Crianças Enxeridas Edição Especial

Olá, eu sou o Lima, Raphael Lima. Saudações minhas/meus 2d20 crianças/adultos traquinas que acompanham essa coluna enxerida, conhecida na comunidade como a Caixa do Lima. Notaram que o nosso dado de leitores deu uma upada? Mas por qual motivo? Bem, no último dia 18/03/2020, início da quarentena em várias cidades do país e do mundo, devido à pandemia do Covid-19, deixamos a versão do digital do Crianças Enxeridas Edição Expandida no Pague o Quanto Quiser no Dungeonist para enfrentarmos o isolamento social com muita diversão junto com nossas famílias.
E na postagem de hoje, venho trazer uma boa notícia para todos os fãs desse joguinho de investigação infantil que só precisa de 2d20, lápis, papel, borracha e uma cópia do folheto de regras de duas páginas.

Bem, é assim que a nossa história começa.

Crianças Enxeridas: O Minijogo

Em dezembro de 2018, após finalizar a nossa campanha de Hora da Aventura (lançado no Brasil pela Retropunk) que rolava nos sábados à noite, Eu e minha filhota Mari, estávamos empolgadíssimos assistindo Hilda em um serviço de streaming. Foi aí que decidi escrever um minijogo de investigação infantil com regras simples e que usasse apenas um dado — e assim nasceu a primeira versão do Crianças Enxeridas, em uma brincadeira de sábado à noite quando estávamos querendo investigar fatos sobrenaturais. Isso, porque meus filhos adoram contos de terror infantil, os seus livros favoritos são O Livro dos Tutus, Histórias Tremebundas e o Diário Perdido de Gravity Falls (esse é mais meu).

Mari, Raphael e Theo com a versão impressa do Crianças Enxeridas
O Crianças Enxeridas (CE) usa como base o sistema de regras conhecido como Lima System, e que dá vida a outros minijogos do coletivo Mundos Colidem e seus parceiros, e que vocês podem encontrar no Drive Thru RPG e no Dungeonist, ambos no modo Pague o Quanto Quiser.

No CE, o sistema funciona com o uso de dois dados de vinte lados (2d20) e os jogadores podem escolher entre quatro arquétipos para os seus personagens: Esportista, Nerd, Líder e o Café com Leite. Cada personagem possui cinco atributos: Corpo, Mente, Carisma, Sobrevivência e Curiosidade, onde os jogadores devem distribuir vinte e cinco pontos, podendo ter cada atributo um valor máximo de treze pontos. No CE, o narrador não rola dados, os jogadores devem superar as dificuldade rolando o dado somando o resultado com o seu atributo, e superando a dificuldade fixa de quinze.
A versão mínima do Crianças Enxeridas foi ilustrada por Leander Moura e diagramada por Petras Furtado, e foi traduzida para quatro idiomas (inglês, francês, espanhol e italiano) além da versão em português que está no dungeonist.

Crianças Enxeridas: Edição Expandida

Em setembro de 2019, após a excelente recepção do jogo e o retorno dos jogadores e narradores, tomamos a decisão de dar um passo à frente com o projeto Crianças Enxeridas, passo esse que foi dado após observar vários debates na comunidade sobre jogos didáticos para jogadores iniciantes. Assim, decidimos fazer uma versão expandida do CE, que foi financiada pelo site Vakinha, tendo como meta para o lançamento do livro digital, o valor de R$ 1.070,00, com uma arrecadação final de R$ 1.757,00 batendo três metas extras:

  1. miniaturas de papel no livro básico;
  2. aventura A Lenda do Alma-de-Gato no livro básico;
  3. aventura A Ilha do Sapo-Rei em PDF.

versão impressa do Crianças Enxeridas

A Edição Expandida conta com quatro capítulos e um total de 50 páginas. O primeiro capítulo, o que é RPG? traz uma apresentação simples e direta, com os tópicos o que é RPG?, O que você precisa para jogar?, e qual o Tema e o Tom do CE?

O segundo capítulo, Regras Básicas, apresenta o mesmo conteúdo de regras da versão mínima com alguns acréscimos: regra de acertos e erros críticos, a exemplificação da regra de saúde dos personagens com a adição das condições e uma sugestão para se jogar com miniaturas.

No capítulo três, O Narrador, estão reunidas algumas dicas e exemplificações de uma sessão de RPG, qual a função do narrador durante o jogo e o cenário de exemplo, A Rua do Visconde.

