Crianças Enxeridas RPG: regra de sanidade, habilidades, arquétipos e equipamentos para Stranger Things

Olá, eu sou o Lima, Raphael Lima

Saudações, 3d4-2 Crianças Enxeridas que acompanham essa coluna traquina, conhecida na comunidade como A Caixa do Lima. No nosso terceiro encontro do ano de 2020 continuaremos falando sobre Crianças Enxeridas RPG (ainda não conhece? tá marcando touca rapaz!), mas dessa vez vamos apresentar algumas sugestões para ambientar as suas aventuras no universo de Stranger Things.

Nos capítulos anteriores desta coluna, conversamos sobre: Crianças Enxeridas RPG: jogando Hilda e usando o atributo Sobrevivência e Crianças Enxeridas RPG: acrescentando arquétipos e inserido habilidades em Gravity Falls. Na primeira postagem, apresentei possibilidades para o uso do atributo Sobrevivência durante as sessões de jogo. E na segunda postagem, apresento alguns arquétipos adicionais para os seus jogos, além de habilidades especiais para os personagens.

Nesta série de postagens usando os desenhos animados que influenciaram a construção deste jogo, a proposta é apresentar regras rápidas de ambientação para emular os seus jogos de Crianças Enxeridas nos cenários propostos, e não fazer uma adaptação completa até os últimos detalhes — além de apresentar formas de hackear o sistema.

No encontro de hoje vamos apresentar regras de sanidade para quem quiser ir enfrentar o Demogorgon, regras de equipamentos e habilidades únicas e condições de saúde para os personagens. A base para a construção desta proposta é a terceira temporada da série e o jogo Stranger Things: The Game para android, embora os fãs da série e do jogo, venham a notar algumas pequenas diferenças em relação às duas fontes, pois tomei a liberdade de mudar algumas coisas para manter o equilíbrio nesta proposta, além de fazer algumas coisas que considero radicais.

Então, antes de adentrar a adaptação, gostaria de agradecer ao Coletivo de RPG Girls de BH, que mestrou uma aventura de Crianças Enxeridas RPG no Dia Nacional do RPG, no último dia 16/02/2020, no Pixel Bar em BH, e que foram essenciais para esta postagem, em especial pela ideia das cartas de equipamentos que a Azzeitona usou na sua mesa. Valeu meninas, a ideia de vocês me inspirou demais.

Stranger Things

(informações retiradas da Wikipédia)

Stranger Things dispensa comentários e apresentações, é um fenômeno dos últimos anos que tem encantado todos os jogadores de RPG por todo o mundo, por apresentar um grupo de meninos jogando Dungeons & Dragons em meados dos anos 1980, nos Estados Unidos, e se deparando com um projeto secreto do governo que abre um portal para uma outra dimensão que dá acesso a um monstro que as crianças “carinhosamente” chamam de Demogorgon, um lendário monstro do D&D (citado na página 51 do Monster Manual da 5ª edição).

Stranger Things é uma série de televisão americana de ficção científica e terror, criada, escrita e dirigida pelos irmãos Duffer. A série se passa na década de 1980 e tem um caráter altamente nostálgico nos seus elementos que retratam o período, bem como uma trilha sonora marcante, e inúmeras referências de época. A série tem atualmente três temporadas disponibilizadas no serviço de streaming Netflix.

Primeira temporada (2016)

Em novembro de 1983, na pequena cidade de Hawkins, no estado de Indiana, um garoto de 12 anos, Will Byers, desaparece misteriosamente. A mãe de Will, Joyce, tenta freneticamente encontrar Will, enquanto o chefe de polícia Jim Hopper começa a investigar, assim como os amigos de Will: Mike, Dustin e Lucas. Uma menina psicocinética chamada Onze, que sabe o paradeiro de Will é encontrada pelos garotos. À medida em que eles descobrem a verdade, uma sinistra agência do governo tenta encobri-los, enquanto uma força mais insidiosa espreita logo abaixo da superfície.

Segunda temporada (2017)

Um ano após os eventos do desaparecimento de Will, no Halloween de 1984, o garoto volta para casa e para a companhia de seus amigos, mas ainda está conectado ao Mundo Invertido. Mesmo depois de tanto tempo, a pequena cidade de Hawkins, não está completamente à salvo e não demora muito até que fragmentos do Mundo Invertido façam seu caminho até eles novamente.

Terceira temporada (2019)

No verão de 1985, o novo Shopping Starcourt torna-se o centro das atenções em Hawkins, levando antigas lojas à falência. Os personagens estão entrando na adolescência, e vários novos interesses e romances começam a surgir. Mike e Onze, e Lucas e Max estão namorando e Steve está trabalhando em uma sorveteria no novo Shopping, mas o clima muda quando Will começa a perceber que algo está estranho na transmissão de um russo pelo rádio de Dustin.

