Cortex: Marvel Heroic Roleplaying

Olá a todos os que ainda insistem em procurar alguma novidade sobre esta coluna — suas preces foram atendidas! Como diria o amigo Raphael Lima, as quests e sub-quests da vida me impedem de postar com qualquer forma de frequência e eu acabo focando apenas no trabalho de editoria do site e de diagramação dos nossos minijogos. Mas hoje eu resolvi quebrar o jejum, atualizando um post da versão original do Mundos Colidem, sobre um dos meus sistemas favoritos, cuja nova versão acaba de sair no Kickstarter: Cortex.

Marvel Heroic Roleplaying

Esta resenha é, curiosamente, sobre um sistema que em sua forma original, já não existe mais: Marvel Heroic Roleplaying. Publicado originalmente pela Margaret Weis Productions em 2012, era o mais novo RPG a utilizar o sistema Cortex, desenvolvido pela editora para jogos anteriores, como Smallville, Leverage, Firefly e Battlestar Galactica — notem que todas as primeiras adaptações do Cortex foram feitas a partir de séries de TV, populares na época. Parecia natural que os quadrinhos da Marvel fossem sua próxima escolha de conteúdo para um RPG sobre super-heróis.

Infelizmente, Marvel Heroic Roleplaying teve vida curta; o custo alto da franquia logo cobrou seu preço, junto a uma estratégia irregular de lançamento e de contexto, orientada pela própria Marvel, sobre os suplementos e conteúdos dos primeiros livros a serem lançados — que tinham como tema a saga Guerra Civil, terminada nos quadrinhos pelo menos cinco anos antes do lançamento do RPG. Apesar de ter recebido uma boa recepção da crítica especializada — tendo sido vencedor do Ennie Awards de 2012 na categoria Melhores Regras — Marvel Heroic Roleplaying foi descontinuado no início de 2013. Todas as cópias digitais foram retiradas das lojas online e apenas as cópias impressas já distribuídas puderam ser vendidas.

E em 2017, a Margaret Weis Poductions abriu mão do Cortex para seu diretor da linha editorial, Cam Banks, que iniciou em no mesmo ano um Kickstarter para a nova versão do sistema, chamada Cortex Prime.

Capa do Marvel Heroic Roleplaying RPG

Três sabores de Cortex

Essencialmente, a mecânica básica do sistema Cortex implica em lançar um grupo de dados, ligados às características do personagem, que vão de d4 até d12 e escolher dois deles, somando-os, para definir seu resultado. Quanto maior o valor, melhor. Este valor é comparado contra a rolagem de outro jogador, NPC, ou um valor arbitrário definido pelo Narrador, segundo as circunstâncias.

Todo o sistema poderia ser resumido assim, mas cada tipo de Cortex tem suas próprias nuances. Inicialmente, existiam três variantes: Dramatic Roleplaying, que surgiu na adaptação do seriado Smallville, com forte ênfase na interpretação das características pessoais dos personagens e sua relação com as tramas e reviravoltas da narrativa; Action Roleplaying, que foca em cenários de ação e resolução de problemas de maneira pragmática e astuta, usado na adaptação do seriado Leverage; e Heroic Roleplaying, usado com o universo Marvel de quadrinhos, que daqui em diante, passarei a chamar de MHR.

Após um upgrade do Cortex, pouco após o lançamento do MHR, ele passou a ser chamado de Cortex Plus, unificando a mecânica dos três modos, chamados de Cortex Plus Action, Drama e Heroic. Cada um possui regras específicas no que diz respeito às suas particularidades, mas a mecânica geral de uso dos dados foi mantida para todos.

A linha de publicações de MHR incluía o livro básico, contendo apenas as regras, com uma edição variante trazendo também a estrutura de campanha (chamada pelo sistema de Arco) de Guerra Civil, seguido de suplementos sobre os X-Men, Iniciativa Vingadores, Jovens Vingadores e Fugitivos (todos com laços narrativos em relação a Guerra Civil) e finalmente, um novo Arco — Aniquilação — com várias regras extras de combate espacial, criação de espaçonaves e sobre como lidar com eventos cósmicos.

Galactus, por exemplo.

Anatomia de um super-herói

Ficha de Wolverine

Personagens em MHR são definidos por tipos de dados: d4, d6, d8, d10 e d12. Eles funcionam em uma espécie de escala, onde d4 seria algo na escala medíocre humana — abaixo da média — e d12 seria a escala super-humana, como o poder do martelo do Thor ou um murro do Hulk durante um de seus acessos de fúria.

DadoNível
d4Fraco
d6Normal
d8Ampliado
d10Super-Humano
d12Celestial

Na criação de personagens, estes dados são distribuídos por suas Características:

Afiliações

Definem se o herói trabalha melhor quando está sozinho (Solo), em dupla (Parceiro) ou com vários companheiros (Equipe). No caso, distribui-se um d6, um d8 e um d10 entre as Afiliações. Dependendo de quem está ao seu lado, o jogador terá um destes dados para adicionar à sua Pilha de Dados.

