Jogando Heróis de Electrum via roll20

Salve, salve quarentenados! Eu sou o Joka e esta é a coluna Espaço Mítico desta semana. Hoje vou apresentar para vocês, como configurar o roll20 para jogar Heróis de Electrum!

Aviso: Este artigo foi editado do original que foi postado no dia 19 de julho devido ao lançamento da ficha oficial do HdE no Roll20 pelo Daniel Tschiedel.

Devido a quarentena, muitos de nós ficamos impossibilitados de jogar RPG presencial devido as recomendações da OMS. Mas é difícil passar tanto tempo isolado sem o contato social que o RPG nos proporciona ao jogar. Por isso, plataformas de Virtual Table Tops, ou VTTs (em português, Mesa de Jogo Virtual) se tornaram imprescindíveis neste momento. Uma das ferramentas de VTTs que tem bastante acessibilidade é o Roll20. Conhecido de muitos que já jogam online e agora difundido amplamente nesta quarentena.

Por isso, recentemente organizei uma mesa para jogar Heróis de Electrum (HdE) com amigos e acabei esbarrando com algumas limitações iniciais para quem não tem conhecimento técnico do uso deste tipo de ferramenta digital. No entanto, agora todos esses problemas foram resolvidos devido ao lançamento da ficha oficial do HdE no roll20! E como muitos de vocês já ficaram sabendo pelas redes sociais, ela não veio sozinha. Você também já pode encontrar a ficha de Crianças Enxeridas para usar no seu próximo jogo via VTT.

Por isso, vou usar este espaço para apresentar estas fichas e suas funcionalidades. Mas não irei entrar em todos os pormenores para utilizar o roll20, pois acredito que há guias muito melhores e mais aprofundados. Se precisar de um guia aprofundado de como usar este VTT, eu aconselho os vídeos do canal de youtube Mestre Taverneiro. Mais especificamente o ROLL20 – TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA JOGAR e ROLL20 – MESTRE ONLINE COMO NUNCA ANTES / TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA MESTRAR.

Criando uma Campanha de Heróis de Electrum

Se você possui uma conta e já tem um perfil no roll20, tudo que você precisa fazer é ir em “Início” e apertar o botão “Criar Novo Jogo”. Lá, vai aparecer para você colocar o nome da sua campanha para que outros jogadores a encontrem, tags para facilitar a procura dela por palavras chaves e embaixo do botão “Estou pronto, Crie o jogo!” estará a mensagem “Opcional: Escolha uma ficha de Personagem”. Neste campo, você deverá escrever ou procurar manualmente a ficha de HdE que está batizada de Heroes of Electrum. Já a de Crianças Enxeridas o seu nome está em português. Deixe a ficha marcada como “Nenhum” e após isso pode criar seu jogo.

Após criado o jogo, vai abrir a página da sua campanha. Nela, haverá uma série de funções interessantes que você pode mexer e se aprofundar antes de começar a jogar. Observe a imagem abaixo para entender. Em 1, é possível mudar a imagem da capa da campanha, para deixar ela mais estilizada como a que coloquei nessa campanha exemplo. Em 2 fica o botão para iniciar a mesa do seu jogo e esperar seus jogadores acessarem. No 3 você pode marcar no calendário quando será a próxima sessão do jogo de vocês e ficar visível a todos. No 4 você pode colocar uma sinopse do que consiste sua campanha. E finalmente no item 5, você pode criar tópicos no fórum da campanha. Aqui é excelente para o resumo do que aconteceu na sessão, criar espaços para os jogadores e você tirar dúvidas, colocar informações e outros detalhes “pós-jogo” ou “pré-jogo” como regras da casa, links de material e assim por diante. Vamos seguir adiante e iniciar nosso jogo clicando no botão onde está destacado o item 2.

Etapa 2

A Ficha de Heróis de Electrum

Ao iniciar o jogo vai aparecer uma tela muito semelhante a imagem abaixo. Você vai clicar no botão da aba de opções destacado no item 1 chamado Diário. Nele você vai poder criar as fichas de personagens que serão utilizadas pelo seu grupo e é aqui que a coisa começa a ficar interessante. Ao clicar no botão do item destacado 2, vai aparecer uma janelinha escura com três opções: Personagem, Panfletos e Pasta. O primeiro cria uma ficha em branco para ser editada, o segundo cria os chamados handouts, ou simplesmente aqueles materiais extras que usamos na nossa mesa de jogo para mostrar algo que simplesmente descrevendo através de nossa narração não teria o mesmo impacto como a imagem de um Personagem Não Jogador (PNJ), uma carta ou pista encontrada pelos jogadores, o que sua imaginação permitir! A última opção serve para criar pastas para separar esses materiais de maneira organizada por você, como criar uma pasta só para os jogadores, outra só para PNJ, outra só para extras de determinadas aventuras, o que preferir. Nesse ponto, criem uma ficha em branco para editarmos.

