Isekai RPG: League of Legends – Demacia Parte 1

Olá pessoas! Aqui é o Tio Lipe e bem-vindos novamente ao Santuário do Mestre. Após algumas discussões internas sobre o que escrever em seguida, sugeriram-me algo diferente: “que tal adaptar os personagens de um game para o Isekai RPG?”. Após pensar sobre o assunto, acabei decidindo fazê-lo e escolhi um game que joguei muito no passado e pelo qual ainda tenho muito carinho por suas personagens. Estou falando de League of Legends e hoje adaptarei algumas das suas personagens para o Isekai RPG.

League of Legends para o Isekai RPG: Demacia 1 | Demacia 2

Conhecendo o League of Legends

Caso ainda não saibam do que se trata, League of Legends (ou apenas LoL) é um jogo para computador do estilo MOBA (multiplayer online battle arena) onde dois times de cinco jogadores, controlando uma única personagem cada, se enfrentam numa arena específica com o objetivo de destruir o núcleo da base inimiga a fim de vencer a partida. Sua premissa pode parecer simples, mas ele possui um game play extremamente profundo e que exige bastante dos jogadores conforme se aprofundam em suas mecânicas ou tentam se aventurar em seu modo competitivo. E é justamente por causa do seu competitivo que LoL atrai multidões em seus eventos e torneios, sendo atualmente o maior game de e-sport do mundo.

Entretanto, outro fator que chama bastante atenção de diversos jogadores é o cenário e a história por trás do jogo original. A medida que novos modos de jogo, eventos especiais e personagens são adicionados ao seu conteúdo, o background do mundo é progressivamente expandido e revisado, tendo se tornado, após 10 anos de seu lançamento, algo cativante e profundo. Runeterra, como é chamado o mundo aonde as personagens de LoL vivem, é um lugar fantástico, com diversos reinos, facções e mistérios ainda a serem revelados, sendo um ótimo cenário para ser explorando numa campanha de RPG.

Adaptando League of Legends para o Isekai RPG

Quando comecei a pensar nesta adaptação, o maior problema que tive foi justamente em como adaptar as habilidades das personagens do jogo para o Isekai RPG sem torná-lo complexo demais. Tendo muitas mecânicas focadas em posicionamento, a grande maioria das habilidades das personagens de LoL envolve, de alguma forma, a movimentação das personagens, não sendo compatível com o modelo de movimentação aberto do Isekai RPG. Desta forma, precisei alterar a forma como o movimento funciona no sistema, tornando-o mais tático. Esta mudança acabou tornando o Isekai RPG mais complexo que o ideal, mas consegui trazer parte da essência mecânica do League of Legends para a mesa.

Movimento, alcance e área

E quais foram as mudanças? A principal delas é que a movimentação em combate não é mais livre, ocorrendo agora num plano hexagonal que vamos chamar de arena de batalha. Todo combatente ocupará um hexágono da arena e poderá realizar até duas ações por rodada: uma ação principal, que envolve atacar ou usar uma habilidade, e uma para se mover, podendo se deslocar até 3 hexágonos por rodada (algumas habilidades permitem alterar este valor ou até a forma de se mover). Resumindo: todo combatente terá um ataque e um movimento.

Além do movimento normal, existem algumas formas diferenciadas de se mover no combate dependendo da habilidade que a personagem use, sendo as seguintes:

  • Investida: trata-se de um efeito onde a personagem se desloca uma quantidade específica de hexágonos sem gastar o seu movimento. Investidas sempre ocorrem em linha reta e obstáculos em seu caminho são ignorados, mas quaisquer efeitos que estejam afetando a área que a personagem cruzar a afetará.
  • Teleporte: trata-se de um efeito onde a personagem se desloca instantaneamente de um hexágono para outro dentro do alcance definido pela habilidade. Teleportes ignoram obstáculos e efeitos nas áreas que foram atravessadas, afetando apenas os hexágonos de partida e chegada.