Distinções

São três características importantes do personagem (como Sentinela da Liberdade para o Capitão América e Bilionário, Playboy, Filantropo para Tony Stark), uma delas geralmente negativa (como um Eu Estou Sempre com Raiva, do Dr. Banner). Se qualquer uma delas se aplicar à situação, o jogador acrescenta um d8 à sua Pilha de Dados.

Conjuntos de Poderes

É aqui que definimos poderes, armas, equipamentos especiais e tudo o que faz um super-herói ser super. Cada um dos poderes comuns tem uma definição no livro — ou você pode criar o seu próprio poder, embora a lista seja bem abrangente. De qualquer maneira, cada poder recebe um dado, que vai de d6 até d12.

Um bom exemplo é Wolverine, que possui um conjunto de Poderes chamado de Mutante Feral, composto de Vigor (d12), Sentidos (d10), Força (d8) e Reflexos (d8). Traduzindo, podemos dizer que ele tem Força e Reflexos Ampliados — pouco acima do limite humano; Sentidos Sobre-Humanos, que representam sua capacidade sobrenatural de perceber o ambiente ao seu redor (como seu olfato capaz de distinguir entre pessoas, robôs e até clones) e Vigor Super-Humano (alguém já viu o velho Wolvie cair de cansado?).

Personagens com mais de um Conjunto de Poder (Como o próprio Wolverine, que possui os conjuntos  Mutante Feral e Programa Arma X — de onde vêm seu esqueleto e garras de Adamantium) beneficiam-se de uma Pilha de Dados maior, já que cada Conjunto de Poder permite adicionar um dado extra à Pilha de Dados.

Especializações

Representam habilidades, perícias e conhecimentos do personagem, como Combate, Medicina ou Espionagem. A lista é curta, e representa aquele escopo bem aberto dos heróis de quadrinhos, que geralmente possuem habilidades muito acima do nível dos meros humanos, com treinamento ou prática abrangentes. São classificadas como d8 (nível de Especialista) ou d10 (nível de Mestre).

Ficha de Ciclope

As Regras

Todo o sistema de regras de MHR se resume a isso: cada Característica da ficha de personagem adiciona um dado à Pilha de Dados (às vezes mais), que é rolada; dela, escolhemos dois dados (normalmente, os de maior valor) que são somados e seu valor, comparado contra o valor do teste de um oponente, definido pelo narrador (que em MHR é chamado de Watcher, como o Vigia do universo de quadrinhos da Marvel). Em caso de sucesso, um terceiro dado é escolhido da pilha — não pelo seu valor, mas pelo seu tipo (um d8 é melhor que um d6, e assim por diante) servindo como um Efeito contra seu oponente, ou um obstáculo, para derrotá-lo ou superá-lo.

A Pilha de Dados pode ser incrementada com dados extras ou a ativação de recursos especiais dos Conjuntos de Poderes, chamados de Efeitos Especiais, que aumentam a efetividade do poder (como o raio ótico do Ciclope sendo capaz de ricochetear em várias superfícies para alcançar um alvo fora de sua visada), mas a um certo custo e Limitações, que reduzem ou “desligam” os poderes (como Tempestade sendo incapaz de usar seus poderes durante um ataque de claustrofobia), mas permitindo ao jogadores receber um Ponto de Plot pelo desconforto narrativo.

Pontos de Plot

São representados no jogo por uma ficha plástica, pedaço de papel ou qualquer marcador físico (eu gosto de usar fichas de pôquer, daquelas de lojas de 1,99) e servem para incrementar a Pilha de Dados com dados extras, ativar efeitos especiais de poderes, refazer rolagens sem sucesso e simular vários outros efeitos comuns às ações de super-herois.

O jogador as recebe quando interpreta bem o personagem ou quando usa uma Distinção contra si mesmo (como o alcoolismo de Tony Stark ou a falta de conexão do Capitão América com os dias atuais) ou quando ativa um dos Limites de seus poderes, desligando-os temporariamente.

Ficha de Tempestade

Oportunidades e Complicações

O MHR não possui sucessos e falhas críticas, mas sempre que um dado resultar em um valor de 1, ele não pode ser usado pelo jogador. É o que se chama de Oportunidade. Quando acontece com um teste do Vigia, o jogador pode usar um de seus Pontos de Plot para comprar aquele dado e adicioná-lo à sua Pilha — mas uma vez usado, ele é descartado. No caso do Vigia, quando um jogador rolar um dado (ou dados) com valor de 1, ele pode gastar Pontos de Plot para adquirir as Oportunidades e adicioná-las à sua Pilha de Dados — chamada de Pilha do Destino — para melhorar as chances de seus NPCs contra os personagens dos jogadores.

Estresse, Trauma e Complicações

Ao conseguir afetar um oponente, o dado de efeito, é usado para representar o dano físico, mental ou emocional causado no oponente, dependendo do ataque (que pode ir de um raio ótico do Ciclope até as provocações irritantes do Homem-Aranha), chamado de Estresse, quando representa ferimentos leves ou apenas incômodos e Trauma, quando representa ferimentos reais, que ameaçam a vida do personagem.