Etapa 3

Ao criar a ficha, vai aparecer uma ficha em branco semelhante a essa que vocês podem ver nesta imagem. Nela vocês vão poder colocar o nome do personagem (item 1), definir quem dos jogadores pode ver a ficha ou se ela é exclusiva do narrador (item 2), definir também quem pode editar e controlar a ficha da mesma maneira que no item 2 (item 3), escrever a história e/ou a descrição de seu personagem (item 4) e por fim colocar uma imagem para representar seu personagem (item 5). Após tudo for feito, aperte em Save Changes.

Etapa 4

Para facilitar, eu vou criar um personagem exemplo, o Homem-Aranha, e ele servirá como modelo desta ficha de agora em diante. Após criada a ficha, vai aparecer esta tela logo abaixo com duas abas. Uma de Bio & Info, que vai constar as informações que você quer mostrar como a imagem e a história/descrição que você escreveu e a outra é a Character Sheet. Nesta última que colocaremos as informações da ficha de personagem como atributos, valores, caixas de condição e assim por diante. Como estamos criando um jogo de HdE, utilizaremos a ficha criada pelo Daniel!

Agora clique na aba Character Sheet e vamos começar a preencher nossa ficha de personagem. Na coluna da esquerda, você pode colocar os dados do seu herói como Nome, Codinome, Origem, Objetivo e Fraqueza. Na coluna dos Atributos, a direita, dá para colocar os valores que foram distribuídos na construção do personagem. Se apertar na figura do d6, irá aparecer uma caixa de diálogo onde será questionado se você tem vantagem ou desvantagem. Escolha a que o seu narrador definir no momento e aperte submit. Na janela do chat do roll20 irá aparecer esta mensagem como mostra na figura abaixo.

A macro da ficha automaticamente irá mostrar o nome do personagem que fez a rolagem, qual o atributo envolvido no teste e o valor do resultado da rolagem. E abaixo de tudo, se a personagem teve sucesso ou fracasso na rolagem, que é determinado quando se superar ou iguala 9 na jogada. Se quiser saber quais foram os valores tirados no dado, basta passar o ponteiro do mouse por cima do número do resultado da rolagem e o programa irá mostrar o que você rolou em cada d6.  No exemplo acima foi um 2+4 (+2 da Precisão), o azar crônico do nosso protagonista parece que ocorre aqui também, rs.

Abaixo disso tudo, a ficha também possui um campo para você marcar as condições da personagem como Atordoado, Abalado e etc. Um campo para adicionar os poderes e uma caixa de anotações que o jogador pode usar para fins diversos.

A Ficha de Crianças Enxeridas

E aproveitando o embalo, vou mostrar para vocês também a ficha oficial de Crianças Enxeridas disponível no roll20. É possível ver na imagem abaixo que a ficha é dividida em três colunas. No seu cabeçalho está o Nome e o Arquétipo da sua Criança Enxerida. Na coluna da direita estão os atributos, que podem ser preenchidos conforme as regras do livro e ainda vem com uma orientação de que devem totalizar 25 pontos. Ao lado de cada atributo também está um botão para rolar o teste em cada um deles. Sempre que ativar um destes botões, assim como na ficha de HdE, aparecerá uma caixa de diálogo questionando se você tem vantagem ou desvantagem. Apertando submit, também irá mostrar na janela do chat quem foi a personagem que rolou, qual o atributo envolvido, o valor tirado no dado e se ela teve sucesso ou fracasso na rolagem. Tudo agilizado para que os jogadores e narrador só tenham que se preocupar com a narrativa.

Na coluna central, o jogador pode adicionar Equipamentos que a sua criança esteja carregando e também colocar as Consequências que ela tenha sofrido. E assim como na de HdE, há um campo somente para que o jogador possa fazer anotações. Abaixo disso tudo está a caixa de condições. Sempre que um personagem sofrer dano, ele pode colocar de qual tipo neste espaço, exatamente como na ficha original.

Agora tudo o que você vai precisar são de jogadores e uma aventura. Fica colando aqui na Espaço Mítico e na Caixa do Lima que em breve eu vou postar uma aventura one-shot que você pode usar para jogar HdE com a galera ou encontrar mais aventuras e cenários para Crianças Enxeridas!

Se puder, #FiquemEmCasa!

Deixe uma resposta