Naruto 3D&T Alpha Revisado: Parte I – Personagens

Olá pessoas!
Aqui é o Tio Lipe e sejam muito bem-vindos à primeira postagem do ano do Santuário do Mestre! Para quem não se lembra (ou não viu), minha última postagem do ano passado foi uma aventura pronta e quatro fichas de personagens para se jogar Naruto usando o 3D&T Alpha. Além disso, deixei um link nela para que baixassem uma adaptação que fiz do cenário para o sistema (confiram no meu blog pessoal, o Papo de RPGista), sendo um PDF com quase 100 páginas e que ficou amplamente conhecido nestes quase 10 anos de publicação, tendo alcançado mais de 5.000 downloads. E é justamente sobre esta adaptação que falarei hoje.

Naruto 3D&T Alpha Revisado: Personagens | Jutsus | Ninjutsus | Elementos | Clãs | Equipamentos | Jutsus Médicos | Kinjutsus

Somada às outras adaptações que fiz de Naruto para sistemas como o BESM d20 (confira aqui) e mais recentemente, para o Savage Worlds (veja a Parte I aqui), acabei meio que me especializando no cenário e melhorando a minha visão de como seria uma boa adaptação dele a cada nova publicação. Muitos me pediram para continuar e ampliar a antiga adaptação que fiz para o 3D&T Alpha, mas nunca quis fazê-lo, pois a trama de Naruto havia ficado desinteressante para mim muito antes do seu final.

Entretanto, após escrever e publicar a referida aventura e fichas, o meu interesse pelo cenário e sistema reacendeu. Lendo a adaptação, percebi claramente o quanto amadureci ao longo dos anos e vi uma série de elementos que poderia simplificar — que é o que vou fazer a partir de hoje. Contudo, assim como o fiz quando comecei a postar minha adaptação para Savage Worlds, segue aqui um aviso importante: eu focarei APENAS naquilo que gosto e acho essencial na obra.

Desta forma, não esperem que eu detalhe formas de usar Bijuus (usem as Escalas de Poder do Manual do 3D&T Alpha Revisado; p.125), Kekkei Genkais que só um personagem tem ou Jutsus absurdos, como as mudanças de dimensões da Kaguya. Ou seja, no geral, estarei deixando boa parte do que foi apresentado na fase Shippuden de lado e criando um material mais objetivo.

Certo? Então vamos lá!

Eu vou pular a ambientação desta vez e explicar como criar uma personagem para se jogar Naruto usando o 3D&T Alpha, que será o objetivo desta primeira parte (para maiores detalhes sobre a ambientação, aconselho imensamente ler a wiki de Naruto e o site Leaf Ninja, ou então ler o Tomo 2 da minha adaptação).

Estarei utilizando para esta adaptação o Manual Revisado do 3D&T Alpha (doravante “Manual”) que pode ser baixado de graça clicando aqui. Todas as referências a páginas deverão ser verificadas nele. Para se jogar esta adaptação, deve-se ter o Manual.

Pontuação

Seguindo a ordem apresentada pelo Manual, o primeiro passo é definir a pontuação das personagens. Em Naruto, os ninjas são classificados em ranques, conforme sua experiência e poder, e farei o mesmo para esta adaptação. Entretanto, ter uma pontuação específica não necessariamente fará a Vila reconhecer a personagem como alguém daquele ranque, uma vez que existe também uma certa hierarquia militar neles (em geral, passar de Genin para Chuunin exige a aprovação num exame). Tenha isso em mente quando estiver narrando.

Segue a ordem das pontuações:

  • Estudante (0 a 3 pontos): esta é a classificação mais básica que engloba todos que ainda estão aprendendo o básico de ser um ninja. Normalmente são crianças de 6 a 11 anos que, após um período de educação sobre o mundo e treinamento nas artes ninjas, podem fazer um teste de graduação: caso sejam aprovados, tornam-se ninjas; caso não sejam, precisam recomeçar o período letivo. O teste é realizado por um ninja da classificação chuunin que tenha treinamento para lecionar na academia – o critério do teste pode variar de acordo com o avaliador, mas geralmente envolve o uso de um Ninjutsu básico.
  • Genin (5 pontos): ao ser aprovado no Exame da Academia, o ninja alcança à classificação genin e passa a fazer parte de um time com outros dois genin sob a orientação de um tutor jounin (ao menos na Vila da Folha). O jounin deve, então, realizar um teste com os genin para saber se eles possuem os requisitos necessários para se tornarem ninjas sob a sua tutela. Os testes são variados, indo desde testes de habilidades físicas e técnicas ninjas, a aqueles envolvendo valores morais. Caso não sejam aprovados no teste, os ninjas retornam à classificação Estudante – e é bem comum que a maioria dos recém graduados não seja aprovada no teste. Caso aprovados, eles se tornam oficialmente genin, podendo realizar missões de ranque D e C e passam a ter um treinamento mais especializado, de acordo com o que o seu tutor achar melhor e suas capacidades. Quando o tutor jounin acredita que seus genin estão preparados, em geral após um ou dois anos de treinamento, ele os inscreve no Chuunin Shiken, um exame dividido em três etapas: prova escrita, sobrevivência e lutas individuais. Um Chuunin Shiken envolve vários ninjas de vilas aliadas, geralmente atuando como a demonstração da qualidade do poder bélico delas. Ser promovido a chuunin não envolve a vitória do exame: o genin precisa demonstrar ter um bom potencial técnico, ser estratégico e ter uma visão abrangente do que é ser um ninja e da sua importância para a vila.
  • Chuunin (7 pontos): ao ser aprovado no Chuunin Shiken, o ninja alcança a classificação chuunin, estando habilitado para realizar missões do ranque B, além de poder coordenar pequenos esquadrões em determinadas missões. Após cerca de um ou dois anos, em média, um chuunin pode tentar se tornar um jounin – apesar disso, ainda não há informações sobre como seria esse teste. Não é incomum que a grande maioria dos ninjas se mantenha nessa classificação, já que apresenta certa estabilidade e a possibilidade de ter um trabalho mais burocrático, ao invés de participar de missões – alguns cargos burocráticos, inclusive, são exclusivos para chuunin.
  • Jounin (10 pontos): esta é a maior classificação que um ninja pode alcançar. Um jounin tem acesso a missões mais perigosas, como as de ranque A e S, podendo coordenar diversos chuunin e genin em missões, dependendo da situação. Os jounin também atuam em áreas específicas, como medicina, criptografia e interrogatório, além do treinamento de genin – pois são os únicos com experiência suficiente para conseguirem lidar com as diferentes habilidades dos genin e possuem um repertório amplo de jutsus. Também é preciso ser jounin para entrar para um dos Esquadrões Especiais da sua vila, como o da ANBU (um esquadrão especializado em espionagem, contraespionagem, captura e eliminação de nukenin).
  • Kage (14 ou mais pontos): trata-se de uma classificação especial, geralmente envolvendo um jounin escolhido pelo líder anterior ou através do conselho de anciões – seja por sua imensa capacidade bélica ou por outros critérios. Eles são os líderes de suas respectivas vilas, seus ninjas mais respeitados e símbolos de força e sabedoria. Os kage não costumam sair da vila, envolvendo-se somente em situações que comprometam a segurança dela como um todo, além de guerras que envolvam sua vila ou país. O restante do trabalho do kage costuma ser completamente burocrático, administrando toda a vila e os que habitam nela. Não à toa que, mesmo aptos, muitos ninjas que preferem uma vida mais ativa ou descompromissada recusam assumir esta função.

Vantagens e Desvantagens

Definida a pontuação da personagem, siga os passos apresentados no Manual para a sua criação. Toda personagem em Naruto terá de graça as Vantagens Jutsu, Mentor e Patrono. A Vantagem Jutsu permite que ela aprenda e use quaisquer Jutsus, funcionando da mesma forma que as Vantagens mágicas do 3D&T Alpha. Já as Vantagens Mentor e Patrono são devidas a ambientação, uma vez que todo ninja deve ter sido treinado por um mentor Jounin quando era um Genin e por serem patrocinados por suas respectivas Vilas Ocultas, devendo seguir os comandos delas.

As Vantagens e Desvantagens com asteriscos (*) só poderão ser adquiridos caso a personagem pertença a um clã com uma linha sanguínea específica e/ou tenha sofrido algum tipo de mutação que alterou o seu corpo, geralmente a um custo terrível (como os experimentos que Orochimaru conduziu).