Tanto o Estresse quando o Trauma são representados por uma sequência de dados, que vai de d4 a d12. Com o Estresse a d12, seu personagem está fora de combate; com o Trauma a d12, ele está morto (que sabemos não ser algo permanente em super-heróis).

Alternativamente, o dado de efeito pode representar uma Complicação, condição que o oponente carregará por algum tempo (como ficar desarmado ou preso a escombros). Neste caso, o dado de efeito é adicionado às Pilhas de Dados de todos os que atacarem aquele oponente, até seu efeito passar.

O dado de efeito e as especializações permitem também criar recursos especiais, desde acesso privilegiado a informações (a senha para os computadores da base da Hidra) até a ajuda de aliados (“Thor vai nos acompanhar nesta missão”). É claro que estes recursos não funcionam de forma indefinida. Alguns são usados uma única vez, enquanto outros podem estender-se ao longo de uma cena ou até de uma sessão de jogo.

Existem, é claro, várias regras adicionais, mas basicamente o MHR se resume a isso: role sua pilha de dados, escolha dois deles para serem somados e um terceiro para causar um efeito em seu oponente, baseado em seu tipo.

Construção de Personagem

Contra toda a tradição dos RPGs, não existe um conjunto formal de regras para criar personagens em MHR.

Seu foco é usar personagens clássicos da Marvel, cujos rumos você sempre quis mudar enquanto lia suas histórias favoritas. Quem nunca quis jogar como um membro dos Vingadores, X-Men, ou Quarteto Fantástico? Quem nunca pensou “ah, se eu fosse o escritor desta revista, este final não seria ruim assim”, ou “eu sei como fazer com que esta batalha seja verdadeiramente épica”?

É para isso que foi criado o MHR. O livro chega a ressaltar que não existe uma maneira “certa” de interpretar um personagem tradicional. Quer que seu Wolverine seja mais controlado e emocionalmente estável? Que o seu Capitão América use armas de fogo? O MHR não apenas permite, mas incentiva ao jogador conduzir o personagem da maneira como achar melhor. Como ele gostaria que fosse.

Mas é possível criar seu próprio personagem?

Certamente, mas o MHR tem como única regra neste sentido, use bom senso. Quer fazer um personagem como o Homem-Aranha, ágil e superforte (pero no mucho)? Sem problemas. Mas não abuse da distribuição dos dados. A natureza das regras torna o processo de construção de personagens em uma tarefa entre os jogadores e o Vigia, que juntos, terão que aprovar a ficha de personagem, de forma que se integre à natureza da equipe que estão formando.

O que não é tanto uma questão de escala de poder — e aí poderíamos questionar a presença do Capitão América em uma equipe com um golias verde, um deus do trovão e um gênio milionário de armadura supertecnológica — mas uma questão de se a equipe funciona bem com aquela configuração.

No fim das contas…

MHR é um representante bem-sucedido dos sistemas narrativistas que encontraram um nicho adequado nos RPGs de super-heróis, usando uma pilha de dados simples e personalizável, que funciona em dois níveis; no primeiro, permite o uso de estratégias de min/max (mas sem apelações) para o jogador que gosta de usar a mecânica ao seu favor; ou no segundo, como algo simples, que ocorre na margem da narrativa, para o jogador que prefere a imersão acima de tudo.

Os livros publicados trazem uma grande quantidade se personagens (entre heróis, vilões, etc.), mas o que faltar pode ser encontrado nas bases de dados de fãs (que são muitas). Além disso, é fácil adaptar super-heróis de outras editoras para o MHR. Sim, você não precisa ficar preso aos Vingadores — Liga da Justiça, Watchmen, Power Rangers — existe uma quantidade surpreendente de adaptações feita por fãs, incluindo regras alternativas e novas fichas de personagens.

Links

Atualmente, com o sistema descontinuado e a licença interrompida, tudo o que existe sobre MHR na Internet é em sites de fãs. A curta lista abaixo é daqueles sites ainda funcionais e com material de qualidade:

Marvel Plot Points — excelente fonte não só de fichas de personagens, mas também de recursos variados para o jogo, todos de boa qualidade.

Lost Files of Marvel — uma base de dados absurdamente completa para o MHR, com fichas completas de heróis e vilões que você jamais imaginou existir!

GrowingDread — um site de fã que não é atualizado há algum tempo, mas que contém bastante material para o MHR (além de M&M).

Martyrs and Madmen — mais um site de fãs, com várias house rules.

The Doom Pool — ainda fãs, e desta vez, com várias opções de Arcos de estórias para o MHR.

MHR Wikiclaro que alguém ia acabar criando um wiki do MHR. E com dezenas de personagens prontos.

 

*este post foi originalmente publicado no antigo site do Mundos Colidem, agora em modo de arquivamento.

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