A segunda mudança envolve as formas de atacar, principalmente no que diz respeito ao alcance e área de algumas habilidades. Toda personagem agora tem uma característica extra que define como o seu ataque base normalmente será feito, podendo ser engajado (usará Físico ou Agilidade, tendo alcance 1) ou distante (usará Agilidade ou Intelecto, tendo alcance 5). O alcance informa quantos hexágonos de distância da personagem o seu alvo poderá estar para poder ser atacado (caso o ataque da personagem tenha alcance 5 e o alvo esteja a 3 hexágonos de distância dela, por exemplo, ele poderá ser atacado). Já a área informa quantos hexágonos de raio no entorno do hexágono escolhido como alvo de uma habilidade será capaz de afetar (área 0 implica que a habilidade acerta apenas o hexágono alvo no alcance; já área 1 acerta o hexágono alvo mais todos imediatamente a sua volta).

Níveis e Habilidades

A terceira mudança está na forma como os níveis e o ganho de habilidades funcionam. Seguindo o modelo da minha adaptação de Império de Jade para o Isekai RPG, o nível das personagens variará do 1º ao 5º, conforme a progressão descrita abaixo. Contudo, cada personagem de LoL terá seu próprio conjunto de habilidades por nível, não estando presa a uma classe específica. De fato, a classe nesta adaptação servirá mais para definir a função em combate de cada personagem, sendo a mesma que no jogo original. No 1º nível, por exemplo, cada personagem terá uma habilidade passiva, que não gasta PM para ser usada, e uma ativa, começando com duas delas e ganhando uma nova a cada nível subsequente até o 4º.

  • Atributos: distribua 25 pontos no 1º nível e some +1 num atributo a sua escolha a cada novo nível obtido.
  • Habilidades: receba uma habilidade passiva e um ativa no 1º nível, e uma nova habilidade no 2º, 3º e 4º níveis.
  • Dano: multiplique o valor inicial da personagem pelo seu nível atual.
  • PV: multiplique o valor inicial da personagem pelo seu nível atual.
  • PM: aumente um valor específico por nível conforme o valor inicial da personagem. Personagens com PM inicial igual a 4 (baixo) somam +1 a cada novo nível. Personagens com PM inicial igual a 6 (médio) somam +1 a cada nível par (2º e 4º) e +2 a cada nível ímpar (3º e 5º). Personagens com PM inicial igual a 8 (alto) somam +2 a cada novo nível. Seguindo esta proporção, ao alcançar o 5º nível, o PM inicial da personagem terá sido dobrado.

Benefícios e Condições

Por fim, usei um modelo similar ao que fiz com os benefícios e condições do Final Fantasy Tactics para D&D 5ª Edição para adaptar os status do League of Legends. Como para esta postagem estou adaptando apenas cinco personagens, nem todos os status do jogo serão abordados, mas prometo ir atualizando a lista a cada nova publicação. Atenção: efeitos iguais não se acumulam, valendo sempre o maior deles e/ou renovando a sua duração.

Segue abaixo a lista de benefícios e bônus:

  • PV temporários: receba uma quantidade de Vigor extra por uma duração específica ou até serem zerados devido ao dano, o que ocorrer primeiro. Todo dano recebido deverá primeiro diminuir os PV temporários para só então afetar os PV da personagem. Não é possível curar PV temporários.
  • Redução de Dano: diminua o dano total recebido pela personagem a cada ataque num valor específico.

Segue abaixo a lista de condições e penalidades:

  • Arremessado: o alvo é jogado para cima (permanece no mesmo hexágono) ou numa direção específica (a quantidade de hexágonos varia conforme a habilidade), perdendo o seu movimento no próximo turno.
  • Atordoado: o alvo não pode atacar e se mover no seu próximo turno. Atacar um alvo com esta condição concede vantagem.
  • Imobilizado: o alvo não pode se mover por uma duração específica.
  • Lentidão: o alvo diminui a quantidade de hexágonos que pode ser mover pela metade (arredonde para baixo; mínimo de 1).
  • Provocado: o alvo fará de tudo para atacar a fonte da sua provocação por uma duração específica, gastando o seu ataque e movimento apenas com esta finalidade. Não se pode usar habilidades enquanto estiver sob os efeitos desta condição.
  • Silêncio: o alvo não pode usar habilidades ativas por uma duração específica (efeitos passivos e de habilidades usadas anteriormente continuam funcionando).