Segue a lista das Vantagens permitidas: Aceleração, Adaptador, Aliado, Alquimista, Aparência Inofensiva, Arena, Armadura Especial*, Ataque Múltiplo, Boa Fama, Deflexão, Elementalista, Energia Vital, Forma Alternativa*, Genialidade, Imortal*, Inimigo, Invulnerabilidade*, Jutsu (substitui as Vantagens Arcano e Magia Branca, Elemental e Negra), Ligação Natural, Magia Irresistível (mude o nome para “Jutsu Irresistível”), Membros Elásticos*, Membros Extras*, Memória Expandida, Mentor, Paralisia*, Parceiro, Patrono, Poder Oculto, Pontos de Magia Extra (mude para “Pontos de Chakra Extra”), Pontos de Vida Extra, Reflexão, Regeneração*, Resistência à Magia (mude para “Resistência à Jutsu”), Sentidos Especiais*, Telepatia*, Tiro Carregável, Tiro Múltiplo e Toque de Energia*.

Segue uma lista das Desvantagens permitidas: Ambiente Especial*, Assombrado, Código de Honra, Deficiência Física, Dependência*, Devoção, Fúria, Insano, Má Fama, Maldição*, Modelo Especial*, Monstruoso*, Ponto Fraco, Protegido Indefeso e Vulnerabilidade*.

Além disso, aconselho usar algumas das Vantagens e Desvantagens apresentadas no Manual do Defensor (caso não o tenha, pode-se ignorar esta opção): Aptidão Mágica (mude para “Aptidão para Jutsus”), Equilíbrio de Energias (mude para “Equilíbrio de Chakra”), Movimento Especial (ninjas geralmente podem andar sobre a água, balançar e escalar), Sentidos Especiais* (para mais tipos), Vigoroso (ótimo para personagens que visam em resistência); Desequilíbrio de Energias, Frágil, Fraqueza*, Lento (péssimo para ninjas, mas comum para personagens corpulentas e pesadas), Procurado (comum aos ninjas que abandonaram e/ou traíram suas Vilas Ocultas), Segredo.

A Vantagem Ataque Especial (p.31) não está listada como permitida porque, para esta adaptação, todos os jutsus serão tratados como magias (veja a segunda parte para detalhes). Com isso, tornar-se muito custoso e desnecessário que ninjas gastem seus preciosos pontos de personagem nesta Vantagem, quando podem obter jutsus com efeitos semelhantes ou até melhores por um custo muito menor.

Nova Desvantagem: Incapaz de Transformar Chakra (-2 pontos)

  • Todas as personagens em Naruto recebem a Vantagem Jutsu, porém existem alguns casos raros em que o ninja é incapaz de usar e aprender Ninjutsus e Genjustsu, independente de sua complexidade. Assim sendo, ele só será capaz de aprender Taijutsus e não receberá os jutsus extras das Vantagens Mentor e Patrono.

Perícias

Toda personagem em Naruto poderá adquirir a primeira Perícia gastando apenas 1 ponto, onde as demais custarão 2 pontos normalmente (regra apresentada no Manual do Defensor para personagens humanos). Eu gosto desta opção justamente para estimular a aquisição de pelo menos uma Perícia, uma vez que é comum aos ninjas se especializarem numa determinada área após a sua formação como Genins (como rastreadores, infiltradores, combatentes, manipuladores, estudiosos de jutsus, entres outras). Caso uma Perícia não sirva, use a regra das Especializações (p.63). Em geral, ter seis especializações é o mesmo que uma Perícia única, focando a personagem naquilo que se espera dela.

Chakra

Uma mudança que deve ser feita para adequar melhor o sistema ao cenário é mudar o nome dos “Pontos de Magia” (PM) para “Pontos de Chakra” (PC). A taxa de recuperação dos PC é a mesma dos PM, ou seja, o valor da Resistência da personagem a cada 2 horas descansadas. Outra coisa importante é que no 3D&T Alpha ficar sem PM não gera consequências (p.27), mas ficar sem Chakra em Naruto é algo perigoso. Caso a personagem esteja “Perto da Morte” (p.26) com relação a sua quantidade de PC, ela ficará cansada, tendo -1 em todas as suas características até recuperar PC suficiente para sair deste estado. Caso zere os seus PC, ela deverá fazer um “Teste de Morte” (p.26) específico para este caso, mudando os efeitos dos resultados da seguinte forma:

  • 1 – Muito Fraco: a personagem está consciente, mas não pode se mover ou fazer qualquer ação. Ela pode recuperar 1 PC imediatamente com um teste bem-sucedido da perícia Medicina realizado por outra pessoa (H+1; transferirá 1 PC seu para a personagem).
  • 2 e 3 – Inconsciente: a personagem está inconsciente e sem ação. Ela pode recuperar 1 PC imediatamente com um teste bem-sucedido da perícia Medicina (H+1).
  • 4 e 5 – Dano Vital: a personagem está inconsciente e seu último gasto de Chakra foi tão intenso que lhe causou dano. O último gasto de Chakra diminuirá os seus PVs na mesma quantidade. Ela pode recuperar 1 PC imediatamente com um teste bem-sucedido da perícia Medicina (H+1).
  • 6 – Morrendo: além do dano vital, a personagem gastou muito de sua essência ao gastar o Chakra, estando em sérios problemas. A cada hora ela perderá 1 PV até chegar a zero, morrendo caso o processo não seja evitado. A única forma de curar a personagem é com um teste bem-sucedido da perícia Medicina (H; pode-se tentar novamente a cada hora), transferindo ao menos 1 PC para ela. A personagem só despertará após recuperar todo o seu Chakra.

A realização deste “Teste de Morte” é opcional. Caso esta regra afete a diversão do grupo ou apenas seja chata de se lidar, pode-se simplificar para que a personagem desmaie após ficar sem Chakra, recuperando-se normalmente com a taxa de recuperação ou com um teste bem-sucedido da perícia Medicina realizado por outra pessoa (H+1; transferirá 1 PC seu para a personagem). A consequência por ficar sem Chakra é algo do cenário de Naruto (por isso esta regra), mas o grupo pode ignorá-la caso deseje tornar o jogo mais épico, usando o que o Manual diz para os PM. A sugestão é que qualquer opção adotada seja antes discutida e acordada entre todos do grupo, devendo valer para todo o jogo.

Continua…

E com isso concluímos as informações gerais para a criação de personagens em Naruto. Logicamente que isso é só o básico da adaptação e ainda há muito sobre o que falarmos. Na próxima postagem abordarei os Jutsus e apresentarei uma lista com alguns deles e sugestões de como adaptá-los. Espero que tenham gostado até aqui e que possam testar em suas mesas esta adaptação (digam-me o que acharam e como foi a experiência nos comentários!). Só lembrando que já postei aqui uma adaptação completa de Naruto para jogar com o Savage Worlds, caso queiram conferir. Outra dica é baixar a aventura e fichas de personagem que postei para jogar justamente esta nova adaptação de Naruto usando o 3D&T Alpha. E aguardem novidades para Naruto aqui no Mundos Colidem.

Até and Bye…

– – – – – – – – – –

Atualização #01 (24/04/2018): exclusão de Ataque Especial e Técnica de Luta como Vantagens permitidas; acréscimo de observação sobre Ataque Especial; mudança da nova Desvantagem “Inepto com Jutsus” para “Incapaz de Transformar Chakra”; alterada condição quando a personagem está “Perto da Morte” por falta de Chakra.

Atualização #02 (12/11/2018): atualização nas classificações dos ninjas.

3D&T Alpha Adaptação anime Naruto RPG Santuário do Mestre

Tio Lipe

Engenheiro civil, otaku, leitor aficionado por fantasias, entusiasta gamer e saudosista. Narro RPG desde quando fui apresentado ao hobby com o Mini GURPS e 3D&T da capa vermelha, e só recentemente passei a jogar mais. De lá para cá, já joguei e testei muita coisa. Devorador de sistemas e senhor das adaptações, quem me conhece sabe que adoro ler novos jogos, testar regras diferentes e adaptar as mídias que curto para o que estou jogando atualmente.

2 Comentários

  1. Breno Souzasays:

    Também não gostei muito dos runos que as obras do Naruto tomaram, principalmente depois da batalha contra Pain, se não tivesse muito conteúdo sobre isso eu gostaria muito, sobre os Kekkei Genkais, Bijuus etc, msm que eu não goste dos conceitos deles, são coisas legai que seria bom colocar no futuro, mas no geral to muito empolgado com a sua adaptação!!!

    • Leishmaniosesays:

      Olá,

      Como eu tenho apenas o primeiro livro do Guia, vou adaptar até ele – que vai até o Exame Chuunin. Quem sabe, posteriormente, não saia dos outros volumes. Mas a idéia inicial é pegar aquela parte que Narutinho ainda tinha um combate tático e controlar chakra era parte importante das estratégias na luta.

      Ah, e obrigado! Eu queria ter começado ela antes, assim não teria sido tão atropelado pelas coisas do final de ano. Mas vamos que vamos!

      Bonanças.

      Atenciosamente,
      Leishmaniose

Deixe uma resposta