). Após tudo for feito, aperte em Save Changes.

Etapa 4

Para facilitar, eu vou criar um personagem exemplo, o Homem-Aranha, e ele servirá como modelo desta ficha de agora em diante. Após criada a ficha, vai aparecer esta tela logo abaixo com duas abas. Uma de Bio & Info, que vai constar as informações que você quer mostrar como a imagem e a história/descrição que você escreveu e a outra é Atributtes & Abilities. Nesta última que colocaremos as informações da ficha de personagem como atributos, valores, caixas de condição e assim por diante. Como estamos criando um jogo que usa o HdE, faremos uma ficha com as mesmas características que é possível encontrar neste jogo.

Etapa 5

Agora clique na aba Atributtes & Abilities e vamos começar a construir nossa ficha. Clique no botão +Add destacado no item 1 e crie 15 caixinhas como essas destacadas no item 3. Elas são os atributos que usaremos para controlar valores dos atributos do personagem, colocar seu nome no macro e ter espaço para marcar as condições que em HdE funcionam como pontos de vida ou caixas de estresse. Você pode escrever elas da maneira como coloquei nas imagens abaixo ou em outra ordem que preferir. Lembre-se apenas que nas caixas de atributos como Potência, Defesa e etc os números não podem conter + ou na frente deles ou isso faz os macros que iremos utilizar pararem de funcionar ou funcionarem de maneira inesperada. Além disso, a caixa de atributo Nome, o nome do personagem deve ser escrito onde tem Current, para que o macro do roll20 reconheça o nome do personagem puxando este atributo como referência. Feito isso vamos para os macros! Clique no botão +Add ao lado de Abilities como destacado no item 2.

Etapa 6

Vai aparecer então uma New Ability 0 como mostrado na imagem abaixo destacado no item 2. É aqui que os macros dos personagens serão colocados. Vamos fazer três macros, um para rolagens normais do sistema, outro para rolagens com vantagem e o último para rolagens com desvantagem. O botãozinho com o formato de um d20 serve para ativar o macro e rolar os dados ou realizar a tarefa que o macro tenha sido feita para fazer. E as duas caixas de marcar chamadas Show in Macro Bar e Show as Token servem respectivamente para mostrar botões de macro embaixo de onde fica os nomes e avatares dos jogadores, enquanto o outro serve para mostrar botões de macro quando selecionar o token do seu personagem. Para quem não sabe o que é um token, ele é as peças que serão usadas como marcadores ou miniaturas de seus personagens.

Após criar o macro, é hora de editá-lo, passe o mouse na zona vermelha destacada pela imagem abaixo e você verá um botão com a forma de um lápis. É nele que você clica para editar a macro. Quando o fizer, siga a outra imagem.

No item 1, você pode nomear a macro. Escreva o nome das macros Rolagem-Normal, Rolagem-Vantagem, Rolagem-Desvantagem nas três macros que iremos criar. Após isso, edite a caixa de texto destacado no item 2 de cada uma delas para escrever o código da macro. No caso de HdE, eu criei um macro que diz o nome do personagem que está rolando os dados e pergunta qual atributo você vai utilizar para rolar e ainda soma automaticamente o valor colocado no atributo ao valor tirado nos dados. Tudo o que você precisa fazer é copiar e colar os macros abaixo.

Para rolagens normais, digite: &{template:default} {{name=Rolagem Normal de @{Nome} }}{{ ?{Escolha o Atributo| Potência, [[2d6 + @{Potência}]] |
Influência, [[2d6 + @{Influência}]] |
Precisão, [[2d6 + @{Precisão}]] | Defesa, [[2d6 + @{Defesa}]] | Razão, [[2d6+ @{Razão}]] } = Se o resultado for maior ou igual que [[9]], então você foi bem sucedido. }}
Para rolagens com vantagem, digite: &{template:default} {{name=Rolagem de Vantagem – @{Nome} }}{{ ?{Escolha o Atributo| Potência, [[3d6k2 + @{Potência}]] |
Influência, [[3d6k2 + @{Influência}]] |
Precisão, [[3d6k2 + @{Precisão}]] | Defesa, [[3d6k2 + @{Defesa}]] | Razão, [[3d6k2 @{Razão}]] } = Se o resultado for maior ou igual que [[9]], então você foi bem sucedido. }}
Para rolagens com desvantagem, digite: &{template:default} {{name=Rolagem de Desvantagem – @{Nome} }}{{ ?{Escolha o Atributo| Potência, [[3d6kl2 + @{Potência}]] |
Influência, [[3d6kl2 + @{Influência}]] |
Precisão, [[3d6kl2 + @{Precisão}]] | Defesa, [[3d6kl2 + @{Defesa}]] | Razão, [[3d6kl2 + @{Razão}]] } = Se o resultado for **maior ou igual que [[9]], então você foi bem sucedido. }}

E pronto, os macros estão funcionando! Tudo o que você vai precisar agora são de jogadores e uma aventura. Fica colando aqui na espaço mítico que em breve eu vou postar uma aventura one-shot que você pode usar para jogar HdE com a galera.

Se puder, #FiquemEmCasa!

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