D&D da Grow

Olá Aventureir@s! Eu sou o DM Quiral, e estamos de volta em nossas experimentações no Laboratório do Alquimista no Mundos Colidem! No capítulo de hoje venho resgatar um jogo incrível, que está caindo de novo na graça da comunidade D&Dzista: “O D&D da Grow”.

Planejamento

O D&D da Grow, também conhecido como “D&D caixa preta”, foi lançado no Brasil em 1993, e foi o primeiro e único D&D clássico que chegou em terras tupiniquins em Português-BR. Ele foi originalmente planejado para funcionar como um módulo introdutório ao jogo Dungeons & Dragons Rules Cyclopedia, ambos lançados nos EUA em 1991. Enquanto a D&D Rules Cyclopedia consistia em um jogo com níveis de personagens de 1 ao 36, e um grande volume de conteúdo, a caixa preta era seu módulo simplificado, com níveis de personagens de 1 ao 5.

Linha do tempo

Após o lançamento comercial do primeiro D&D (1974), os designers da TSR trabalharam em duas linhas paralelas. Enquanto Gary Gygax buscava melhores parâmetros para um jogo com maior poder de customização com seu Advanced Dungeons & Dragons 1e, Holmes foi o designer responsável por uma ideia de caixa de jogo introdutória, chamada Dungeons & Dragons Basic, com níveis de personagens de 1-3. O objetivo era funcionar como uma porta de entrada mais acessível a novos jogadores, que depois buscariam continuidade no hobby com o novo AD&D de Gygax ou no D&D original (D&D0e). Mas o sucesso desse módulo básico foi tão grande, que a TSR decidiu criar uma linha independente, que eu optei por chamar de “D&D clássico”. Moldvay e Cook trabalharam juntos nesse projeto, que culminou em duas caixas lançadas em 1981, a famosa caixa magenta (D&D Basic), com níveis de personagens de 1 a 3, e a caixa azul (D&D Expert), com níveis de personagens de 4 a 14. Juntos formavam o conteúdo: D&D B/X.
Caso você tenha interesse, eu fiz uma resenha sobre a caixa magenta no canal:

Este material foi revisado e lançado como um novo produto em 5 caixas de jogo Basic, Expert, Companion, Masters, Imortals. Juntos, formavam o conteúdo D&D BECMI, sendo a primeira caixa da série (a básica), a famosa “caixa vermelha”, que foi a porta de entrada de muitos veteranos do RPG aqui no Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

Em 1991 foi então lançado nos EUA uma revisão e compilação de todas essas caixas em um único TOMO, que consiste (em minha humilde opinião), no mais completo conteúdo de D&D que temos em um único livro, a D&D Rules Cyclopedia. O seu módulo introdutório, a caixa preta da Grow, foi lançada aqui no Brasil em 1993, e a linha do tempo dessa história está compilada nesta imagem:

 

 

 

 

 

 

 

 

Conteúdo

O D&D da Grow consiste em uma caixa de jogo, com a incrível arte de capa de Jeff Easley, com o seguinte conteúdo:

  1. Cartilhas com guia para jogar
  2. Um aventura introdutória (A Dungeon de Zanzer)
  3. Um livro de regras (64 páginas)
  4. Divisória do DM
  5. Um mapa colorido da Dungeon de Zanzer
  6. Dezenas de miniaturas de papel
  7. Um set de dados poliédricos

Renascimento do D&D da Grow

Uma nova onda tem tomado a comunidade D&Dzista, pois esse jogo (o livro de regras, de 64 páginas) é perfeitamente aplicável como sistema para a experiência de D&D old school. E dessa temos um livro de regras simples, prático e em português. Portanto, se ainda não começou: “OSR seu hobby“!

Caso queira ver um vídeo sobre essa famosa caixa preta, eu fiz uma resenha no canal:

Por fim, se tiver interesse em acompanhar mais do conteúdo que produzo, segue minha árvore de linkshttps://linktr.ee/dm_quiral

“TUDO É XP”

0 Comentários

  1. A imagem do fluxograma (e outras) não está ampliando.

    Prof. Gilson

  2. Marcussays:

    Nossa, quanto será que vale um jogo destes hoje né?

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