Personagens de Demacia

Para esta adaptação, decidi que a cada postagem apresentarei cinco personagens icônicas de cada região de League of Legends, começando com a honrada Demacia. Lembre-se que as características das fichas estão calculadas para o 1º nível, devendo-se aumentá-las conforme a progressão descrita anteriormente. Atenção: algumas habilidades têm em sua descrição, entre colchetes “[ ]”, o cálculo do valor final do bônus que elas fornecem conforme o nível da personagem (o nível sempre se refere ao de quem está usando a habilidade).

Caso Garen esteja no 5º nível e use, por exemplo, a habilidade Justiça Demaciana, ele causará um total de 30 de dano no alvo (a habilidade descreve que o dano final será igual a “[(Dano + 2) x Nível]”. Assim sendo, a equação será “[(4 + 2) x 5]”, totalizando 30 de dano).

Galio “O Colosso”

Classe: Tanque

Origem: Demacia
Ocupação: protetor da cidade
Objetivo: proteger Demacia e seus compatriotas

Físico: 9
Agilidade: 4
Intelecto: 4
Vontade: 6
Sorte: 2

Ataque: engajado (Físico; alcance 1)
Dano: 4
PV: 20
PM: 4

Habilidades:

  • Esmagada Colossal (passiva): uma vez a cada 2 rodadas, Galio carrega uma energia esmagadora em suas mãos, liberando-a ao fazer um ataque normal. Caso acerte, cause [(Dano ÷ 2) x Nível] de dano nos inimigos que estiverem nos três hexágonos adjacentes a sua frente.
  • Ventos da Guerra (1º Nível): Galio atira uma rajada vento cortante em linha (Vontade) com alcance 3. Caso acerte, cause [Dano x Nível] de dano em todos os inimigos que estejam na linha.
  • Escudo de Durand (2º Nível): Galio concentra uma energia em postura defensiva, liberando-a a sua volta (área 1). Faça um ataque mágico (Vontade) contra todos os inimigos. Caso acerte, cause a condição provocado em todos durante 2 rodadas. Além disso, independentemente de ter acertado ou não, ele receberá [Nível] de redução de dano durante 2 rodadas.
  • Soco Justiceiro (3º Nível): Galio faz um ataque em investida (Físico) contra um inimigo até alcance 3. Caso acerte, cause [Dano x Nível] de dano e arremesse o inimigo para cima.
  • Entrada Heroica (4º Nível): Galio literalmente voa para ajudar um aliado necessitado. Voe (trate como teleporte) para um hexágono adjacente ao de um aliado até alcance 10 e ataque todos os inimigos numa área 2 no entorno do local que pousar. Caso acerte, cause [(Dano ÷ 2) x Nível] de dano e arremesse todos os inimigos para cima.

Garen “O Poder de Demacia”

Classe: Lutador

Origem: Demacia
Ocupação: membro da Vanguarda Destemida
Objetivo: lutar pela honra e justiça demaciana

Físico: 10
Agilidade: 5
Intelecto: 3
Vontade: 4
Sorte: 3

Ataque: engajado (Físico; alcance 1)
Dano: 4
PV: 20
PM: 4

Habilidades:

  • Perseverança (passiva): caso Garen fique uma rodada sem receber dano ou uma habilidade inimiga, ele regenera [Nível x 2] do seu PV no início do seu próximo turno. Esta habilidade só funciona em combates.
  • Acerto Decisivo (1º Nível): Garen cura imediatamente a condição lentidão e recebe +2 no seu movimento durante 2 rodadas. Além disso, o primeiro ataque normal que acertar dentro da duração desta habilidade causará, além do dano, a condição silêncio no inimigo durante 2 rodadas.
  • Coragem (2º Nível): Garen se fortalece sempre que derrota um inimigo. Passivamente, ele recebe [Nível] de redução de dano até o seu próximo turno caso derrote um inimigo. Ativamente, ele recebe [Nível x 3] PV temporários durante 2 rodadas ou até serem zerados.
  • Julgamento (3º Nível): Garen faz um ataque engajado (Físico) em todos os inimigos a sua volta (área 1). Caso acerte, cause [(Dano ÷ 2) x Nível] de dano nos inimigos.
  • Justiça Demaciana (4º Nível): Garen invoca a fúria da justiça demaciana. Faça um ataque (Físico) contra um inimigo até alcance 2, causando [(Dano + 2) x Nível] de dano.