Stranger Things tem a quarta temporada esperada para o fim de 2020.

Em 2018 a Hasbro lançou uma caixa básica de Dungeons & Dragons: Stranger Things com a aventura Hunt for the Thessalhydra, “escrita” por Mike Wheeler. A caixa contém um livro de regras, um livro de aventura, cinco fichas de personagens, um conjunto de dados e duas miniaturas do Demogorgon.

Novos Arquétipos

Crianças Enxeridas RPG possui quatro arquétipos na sua proposta: Esportista, Nerd, Líder e Café com Leite. Esses arquétipos são os básicos encontrados em temáticas de aventuras infantis, e podem ser usado em Stranger Things, especialmente nos personagens principais, Mike, Will, Dustin e Lucas. Mas para os demais personagens desta adaptação, vamos abrir o leque de arquétipos, tal como fizemos na postagem de Gravity Falls.

Arquétipos para Stranger Things
  • Irmão Mais Velho: quando as coisas ficam ruins de verdade, as crianças pedem socorro aos irmãos mais velhos. Eles fazem todos os testes de atributos com vantagem quando estão fazendo ações “contra” seus irmãos mais novos. Exemplo: Nancy Wheeler e Jonathan Byers.
  • Policial Durão: quando as coisas ficam ruins de verdade até para os irmãos mais velhos, eles têm que recorrer à força e autoridade do policial durão, que tem a habilidade especial Super Soco (veja em habilidades especiais). Exemplo: Xerife Jim Hopper.
  • Radical: é uma esportista especializada em esportes radicais, recebendo vantagem apenas nos testes de Corpo para fazer ações radicais. Exemplo: Max Mayfield.
  • Experimento de Laboratório: você foi roubada de sua família e passou por experimentos traumáticos em laboratório. E esses experimentos deixaram sequelas, entre elas um superpoder: Telecinese, Super Força, Velocidade ou similares. Exemplo: Onze.
  • Mãe: quando as coisas ficam ruins para os irmãos mais velhos, e para o policial durão, apenas a mãe pode resolver, ou perceber as coisas que são imperceptíveis para todos. A Mãe tem vantagem nos testes de Carisma “contra” todos os seus filhos. Exemplo: Joyce Byers.
  • Garoto/a popular: você é a/o popular da escola e do bairro, e a maioria te conhece, admira e quer ser como você, mas você é egoísta e só pensa em benefício próprio — mas existem momentos em que seus amigos estão em perigo e só você pode salvá-los. A/o garota/o popular tem +2 para testes de Carisma. Exemplo: Steve Harrington.

Habilidades Especiais

Em Crianças Enxeridas RPG, cada arquétipo base está relacionado a um atributo no qual ele faz as rolagens com vantagem: Esportista/Corpo, Nerd/Mente, Líder/Carisma e Café com Leite/Curiosidade. Nesta adaptação para Stranger Things, vamos inserir a mecânica de habilidades para os personagens, onde alguns dos personagens terão habilidades especiais únicas:

  • Super Soco: vantagem na ação e tirando 20 natural no dado, o alvo é nocauteado; (Editado 26/03/2020)
  • Corajosa/o: uma vez por cena, a personagem pode fazer uma ação corajosa, e ignorar todas as consequências negativas que tenha e rolar com vantagem o atributo que deseje usar para essa ação;
  • Criar distrações: vantagem na ação para desviar a atenção de até cinco alvos ao mesmo tempo, desde que estejam na mesma área. Tirando um 20 natural os alvos ficam distraídos por até 3 rodadas; (editado 26/03/2020)
  • Passar em locais apertados: você é menor que as outras pessoas, e pode passar em locais que mais ninguém consegue;
  • Telecinese: você consegue mover coisas e atingir criaturas com o poder da mente. Tirando um 20 natural no dado, você consegue mover um objeto sem que ninguém perceba, e se o alvo for uma criatura, você pode nocautear, manipular ou conversar mentalmente com ela;
  • Lábia: +2 para enganar pessoas que não sejam seus aliados;
  • Bom de Briga: você não é tão bom assim, mas quando seus amigos estão em perigo, tudo muda. Uma vez por cena, o personagem pode fazer uma ação de luta, e ignorar todas as consequências negativas que tenha e rolar com vantagem o atributo que deseje fazer essa ação;
  • Decifrar códigos: +2 em testes de mente para decifrar códigos e compreender idiomas;
  • Sentir o perigo: você é sensível ao sobrenatural, e vai sentir a presença de criaturas sobrenaturais próximas. Você pode contar aos amigos e deixar todos prevenidos, ou ficar calado e ganhar +2 na sua primeira ação contra a fonte da ameaça.

