A Espada Mágica de Alforge: um minijogo de fantasia medieval

Salve, salve galerinha! Essa semana nos encontramos novamente e dessa vez lhes trago uma ideia que me veio à cabeça há algum tempo. Alguns anos atrás, eu assisti o filme: O Último Guerreiro das Estrelas, com meu sobrinho, na época com 11 anos. E ele me falou: “Tio, isso é igual ao jogo de RPG que vc e seus amigos jogam“. Na época, eu tentei explicar que não e as coisas se seguiram. Hoje, é possível notar algo bem comum nos mangas e animes com o gênero Isekai (Nota do Editor: Isekai significa literalmente “Outro Mundo” em japonês. No Ocidente ele é chamado em algumas mídias de Exilados), e então eu pensei em fazer algo parecido em um mini jogo simples e rápido, voltado para fantasia medieval. Então, vamos nessa.

PROLOGO

Apos a aula Alex e seus amigos passam horas no fliperama do Sr Jobson, gastando varias fichas tentando zerar o jogo OS HEROIS MAGICOS DE ALFORGE. Cada fase sempre mais difícil que a anterior. No final do dia, o resultado era sempre o mesmo: Derrota. Na noite de ano novo, Alex e seus amigos resolvem pegar seus últimos centavos e correr para o flip, acreditando que mereciam a vitória. No local, o velho Jobson alisou sua barba e lhes entregou uma ficha especial: “Garotos agora é a chance de vocês mudarem o mundo”. Ao colocar a ficha na máquina, um clarão luminoso teletransportou as crianças para o mundo de seu amado jogo no corpo dos seus heróis.

A Espada Mágica de Alforge é um jogo de fantasia em que você e seus amigos são levados para um mundo medieval, em que as forças do mal lideradas pelo grande dragão vermelho Belbergoth tomaram o castelo do rei do reino de Alforge, e devastam as suas cidades e vilas. A única forma de voltar para casa é derrotar o grande dragão, reunindo os cristais do poder para aprisioná-lo por toda a eternidade.

CRIAÇÃO DE PERSONAGEM

Pare por um momento e preencha sua ficha em um passo a passo simples, através de escolhas pré-existentes:

  • Nome: determine um nome para o seu personagem.
  • Arquétipo: escolha um dos quatro arquétipos:
    • Combatente: o guerreiro treinado no combate físico com e sem armas.
    • Especialista: o ranger, o gatuno ou o bardo, sempre se aproveitando de sua malícia.
    • Arcano: através do seu estudo dedicado aprendeu a manipular a magia.
    • Divino: abençoado pelo deus O’ari, o justo, o divino luta usando os poderes da fé.
  • Atributos: todos os personagens possuem 12 pontos para distribuir entre seus atributos.
    • Físico: aptidões corporais, lutar, coordenação, equilíbrio e atletismo.
    • Genialidade: capacidades intelectuais, conhecimentos e percepção.
    • Presença: carismas, força de vontade e intimidação.
    • Sorte: Determina a quantidade de vezes por sessão que o personagem pode re-rolar um teste mal sucedido.
  • Vida e mana: a vida representa a saúde do personagem enquanto a mana é utilizada para ativar, habilidades especiais. Distribua 50 pontos entre saúde e mana.
  • Habilidades Especiais: escolha duas habilidades especiais de seu arquétipo, o narrador pode ficar a vontade para criar novas habilidades.

COMBATENTE

  • Ataque poderoso: o personagem gasta 1PM (Max: 5) e causa +1d6 de dano em seu ataque.
  • Ataque rápido: o personagem realiza um ataque adicional por turno.
  • Ataque Giratório: o personagem realiza um ataque contra todos a sua volta.
  • Força da fúria: o personagem gasta 1PM (Max: 5) e recebe +1 em físico por 1 minuto.
  • Maestria com escudo: todos os seus testes de defesa enquanto estiver com um escudo são feitos com vantagem.

ESPECIALISTA

  • Lutar com duas armas: o personagem pode dar um segundo ataque com sua mão inábil.
  • Ataque furtivo: o personagem causa +1d6 de dano quando atacar pelas costas ou flanqueando.
  • Mãos mágicas: o personagem pode mover um objeto a ate 18m com a mente. Cada PM gasto permite mover ate 20kg.
  • Invisibilidade: o personagem fica invisível gastando 1PM por minuto.
  • Encontrar e operar armadilhas: todos os testes para procurar e desarmar armadilhas são feitos com vantagem.

 ARCANO

  • Bola de Fogo: o personagem gasta 3PM e lança uma bola de fogo a ate 15m que explode causando 5d6 +genialidade de dano em uma área de 6mx6m.
  • Flecha arcana: gastando 1PM o mago lança uma seta mágica ate 15m que causa 3d6 + genialidade de dano em um único alvo.
  • Petrificar: gastando 2PM o mago toca o alvo, e pode transformar um inimigo menor em pedra permanentemente.
  • Detectar magia: gastando 1PM durante 1 minuto o personagem poderá notar qualquer objeto mágico.
  • Escudo: ao receber um ataque como uma reação o mago gasta 1PM e cria uma proteção de 5.