O capítulo quatro, Sai Daí, Moleque! apresenta a aventura introdutória A Lenda do Alma-de-Gato, e ao final, miniaturas de papel dos arquétipos dos personagens e de criaturas lendárias, como o Bicho Papão, Alma-de-Gato e Rei Rato.

A Versão Expandida do Crianças Enxeridas foi ilustrada por Leander Moura, revisada por Elisa Guimarães e diagramada por Petras Furtado, tendo sido lançada em 24 de dezembro de 2019. A versão expandida está disponível nos formatos digital, no modo Pague o Quanto Quiser e a versão física no modo de Impressão sob Demanda, ambas no Dungeonist.

Crianças Enxeridas: Edição Especial

Chegamos ao ano de 2020, uma pandemia assola todo o planeta e apesar de muitos a ignorarem e chamarem de gripezinha, ela está devastando boa parte do mundo que vivemos e o modo de vida que conhecemos. E ao término desse período, talvez o planeta não seja mais o mesmo, muito menos a forma de nos relacionarmos uns com os outros e com o nosso habitat.

Bem, todos os que nos acompanham, sabem do posicionamento político dos membros do Mundos Colidem, e que somos uma formiguinha nesse mundão, mas a forma que encontramos de inicialmente colaborar com o isolamento social, que é necessário nesse momento crítico, e que sabemos que para vários trabalhadores do mundo ele não é viável, a nossa atitude foi de liberar a versão digital do Crianças Enxeridas Edição Expandida no Pague o Quanto Quiser, inicialmente durante a quarentena, mas depois decidimos que será de caráter permanente.
E foi nos downloads desse jogo durante a quarentena — mais de 300 downloads em 5 dias — que nos veio uma grata surpresa. Recebi em meu email a mensagem de um pai, em meio o isolamento, com esse relato:

Tanto eu quanto minha filha somos iniciantes no mundo do RPG, jogamos Hora de Aventura da Retropunk e My Little Pony (Tails of Equestria). Mas queríamos algo mais simples e rápido, dei uma busca por RPGs para crianças em português e encontrei o seu, adoramos, cara, parabéns, virei seu fã, ainda mais depois que fui atrás do autor e assisti um bate papo no canal Papo de Goblin onde você falou do jogo.

Quando estou escrevendo um jogo, sempre penso sobre como gerar esse sentimento, e o Crianças Enxeridas foi especial, porque foi pensado para estreitar esse tipo de relação entre pais e filhos que queiram jogar RPG. E após um papo bacana com o Ricardo Gimenes, ele decidiu nos presentear com uma versão do Crianças Enxeridas, ilustrada e diagramada por ele, a qual batizamos de Crianças Enxeridas Edição Especial.

Crianças Enxeridas Edição Expandida - Páginas Variadas

Não tenho nem palavras para agradecer pelo presente e para descrever a emoção de recebê-lo. E espero que o CE continue tocando muitos corações e famílias pelos mundo afora. Para essa edição especial, trocamos a aventura original do livro básico pela A Ilha do Sapo Rei, para termos duas edições com aventuras diferentes.

E o resultado do Crianças Enxeridas Edição Especial vocês podem conferir no Dungeonist no modo Pague o Quanto Quiser e que em breve, vai estar no modo de Impressão sob Demanda, na mesma plataforma.

CONCLUSÃO

Gostaria de encerrar esse texto, falando para vocês da importância de manter o isolamento social neste momento, tenho visto movimentos maravilhosos da galera organizando mesas online, eventos e afins. Para quem não sabe por onde começar, existem vários vídeos no YouTube sobre como montar mesas usando as diversas ferramentas que temos disponíveis, recomendo o do Vertente Geek, e no Laboratório do Alquimista, coluna do DM Quiral, há um artigo maneiro sobre o tema que vale a pena conferir.

E gostaria de compartilhar que outro fato que nos dá força é saber que a galera na Europa, em um dos epicentros da pandemia, está começando a seguir à risca o isolamento social e jogando RPG. Ficamos muito felizes em ver os vídeos de resistência em luta e saber que o Crianças Enxeridas está colaborando nesse momento difícil, com as suas versões em espanhol (8 downloads), francês (8 downloads) e italiano (14 downloads).
E se você quiser curtir uma sessão do Crianças Enxeridas, assista à sessão no canal do Vertente Geek, comandada pela Josie Fonseca com a aventura O Resgate do Gato Amarelo.

Atualização dos dados do DTRPG 08/04/2020 às 09:38h

Até breve!

😉

Deixe uma resposta