Índice Crianças Enxeridas Mundos Colidem

Olá, eu sou o Lima, Raphael Lima. 

 

Saudações 2d20 (rolando mente com vantagem) Crianças Enxeridas que acompanham essa coluna traquina, conhecida nesta comunidade como A Caixa do Lima. Nesta segunda postagem do ano de 2020.2 venho trazer para vocês um índice de todas as postagens e materiais do Crianças Enxeridas RPG. Esse é um pedido da galera que joga no CE e quer indicar para outras pessoas, e não quer ficar catando postagens soltas pelo site e links pelo Dungeonist e no Drive Thru RPG. Então venho dizer a vocês, que os seus problemas acabaram! Estou trazendo para vocês o Índice Crianças Enxeridas do Mundos Colidem. 

versão impressa do Crianças Enxeridas

O QUE É CRIANÇAS ENXERIDAS RPG?

A maioria das pessoas em sua infância acompanharam desenhos animados onde um grupo de crianças ou adolescentes investigam fatos misteriosos em seu bairro ou cidade, e em muitas dessas crianças, havia o imaginário popular do seu bairro, as lendas que os adultos contavam para manter as crianças longe de alguns locais, nos quais elas não deviam ir, e nem sobre coisas que elas deviam saber. Mas muitos de nós somos Crianças Enxeridas e decidimos investigar essas lendas e viver grandes aventuras. Essa temática não está presa a apenas um grupo ou época, pois são vários desenhos animados que podemos citar ao longo dos últimos trinta ou quarenta anos, tais como Scooby-doo, Hilda, Gravity Falls e porque não Stranger Things? 

Crianças Enxeridas é um jogo de autoria do coletivo do Mundos Colidem desenvolvido para ser jogado com crianças, e nasceu das sessões de RPG no sábado a noite com a minha filhota Marianna, e com a proposta de abordar de forma simples a temática das referências acima, mas o jogo ganhou jogadores de todas as idades e locais, tanto que o mesmo em sua versão minijogo já está disponível em inglês, francês, espanhol e italiano no Drive Thru RPG. A versão em português do minijogo vocês podem encontrar gratuitamente no Dungeonist, acompanhado de muitos materiais de suporte: aventuras (A Lenda do Alma de Gato, Horror em Sanhauá, A Ilha do Sapo Rei e Aventura na Terra da Imaginação), ficha de personagens, cartas de condições e miniaturas de papel. 

Sistema

O Crianças Enxeridas (CE) usa um sistema de regras desenvolvido pelo Mundos Colidem carinhosamente apelidado de Lima System, o mesmo dá vida aos minijogos do coletivo que podem ser encontrados no Drive Thru RPG e no Dungeonist no modo Pague o Quanto Quiser. No CE o sistema funciona com o uso de dois dados de vinte lados (2d20), os jogadores podem escolher entre quatro arquétipos para os seus personagens: Esportista, Nerd, Líder e o Café com Leite. Cada personagem possui cinco atributos: Corpo, Mente, Carisma, Sobrevivência e Curiosidade, onde os jogadores devem distribuir vinte e cinco pontos, podendo ter cada atributo um valor máximo de treze pontos. No CE o narrador não rola dados, os jogadores devem superar as dificuldade rolando o dado somando o resultado com o seu atributo, e superando a dificuldade fixa de quinze. 

A Edição Expandida

A segunda edição do Crianças Enxeridas contém o mesmo conteúdo de regras, mas com o acréscimo de um capítulo voltado para a explicação de O que é RPG? e um outro para orientar como narrar as suas histórias usando as regras do Crianças Enxeridas. Essa edição ilustrada por Leander Moura e a sua pegada de Terror Infantil (quem disse que crianças não gostam de uma boa história de terror) e diagramada por Petras Furtado, ambos participantes da produção da primeira edição do Crianças Enxeridas. E tem a proposta de ser um livro didático voltado para iniciantes e contém 50 páginas, em uma diagramação nostálgica lembrando um caderno escolar, ideal para fazer anotações nas bordas e colar adesivos. 

MÓDULOS BÁSICOS

  1. Minijogo em português;
  2. Minijogo em inglês;
  3. Minijogo em espanhol;
  4. Minijogo em italiano;
  5. Minijogo em francês;
  6. Livro Básico em formato digital;
  7. Livro Básico edição especial em formato digital;
  8. Livro Básico em formato físico.

AVENTURAS

  1. A Lenda do Alma de Gato;
  2. Horror em Sanhauá;
  3. A Ilha do Sapo Rei;
  4. Aventura na Terra da Imaginação. 

ADAPTAÇÕES

  1. Hilda;
  2. Gravity Falls;
  3. Stranger Things;
  4. Scooby-Doo.

FERRAMENTAS DO SISTEMA

  1. Construindo Desafios;
  2. Usando a Árvore de Eventos;
  3. Construindo Personagens e Cenários.

FICHAS E ACESSÓRIOS

  1. Ficha de Personagem;
  2. Árvore de Eventos;
  3. Cartas de Condições;
  4. Miniaturas de Papel 01;
  5. Miniaturas de Papel 02.

CONCLUSÃO

Crianças Enxeridas tem a proposta de ser um RPG simples, para ser jogado com crianças ou em jogos para introdução de novos jogadores no RPG. Onde posso saber mais sobre o Crianças Enxeridas? Tem um artigo maravilhoso do Jaum sobre o Crianças Enxeridas e a sua experiência narrando Scooby-Doo. E há um episódio no Café com Dungeon sobre o Crianças Enxeridas que vale a pena ouvir e as sessões de jogo nos canais do Vertente Geek, Casa Velha RPG e Clube do XP. Encerrando o papo de hoje, aconselho a todos vocês a tomarem a vacina quando for a vez de vocês, e não furem a fila. 

 

Até Breve e Defendam o SUS.

 

😉

Deixe uma resposta