Jarvan IV “O Exemplo de Demacia”

Classe: Tanque

Origem: Demacia
Ocupação: príncipe herdeiro do trono demaciano
Objetivo: ser um símbolo e exemplo para os seus companheiros

Físico: 9
Agilidade: 5
Intelecto: 4
Vontade: 5
Sorte: 2

Ataque: engajado (Físico; alcance 1)
Dano: 4
PV: 14
PM: 6

Habilidades:

  • Cadência Marcial (passiva): o primeiro ataque normal que Jarvan fizer a um inimigo no combate causará +[Nível] de dano extra. O efeito desta habilidade não se soma ao das demais.
  • Ataque do Dragão (1º Nível): Jarvan faz um ataque em linha (Físico) com alcance 3. Caso acerte, cause [Dano x Nível] de dano em todos os inimigos que estejam na linha.
  • Égide de Ouro (2º Nível): Jarvan faz um ataque mágico (Vontade) contra todos os inimigos a sua volta (área 1). Caso acerte, cause a condição lentidão em quem for acertado durante 2 rodadas. Além disso, independentemente de ter acertado ou não, ele receberá [Nível] de redução de dano durante 2 rodadas.
  • Estandarte Demaciano (3º Nível): Jarvan invoca o orgulhoso estandarte de Demacia até alcance 5, fornecendo +1 nos testes de ataque de si mesmo e de todos os aliados numa área 5 durante 5 rodadas. Mudar a posição do estandarte exige usar a habilidade novamente. Além disso, caso o estandarte esteja no alcance da habilidade Ataque do Dragão, Jarvan imediatamente fará uma investida até ele, ficando no mesmo hexágono do estandarte.
  • Cataclisma (4º Nível): Jarvan salta sobre um inimigo e o ataca engajado (Físico) com força suficiente para deformar o terreno em volta deles. Caso acerte, cause [(Dano ÷ 2) x Nível] de dano no alvo do ataque e em todos os inimigos no entorno do alvo (área 1), prendendo-os numa cúpula de terra em torno da área afetada. Esta cúpula é indestrutível, mas dura apenas 2 rodadas. É impossível entrar ou sair de dentro dela, a menos que a pessoa use uma habilidade com as propriedades investida ou teleporte.

Luxanna “A Dama da Luz”

Classe: Maga

Origem: Demacia
Ocupação: feiticeira demaciana (segredo)
Objetivo: “protegerei minha terra natal mesmo que precise revelar a minha magia”

Físico: 2
Agilidade: 5
Intelecto: 10
Vontade: 6
Sorte: 2

Ataque: distante (Intelecto; alcance 5)
Dano: 6
PV: 8
PM: 6

Habilidades:

  • Iluminação (passiva): todo ataque normal que Lux acertar num inimigo acumula uma marca luminosa, durando até 2 rodadas. Caso ela acerte um ataque ou habilidade num inimigo marcado, cause +[Nível] de dano extra nele. Um inimigo pode acumular uma única marca de luz por vez.
  • Ligação da Luz (1º Nível): Lux faz um ataque mágico em linha (Intelecto) com alcance 8. Caso acerte, cause [(Dano ÷ 2) x Nível] de dano em até dois inimigos que estejam na linha e aplique neles a condição imobilizado durante 2 rodadas.
  • Barreira Prismática (2º Nível): Lux lança a sua varinha e uma luz envolve ela e um aliado à sua escolha até alcance 8, fornecendo [Nível x 3] PV temporários durante 5 rodadas ou até serem zerados.
  • Singularidade Lucente (3º Nível): Lux lança uma bola de luz até alcance 8, explodindo-a. Faça um ataque mágico (Intelecto) afetando todos os inimigos numa área 1. Caso acerte, cause [(Dano ÷ 2) x Nível] de dano em quem for acertado. Como opção, Lux pode explodir a bola de luz no seu próximo turno, sem gastar ação, causando [Dano x Nível] de dano. Enquanto não explodir, a bola de luz deixa todos os inimigos na sua área sob a condição lentidão (teste o ataque apenas quando a explodir; inimigos que saiam da área antes da explosão não serão afetados).
  • Centelha Final (4º Nível): Lux concentra um poderoso feixe de luz, atirando-o na sua frente. Faça um ataque mágico em linha (Intelecto) até alcance 10. Caso acerte, cause [(Dano ÷ 2) x Nível] de dano em todos os inimigos que estejam na linha.

Poppy “A Guardiã do Martelo”

Classe: Tanque

Origem: Bandópolis
Ocupação: guardiã do materno de Orlon
Objetivo: encontrar o lendário “Herói de Demacia”, dono legítimo do seu martelo

Físico: 9
Agilidade: 5
Intelecto: 3
Vontade: 5
Sorte: 3

Ataque: engajado (Físico; alcance 1)
Dano: 4
PV: 20
PM: 4

Habilidades:

  • Embaixadora de Ferro (passiva): uma vez a cada 2 rodadas, Poppy pode fazer um ataque arremessando o seu broquel (Físico) contra um inimigo até alcance 3. Caso acerte, cause [Dano x Nível] de dano no inimigo e ela recebe [Nível x 3] PV temporários durante 2 rodadas ou até serem zerados.
  • Choque do Martelo (1º Nível): Poppy faz um ataque normal com o seu martelo contra um inimigo. Caso acerte, cause [Dano x Nível] de dano e a condição lentidão durante 2 rodadas.
  • Presença Inabalável (2º Nível): passivamente, Poppy recebe [Nível] de redução de dano caso seu PV esteja abaixo da metade. Ativamente, pode-se usar esta habilidade para criar uma aura protetora a sua volta (área 1) que impede todos os inimigos de entrar nela até o próximo turno da Poppy (aqueles que já estiverem dentro da aura quando ela for criada permanecem).
  • Investida Heroica (3º Nível): Poppy faz um ataque em investida (Físico) contra um inimigo até alcance 3. Caso acerte, cause [Dano x Nível] de dano e a condição atordoado no inimigo.
  • Veredito da Guardiã (4º Nível): Poppy canaliza a força do seu martelo lendário e a arremessa (Físico) contra um inimigo até alcance 5. Caso acerte, ela causa [Dano x Nível] de dano e o inimigo é arremessado 5 hexágonos para longe de Poppy.

Fechamento

E por hoje é isso. Para quem já conhece as minhas adaptações e um pouco de League of Legends, algumas escolhas mecânicas que adotei serão bem óbvias (o modelo de benefícios e condições de FFT; a arena de batalha dividida em hexágonos inspirada em TFT, um jogo diretamente derivado de LoL). O objetivo, no final, era criar uma adaptação com uma boa dose de posicionamento tático em combates, mas que ainda fosse simples como é a base do Isekai RPG.

No mais, conforme já havia adiantado, pretendo tornar esta postagem numa série, postando novas fichas de outros personagens por localidade como fiz para os demacianos e ir atualizando o seu conteúdo conforme novos elementos específicos forem surgindo. No mais, espero que tenham gostado, usem as fichas em seus jogos e retornem para dar aquele feedback maroto.

Até and Bye…


Atualização 01 (19/02/2020): alterado as características básicas de algumas personagens. Corrigido o dano causado por algumas habilidades. Corrigida a duração da habilidade Embaixadora de Ferro (Poppy).

Atualização 02 (09/03/2020): revisão geral no texto das habilidades. Revisão no alcance das habilidades de Lux. Revisão no alcance da habilidade Justiça Demaciana (Garen). Revisão na duração da habilidade Choque do Martelo (Poppy).

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