 DIVINO

  • Cura: divino restaura 1d6 ponto de vida, para cada 1PM gasto (Max: 5) ao tocar um alvo.
  • Criar luz: gastando 1pm o divino cria uma esfera de luz que ilumina 18m durante 1 hora.
  • Proteção Elemental: tocando o alvo o divino gasta 1PM e fornece proteção 4 contra um tipo de elemento por 1 minuto.
  • Expulsar mortos vivos: gastando 1PM o divino escolhe um morto vivo menor a 15m o banindo completamente.
  • Abençoar: gastando 1PM o divino toca um companheiro e fornece um bônus de +2 em todos os seus testes de ataque e defesa por 1 minuto

REGRAS BASICAS

O que você precisa para jogar?

  • De três a cinco pessoas. Uma delas deve assumir o papel do Narrador, os demais serão os jogadores.
  • Lápis, borrachas e papeis para qualquer anotação necessária.
  • Dados de RPG: 2 dados de vinte faces e 5 dados de seis faces, mais conhecidos por, d20 e d6.

Rolagem de dados

Sempre que o personagem precisar realizar teste o narrador devera avaliar o tipo de ação: Ativa ou passiva. O narrador determina o atributo a ser testado e o jogador ira rolar 1d20 e somar o valor de seu atributo ao resultado.

  • Ação passiva: ação que não é influenciado pela presença ou ação de outra pessoa. O jogador precisa obter um resultado igual ou maior que a dificuldade determinada pelo narrador. Fácil (8); Normal (12); Difícil (14); Muito difícil (18); Impossível (22).
  • Ação ativa: ação em disputa direta entre dois personagens, o jogador precisar obter um valor igual ou maior que 10+ o atributo relacionado do Pdn, para superar e obter sucesso em sua ação. Lançar uma magia ofensiva também é considerados uma ação ativa, em um efeitos que afeta múltiplos alvos, o jogador afeta todos os que superar com seu resultado.

Vantagem e desvantagem

Quando uma circunstância favorecer ou prejudicar um jogador, o narrador pode determinar que o teste realizado será feito com vantagem ou desvantagem: invés de rolar 1d20, o jogador ira rolar 2d20 e ficar com o melhor resultado (Vantagem) ou pior resultado (Desvantagem).

Ordem de Combate

  • Iniciativa: todos os pjs fazem um teste de físico agindo a partir do melhor resultado.
  • Ações: todos os personagens podem realizar uma ação livre, uma ação de movimento e uma ação de ataque.
  • Dano: uma ação de ataque bem sucedida gera dano igual a físico + (1d6 armas leves, 2d6 armas medias ou 3d6 armas pesadas). Se o alvo estiver usando alguma proteção deve reduzir seu valor do dano, entre 4 a 8 de acordo com o tipo de armadura usado.
  • Morte: um personagem que chegue a zero pontos de vida cai inconsciente e deve realizar um teste de físico dif: 12 a cada rodada para não encontrar a morte.

O NARRADOR

Em nosso mini jogo o narrador não rola dados. Todos os seus testes obtém o resultado 10 somando ao atributo relacionado assim estabelecendo a dificuldade das ações ativas.

BESTIÁRIO

Abaixo segue alguns monstros e criaturas em suas versões menores que poderão ser usados em seu jogo.

TIPOFÍSICOSAÚDE ESPECIAL
Bruxo330Possui 2 habilidades mágicas sem limites de uso.
Dragão menor7200Realiza 3 ataques por turno. Proteção 4. Sopro Elemental 5d6 dano. Imunidade a todos os efeitos de transformação.
Gigante6100Realiza 2 ataques por turno. Arma enorme causa 4d6 de dano.
Goblin25Possui a habilidade Ataque furtivo
Morto vivo220Sofre metade do dano de armas perfurantes.
Tirano observador4150Realiza 2 ataques por turno, pode lançar qualquer habilidade mágico através de seus olhos.
Troll580Realiza 2 ataques por turno. Regenera 5 pontos de saúde por turno que não sejam danos de fogo ou acido.

 

4 Comentários

  1. Eita Helinho mandando ver nos minigames.

  2. Luciano Macielsays:

    Esses joguinhos minimalistas eu acho incríveis. Tenho um que criei nesses mesmos moldes e funciona perfeitamente para uma tarde ou noite.
    Parabéns pelo trabalho!

  3. Luciano Macielsays:

    Ah, uma pergunta que esqueci de fazer: como funciona o LEVEL UP dos personagens?

  4. Helio Alcantarasays:

    Ola Luciano ainda bem que gostou,caso tenha interesse em desenvolver um campanha em múltiplas sessões você pode presentear os jogadores com experiencia entre 1 a 4 de acordo com seu desenvolvimento, interpretação e conflitos ao se acumular 10 pontos o jogador recebe um nível. a cada nível o jogador pode escolher entre, 1 ponto de atributo, 10 pontos para dividir em vida e mana ou uma nova habilidade especial.

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