Equipamentos Únicos

Em Crianças Enxeridas RPG, os jogadores podem usar os pontos de sobrevivência para afirmar que o seu personagem tenha um equipamento plausível com o seu arquétipo e ao qual o personagem tem acesso. Se quiser saber mais, é só conferir a adaptação da Hilda para Crianças Enxeridas. Mas nessa proposta, vamos usar a ideia de equipamentos únicos que apenas um personagem (e apenas ele) possui, mas que pode ser emprestado ou doado:

  • Bicicleta: +2 para ações de fugir e ser rápido;
  • Lanterna: +2 para ações de iluminar e ofuscar;
  • Baladeira: tirando um 20 natural no dado, o alvo fica abalado por uma rodada; (editado 26/03/2020)
  • Taco de baseball: Tirando 20 natural no dado no dado, o alvo é nocauteado; (26/03/2020)
  • Skate: vantagem em ações de fugir e ser rápido. Tirando 20 natural no dado,
  • , a personagem faz uma manobra radical e recupera um ponto de Sobrevivência ou se livra de uma condição negativa; (editado 26/03/2020)
  • Câmera fotográfica: +2 para ações de fotografar e ofuscar com o flash;
  • Rádio Comunicador: +2 para ações de se comunicar a distância, o teste é necessário para saber se a comunicação não foi interceptada.

Regra de Sanidade

Encontrar com criaturas do Mundo Invertido, como o Demogorgon, pode causar danos irrecuperáveis para a mente dos personagens —  o que aconteceu com o Will Byers na primeira temporada. Em termos de regras, a exposição do personagem à fonte da insanidade faz com que o mesmo tenha que fazer um teste de sanidade, fazendo uma rolagem do atributo Mente (sem vantagem, mesmo para o Nerd). Com um sucesso, o personagem não é atingido pela insanidade. No caso de uma falha, o personagem perde temporariamente um ponto do atributo Mente; em uma segunda falha, o jogador deve fazer uma rolagem na tabela abaixo:

 

ResultadoTabela de Insanidades
1Alucinações: você está vendo coisas que os outros não podem ver (-5 para testes de mente)
2-5Perda de um dos sentidos: você perdeu um dos sentidos temporariamente (tato, paladar, olfato, visão ou audição / – 5 para testes de atributo).
6-9Fobias: você tem medo de algo, e vai correr toda vez que confrontar sua fonte de medo (-5 para testes de mente).
10-14Amnésia: você perdeu a memória temporariamente de algum evento importante (-5 para testes de mente).
15-19Desejo de comer coisas estranhas: -5 para testes de carisma.
20Histeria: crises de choro, risos, desmaios e vômitos (-5 em corpo, mente e carisma).
Recuperando Sanidade

Os personagens podem recuperar a sanidade, a princípio afastando-se da fonte de insanidade e iniciando um tratamento psicológico para cuidar do trauma. Mas deixo abaixo algumas sugestões sobre a recuperação da sanidade dos personagens:

  • O personagem só poderá recuperar os pontos do atributo Mente de acordo com a evolução dos níveis e a insanidade é permanente;
  • Os personagens podem fazer testes diários, alguns dias após escaparem da fonte de insanidade, recuperando um ponto de Mente diariamente, mas a insanidade é permanente, podendo ser recuperada com o gasto permanente de um ponto de Sobrevivência.

Conclusão

Stranger Things é uma obra especial para mim, especialmente porque me ajudou a superar um dos medos que tenho com obras do gênero desde a infância, quando fui obrigado a assistir a um filme com apenas 6 anos de idade, ficando por anos com pesadelos sobre monstros escondidos embaixo da minha cama e em locais escuros, em casa e na rua.

É até engraçado escrever sobre esse tema tantos anos depois.

E para manter a tradição da Caixa do Lima, que tal as fichas dos personagens, cartas de equipamentos, cartas de condições e cartas de habilidades especiais para você jogar essa adaptação? Gostaram da surpresa?

Prêmio Ludopedia

O nosso querido Crianças Enxeridas Edição Expandida está concorrendo ao Prêmio Ludopedia 2019, e se você curtiu o jogo e curtiu a adaptação CLICA AQUI  e vota no nosso jogo e nos demais jogos do Mundos Colidem o/

Então, minhas crianças enxeridas, nos vemos no nosso próximo encontro.

Até breve!

😉

Deixe uma resposta